Silenciamento e violência no cinema e na literatura: as personagens femininas em Lavoura Arcaica
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/d6a3d810-1546-4094-aaf9-d1a4692bd8a9 |
Resumo: | Linha de pesquisa: Literatura, Cinema, Memórias da Violência. |
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Oliveira, Renato César PratesMiguel, Fernanda Valim CôrtesPaula, Adna Candido deVieira, Erika Viviane CostaSilva, Rodrigo GuimarãesUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Miguel, Fernanda Valim Côrtes2022-05-10T21:02:55Z2022-05-10T21:02:55Z20212021-08-30OLIVEIRA, Renato César Prates. Silenciamento e violência no cinema e na literatura: as personagens femininas em Lavoura Arcaica. 2021. 124 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Humanas) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2021.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/d6a3d810-1546-4094-aaf9-d1a4692bd8a9Linha de pesquisa: Literatura, Cinema, Memórias da Violência.A proposta desta dissertação apresenta uma leitura comparativa entre o romance Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, e o filme homônimo, Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho. As análises apontam para o modo como as personagens femininas são representadas e rememoradas ao longo das obras a partir da perspectiva ambígua e melancólica de um narrador masculino. Para a realização do estudo, partimos da hipótese de Jaime Ginzburg (2012), de que a morte de protagonistas femininas seria uma situação serial presente nas obras da literatura brasileira. Dessa forma, para que um homem possa narrar é necessário que uma mulher morra, marcando um traço expressivo da violência constitutiva de nossa herança histórica e cultural. As análises realizadas partiram de passagens, trechos e cenas selecionadas do romance e do filme a partir do interesse na aproximação de suas linguagens estéticas e artísticas para estabelecer relações de comparação e intertextualidade em diálogo com as teorias de gênero, a partir da discussão de autoras como Rita Terezinha Schmidt (2012), Heleieth Saffioti (1987; 2004), Silvia Federici (2017) e Giselle Gubernikoff (2016). Para a fundamentação da perspectiva melancólica do narrador partimos das discussões trazidas por Freud (2010; 2012; 2013) e revisitadas por Ginzburg (2012). Já as análises pontuais das cenas cinematográficas foram realizadas, sobretudo, a partir da teoria da montagem, de Ismail Xavier (1984), com contribuições de outros teóricos sobre o uso do som, da iluminação e das cores (CAMARGO, 2000; GORBMAN, 1987; HELLER, 2013). Os resultados da pesquisa apontam para uma tentativa de compreensão da relação entre violência e patriarcalismo, para o silenciamento das vozes femininas e para a manutenção das ambiguidades narrativas, realizadas de maneiras diferentes em cada uma das obras estudadas.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2021.The proposal of this dissertation presents a comparative reading between the novel Lavoura Arcaica (1975), by Raduan Nassar, and the homonymous film, Lavoura Arcaica (2001), by Luiz Fernando Carvalho. The analyzes point to the way in which female characters are represented and remembered throughout the works from the ambiguous and melancholic perspective of a male narrator. To carry out the study, we started from the hypothesis of Jaime Ginzburg (2012), that the death of female protagonists would be a serial situation present in the works of Brazilian literature. Thus, for a man to narrate, it is necessary for a woman to die, marking an expressive trace of the constitutive violence of our historical and cultural heritage. The analyses started from selected passages, excerpts and scenes from the novel and the film based on the interest in the approximation of their aesthetic and artistic languages to establish relations of comparison and intertextuality in dialogue with gender theories, from the discussion of authors such as Rita Terezinha Schmidt (2012), Heleieth Saffioti (1987; 2004), Silvia Federici (2017) and Giselle Gubernikoff (2016). To substantiate the melancholic perspective of the narrator, we start from the discussions brought by Freud (2010; 2012; 2013) and revisited by Ginzburg (2012). On the other hand, specific analyzes of cinematographic scenes were carried out, above all, from the theory of editing, by Ismail Xavier (1984), with contributions from other theorists on the use of sound, lighting and colors (CAMARGO, 2000; GORBMAN, 1987; HELLER, 2013). The research results point to an attempt to understand the relationship between violence and patriarchy, to the silencing of female voices and for the maintenance of narrative ambiguities, carried out in different ways in each of the works studied.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessSilenciamento e violência no cinema e na literatura: as personagens femininas em Lavoura Arcaicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLiteratura comparadaLavoura ArcaicaGêneroPatriarcalismoViolênciaComparative literatureAncient TillageGenrePatriarchyViolencereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILrenato_cesar_prates_oliveira.pdf.jpgrenato_cesar_prates_oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3016https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/f59c6c8f-7c18-478c-9f03-c86fb512ddbb/downloadc526dff8d47b1b54ff68b7e54ed66704MD57falseAnonymousREADORIGINALrenato_cesar_prates_oliveira.pdfrenato_cesar_prates_oliveira.pdfapplication/pdf3842376https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/b8475ff1-2401-4554-8cb0-c722384054d8/download234cd514a85f778e755611ff87eb730cMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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