Análise de dados para identificação do perfil de alunos evadidos do curso Técnico em Informática do IFNMG - Campus Januária
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Barbosa, Fábio RodriguesHorta, Euler GuimarãesAndrade, Paulo César de ResendeLeonel, Marcelino SerrettiMaia, Renato DouradoUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Horta, Euler Guimarães2021-05-12T18:54:12Z2021-05-12T18:54:12Z20202020-12-04BARBOSA, Fábio Rodrigues. Análise de dados para identificação do perfil de alunos evadidos do curso Técnico em Informática do IFNMG - Campus Januária. 2020. 62 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/e30036a0-602b-4932-b206-6c7476fc8581Agência financiadora: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG - Campus Januária (Programa de Bolsas para Qualificação de Servidores - PBQS).A evasão escolar é um problema que assola vários cursos, níveis e modalidades de ensino nas instituições educacionais em todo o país. Não obstante, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Januária vem sofrendo com a crescente evasão dos alunos em seus cursos. A proposta de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio é de uma capacitação para uma inserção rápida ao mercado de trabalho, carente de profissionais. Portanto, quando os alunos abandonam os cursos antes do término, causam problemas não apenas institucionais como sociais. Apesar de haver um esforço institucional e governamental que estimula a permanência e êxito do aluno na escola, ainda assim se mostram insuficientes diante das dificuldades econômicas e sociais pelas quais passa a maioria daqueles que buscam uma capacitação na tentativa de uma melhoria de vida, especialmente aqueles provenientes de regiões mais carentes no tocante a educação de qualidade e a formação profissional. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise de dados educacionais por meio da Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina para identificar os principais motivos de evasão e o perfil dos alunos evadidos do curso Técnico em Informática na modalidade subsequente do Campus Januária. Para tanto, foram coletados dados de 577 alunos que ingressaram no curso entre os anos de 2010 a 2018. A ferramenta utilizada para Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina foi o Weka e o algoritmo escolhido foi o J48. Como resultado, após o treinamento e os testes realizados, o algoritmo criou uma árvore de decisão em que, o principal atributo que contribuiu para a evasão do aluno, foi a reprovação seguido de outros atributos que, aliados, criaram um perfil do aluno evadido do curso que foi objeto deste estudo.Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus JanuáriaDissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2020.School dropout is a problem that plagues several courses, levels and teaching modalities in educational institutions across the country. Nevertheless, the Federal Institute of Northern Minas Gerais Campus Januária has been suffering from the increasing dropout of students in its courses. The proposal for technical courses in the subsequent modality which happens after high school is for training for a quick insertion in the labor market in need of professionals.Therefore, when students drop out of courses before completion, they cause problems not only institutional but also social. Although there is an institutional and governmental effort to stimulate the student’s permanence and success in school, they are still insufficient in the face of the economic and social difficulties experienced by most of those who seek training in an attempt to improve their lives, especially those from poorer regions in terms of quality education and vocational training. The objective of this research was to carry out an analysis of educational data through Data Mining and Machine Learning to identify the main reasons for dropout and the profile of dropout students from the Informatics Technical course in the subsequent modality in Januária Campus. To this end, data were collected from 577 students who entered the course between 2010 and 2018. The tool used for Data Mining and Machine Learning was Weka and the chosen algorithm was J48. As a result, after the training and tests performed, the algorithm created a decision tree in which, the main attribute that contributed to the student’s evasion, was the failure followed by other attributes that, allies, created a profile of the evaded student from the course that was the object of this study.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise de dados para identificação do perfil de alunos evadidos do curso Técnico em Informática do IFNMG - Campus Januáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEvasão escolarMineração de dadosAprendizado de máquinaSchool dropoutData miningMachine learningreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILfabio_rodrigues_barbosa.pdf.jpgfabio_rodrigues_barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3172https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/e5bb40d7-7e16-4b86-8842-2917fa71b614/download60928b8e06d9cb741d155d9a2267c39fMD57falseAnonymousREADORIGINALfabio_rodrigues_barbosa.pdffabio_rodrigues_barbosa.pdfapplication/pdf1219574https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/a1ec04af-3bdd-4b8c-9525-66a0fb169358/download3baaed445301a92edf6251fb36dbf806MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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