O modo de vida tradicional da Comunidade Boiadas no município de Veredinha – MG
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br//handle/123456789/3381 |
Resumo: | Lima, Josélia Barroso Queiroz; Paes, Silvia Regina; Teixeira, Paulo Enderson Oliveira. |
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Amaral, Paulo André Alves deCarvalho, Marivaldo Aparecido deUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Lima, Josélia Barroso Queiroz2024-10-15T19:38:42Z20232023-04-27AMARAL, Paulo André Alves de. O modo de vida tradicional da Comunidade Boiadas no município de Veredinha – MG. 2023. 102 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Rurais) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2023.https://acervo.ufvjm.edu.br//handle/123456789/3381Lima, Josélia Barroso Queiroz; Paes, Silvia Regina; Teixeira, Paulo Enderson Oliveira.Linha de pesquisa: Sociedade e Cultura no Mundo Rural.A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória, descritiva e analítica e se realizou na Comunidade Groteira-Chapadeira Boiadas no município de Veredinha-MG. Discutiu o processo de organização para a busca da certificação enquanto comunidade tradicional que está em andamento. A comunidade pesquisada já tem assento na Comissão Estadual Para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais – CEPCT. O objetivo geral foi: “Compreender sobre o modo de vida tradicional da Comunidade Boiadas e suas contribuições para a afirmação identitária Groteira – Chapadeira” e vincula-se com a linha de pesquisa “Sociedade e Cultura no Mundo Rural”. Nos relatos foram explicitadas as formas de como foram atingidos e afetados pela perda da chapada, de onde retiravam alimentação, remédios e criavam na solta, sendo parte intrínseca do seu território de vida e reprodução. A pesquisa trata das vivências e memórias da comunidade Boiadas e também do seu autor, num diálogo de várias linguagens como contos e fotografias e externou a vida e labuta deste povo que enraizado nesta “grota” como gostam de chamar, enfrentou e ainda enfrenta as várias investidas do capital, como a monocultura do eucalipto, que atualmente os cerca. No diálogo reflexivo foram articulados saberes da antropologia, apoiados principalmente em Brandão (2010) e Martins (2013), saberes do feminismo negro, o resgate da história social brasileira, via memória social (GONZALEZ, 2020) e a expropriação de territórios de Jequitinhonha.Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2023.The research was carried out in an exploratory, descriptive and analytical way and was carried out in the Community Groteira-Chapadeira Boiadas in the municipality of Veredinha-MG. Discussed the organization process for the search for certification as a traditional community that is in progress. The researched community already has a seat on the State Commission for the Sustainable Development of Traditional Peoples and Communities of Minas Gerais – CEPCT. The overall objective was: "Understand the traditional way of life of the Boiadas Community and its contributions to the identity affirmation Groteira - Chapadeira" and is linked to the line of research "Society and Culture in the Rural World". In the reports of the participating social subjects, the ways in which they were affected and affected by the loss of the chapada were explained, from where they took food, medicine and raised free (cattle), being an intrinsic part of their territory of life and reproduction. The research deals with the experiences and memories of the Boiadas community and also of its author, in a dialogue of several languages such as stories and photographs and externalized the life and struggle of this people who, rooted in this “grotto” as they like to call it, faced and still face the various onslaughts of capital, such as the eucalyptus monoculture, which currently surrounds them. In the reflective dialogue, knowledge of anthropology was articulated, mainly supported by Brandão (2010) and Martins (2013), knowledge of black feminism, and the recovery of Brazilian social history, via social memory (GONZALEZ, 2020) and expropriation of territories from Jequitinhonha.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO modo de vida tradicional da Comunidade Boiadas no município de Veredinha – MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAfirmação identitáriaComunidades tradicionaisGroteira-chapadeiraTerritórioIdentity affirmationTraditional communitiesGrotter-grinderTerritoryreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/5e2075ec-0d94-4a38-bfa1-32078cac1c17/downloadbb9bdc0b3349e4284e09149f943790b4MD52falseAnonymousREADTEXTpaulo_andre_alves_amaral.pdf.txtpaulo_andre_alves_amaral.pdf.txtExtracted texttext/plain102846https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/48f2d7f6-89bc-463b-adfb-b6e371f4bc01/download6dcd5aec29603a8701fffee4de4f4ba1MD53falseAnonymousREADTHUMBNAILpaulo_andre_alves_amaral.pdf.jpgpaulo_andre_alves_amaral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2646https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/2783805a-9f7e-426c-868e-e7c49de72969/download1b61b9f634e78bc62e2068c7c732ec43MD54falseAnonymousREADORIGINALpaulo_andre_alves_amaral.pdfpaulo_andre_alves_amaral.pdfapplication/pdf7164111https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/985d9cdc-88af-404a-9b81-1fd6670097e8/download2cda30b8f8de82765823e4861acb792eMD51trueAnonymousREAD123456789/33812024-10-16 06:00:56.0open.accessoai:acervo.ufvjm.edu.br:123456789/3381https://acervo.ufvjm.edu.br/Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufvjm.edu.brrepositorio@ufvjm.edu.bropendoar:21452024-10-16T06:00:56Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)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 |
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