Graduação em enfermagem e em medicina: formação na perspectiva da integralidade da assistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Cristina Venâncio da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/6346bfd3-2130-4677-b518-4d06533c7365
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar, de acordo com as propostas norteadoras do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, a maneira como o princípio da integralidade, estabelecido pelo SUS, está contemplado nos Projetos Político-Pedagógico dos cursos de graduação em Enfermagem e em Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri–UFVJM, campus Diamantina-MG. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de enfoque qualitativo, em que se adotou o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), das Matrizes Curriculares e dos Planos de Ensino das disciplinas dos referidos cursos. Foram analisados os PPP’s dos cursos de Enfermagem e de Medicina. As categorias analisadas foram objetivo do curso, perfil do egresso e organização curricular. Os resultados apontam que os currículos seguem as orientações das políticas públicas quanto à importância do ensino em saúde pautado no cuidado integral, especialmente no que se referem às categorias objetivo do curso e perfil do egresso. Quanto à organização curricular, tem se verificado, através da análise das ementas e dos planos de ensino, que o ensino em saúde tem possibilitado a abordagem da integralidade da assistência durante o transcorrer do curso. Conclui-se assim, que tal princípio se faz presente nos currículos, apesar de, em alguns momentos, apresentar-se de maneira implícita. Compreende-se que as disposições das disciplinas, quanto aos aspectos biológicos, éticos, humanos e sociais têm possibilitado uma articulação interdisciplinar, o que remete a um ensino mais comprometido com a assistência integral.
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spelling Silva, Maria Cristina Venâncio daAlves, Thamar Kalil de CamposPena, Érica DumontMiranda, João Luiz deUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Alves, Thamar Kalil de Campos2017-04-20T15:01:15Z2017-04-20T15:01:15Z20162016-08-30SILVA, Maria Cristina Venâncio da. Graduação em enfermagem e em medicina: formação na perspectiva da integralidade da assistência. 2016. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2016.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/6346bfd3-2130-4677-b518-4d06533c7365O objetivo deste estudo foi analisar, de acordo com as propostas norteadoras do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, a maneira como o princípio da integralidade, estabelecido pelo SUS, está contemplado nos Projetos Político-Pedagógico dos cursos de graduação em Enfermagem e em Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri–UFVJM, campus Diamantina-MG. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de enfoque qualitativo, em que se adotou o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), das Matrizes Curriculares e dos Planos de Ensino das disciplinas dos referidos cursos. Foram analisados os PPP’s dos cursos de Enfermagem e de Medicina. As categorias analisadas foram objetivo do curso, perfil do egresso e organização curricular. Os resultados apontam que os currículos seguem as orientações das políticas públicas quanto à importância do ensino em saúde pautado no cuidado integral, especialmente no que se referem às categorias objetivo do curso e perfil do egresso. Quanto à organização curricular, tem se verificado, através da análise das ementas e dos planos de ensino, que o ensino em saúde tem possibilitado a abordagem da integralidade da assistência durante o transcorrer do curso. Conclui-se assim, que tal princípio se faz presente nos currículos, apesar de, em alguns momentos, apresentar-se de maneira implícita. Compreende-se que as disposições das disciplinas, quanto aos aspectos biológicos, éticos, humanos e sociais têm possibilitado uma articulação interdisciplinar, o que remete a um ensino mais comprometido com a assistência integral.Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.The aim of this study was to analyze, according to the guiding proposals of the Ministry of Education and the Ministry of Health, the way that the principle of comprehensiveness established by SUS, is included in the political-pedagogical projects of undergraduate courses in Nursing and Medical courses at Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri Valleys–UFVJM, campus at Diamantina-MG. This is a study of descriptive, exploratory and qualitative approach, in which it was adopted the bibliographic and documentary design, with analysis of the Pedagogic Political Project (PPP), Curriculum Matrix and teaching plans of the subjects of these courses. PPP's of Nursing and Medical courses were analyzed. The categories analyzed were the objective of the course, graduate profile and curricular organization. The results show that the curriculums follow the guidelines of public policies on the importance of health education based on integral health care, especially as regards the aim categories of the course and egress profile. Regarding the curriculum organization, it has been found by the analysis of menus and teaching plans that health education has enabled the approach to integrality of health care during the course. It follows therefore that this principle is present in the curriculum, although, at times, it presents implicitly. It is understood that the provisions of the disciplines in which they relate to biological, ethical, social and human aspects have allowed an interdisciplinary joint, which leads to an education more committed to integral care.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessGraduação em enfermagem e em medicina: formação na perspectiva da integralidade da assistênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaúdeEnsinoIntegralidade em saúdeHealthEducationIntegrality of healthreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILmaria_cristina_venancio_silva.pdf.jpgmaria_cristina_venancio_silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2597https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/d1eb7354-f371-4c26-ba1b-10a902cc81c9/downloadc1ad98e03461c186f6c920831ab19d3dMD57falseAnonymousREADORIGINALmaria_cristina_venancio_silva.pdfmaria_cristina_venancio_silva.pdfapplication/pdf1041740https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/2d5a3e03-24fb-4886-8144-39a5b631e2f0/download3e04a8ae2594c1f94e9142d0ffe33d05MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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