Letramento literário: uma sequência expandida com lendas diamantinenses
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/8c2fc79d-b0b3-413c-8819-d2313bc81a67 |
Resumo: | Esta dissertação realizou-se a partir do estudo sobre o conceito de letramento literário e as lendas diamantinenses, com o objetivo de vinculá-las a uma sugestão didática denominada de sequência expandida para o ensino de literatura oral nos anos finais do ensino fundamental. Essa sugestão pretende contribuir para que o professor de Língua Portuguesa possa trabalhar com qualquer tipo de lenda diamantinense por meio de uma sequência de atividades que visam ao incentivo e à leitura de diversos gêneros literários, com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão e interpretação dos textos. A título de exemplo, elaborou-se uma sequência das seguintes lendas: Lenda da Acayaca (1729); O Tesouro do Padre Brazão (1972); A Noiva das Mercês (1979); A Moça e a Vela (sem data); e A Gameleira (1979). As lendas selecionadas são aquelas mais conhecidas e que possuem registro escrito, publicadas em meados do século XIX e início do século XX. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, com abordagem qualitativa, pois busca explicar o conceito de letramento literário, além de propor uma sequência expandida. A prática de leitura defendida neste trabalho, muito embora os textos trabalhados tenham origem na tradição oral, parte da premissa de que a literatura é relevante na vida do homem, em função de seu caráter humanizador e por seu potencial de construir não só leitores, mas sujeitos capazes de entender o mundo e a si mesmos. Espera-se que o trabalho com esse material possa, por intermédio do trabalho do professor, apresentar ao potencial aluno a literatura como um objeto de fruição, mediante uma imersão literária que permita a ele admirar, sensibilizar-se e explorar ao máximo as sensações propiciadas pelo texto, levando-o a se identificar com os personagens, culturas, épocas, lugares e costumes diferentes, possibilitando que se depare com outras realidades, bem como que tenha uma visão mais ampla e crítica sobre o mundo e a sociedade. |
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Teixeira, Daniela Luciana Braga SantiagoSantos, Rosana Baptista dosVieira, Noemi Campos FreitasCastro, Carlos Henrique Silva deUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Santos, Rosana Baptista dos2022-02-03T12:49:40Z2022-02-03T12:49:40Z20192019-12-03TEIXEIRA, Daniela Luciana Braga Santiago. Letramento literário: uma sequência expandida com lendas diamantinenses. 2019. 121 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/8c2fc79d-b0b3-413c-8819-d2313bc81a67Esta dissertação realizou-se a partir do estudo sobre o conceito de letramento literário e as lendas diamantinenses, com o objetivo de vinculá-las a uma sugestão didática denominada de sequência expandida para o ensino de literatura oral nos anos finais do ensino fundamental. Essa sugestão pretende contribuir para que o professor de Língua Portuguesa possa trabalhar com qualquer tipo de lenda diamantinense por meio de uma sequência de atividades que visam ao incentivo e à leitura de diversos gêneros literários, com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão e interpretação dos textos. A título de exemplo, elaborou-se uma sequência das seguintes lendas: Lenda da Acayaca (1729); O Tesouro do Padre Brazão (1972); A Noiva das Mercês (1979); A Moça e a Vela (sem data); e A Gameleira (1979). As lendas selecionadas são aquelas mais conhecidas e que possuem registro escrito, publicadas em meados do século XIX e início do século XX. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, com abordagem qualitativa, pois busca explicar o conceito de letramento literário, além de propor uma sequência expandida. A prática de leitura defendida neste trabalho, muito embora os textos trabalhados tenham origem na tradição oral, parte da premissa de que a literatura é relevante na vida do homem, em função de seu caráter humanizador e por seu potencial de construir não só leitores, mas sujeitos capazes de entender o mundo e a si mesmos. Espera-se que o trabalho com esse material possa, por intermédio do trabalho do professor, apresentar ao potencial aluno a literatura como um objeto de fruição, mediante uma imersão literária que permita a ele admirar, sensibilizar-se e explorar ao máximo as sensações propiciadas pelo texto, levando-o a se identificar com os personagens, culturas, épocas, lugares e costumes diferentes, possibilitando que se depare com outras realidades, bem como que tenha uma visão mais ampla e crítica sobre o mundo e a sociedade.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2019.This master’s thesis was based on the study of the concept of literary literacy and the legends from Diamantina city, in order to link them to a didactic suggestion called the expanded sequence for Oral Literature teaching in the final years of elementary school. This suggestion aims to contribute to the Portuguese language teachers. Then, they can work with any type of legends from Diamantina through a sequence of various activities aimed at encouraging and reading various literary genres, in order to provide a better understanding and interpretation of texts. As an example, a sequence of the following legends was elaborated: The Legend of Acaiaca (Lenda da Acaiaca, 1979), The treasure of the priest Brazão (O tesouro do padre Brazão, 1972), The bride of the Mercy street (A noiva das Mercês, unknown date), The lady and the candle (A Moça e a Vela, unknown date), The gameleira tree (A gameleira, 1979). The selected legends are those best known and which have written records published in the mid-nineteenth and early twentieth centuries. The research is characterized as bibliographic, with a qualitative approach, as it seeks to explain the concept of literary literacy and present the legends of Diamantina. The reading practice defended in this work, although the legends originate from the oral tradition, starts from the premise that literature is fundamental in the life of man, emphasizing its humanizing character for its potential to build not only readers, but subjects capable of understanding the world and themselves. Given this, it is expected that the work with these legends can be presented as an object of fruition and knowledge construction, through a literary immersion that allows the student to admire, sensitize and explore the sensations provided by the text to the fullest. Leading the readers to identify with different characters, cultures, eras, places and customs, enabling them to come across with other realities as well as have a broader view of the world and society.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessLetramento literário: uma sequência expandida com lendas diamantinensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLetramento literárioLiteraturaLendas diamantinensesSequência expandidaLiterary literacyLiteratureLegends of DiamantinaExpanded sequencereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILdaniela_luciana_braga_santiago_teixeira.pdf.jpgdaniela_luciana_braga_santiago_teixeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2475https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/9cf9c4ed-14c4-41a9-b43b-d9eae4610bd2/download6972b0a6453a6a4d5ca03074046017a5MD57falseAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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