Estudos sobre a produ??o cient?fica do marketing de conte?do e an?lise de m?tricas no varejo farmac?utico
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3083 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo realizar pesquisas sobre marketing de conte?do e termos correlacionados com o prop?sito de compreender melhor seus delineamentos, aplicabilidades e implementa??es contribuindo, assim, para preencher lacunas ainda existentes sobre o tema. Como fruto desse objetivo de pesquisa foram elaborados tr?s artigos cient?ficos que se interrelacionaram, cada artigo teve seu objetivo tamb?m definido. Desse modo, o primeiro artigo teve como objetivo mapear e caracterizar as poss?veis publica??es cient?ficas internacionais na base de dados Web of Science no per?odo que compreende o ano de 2012 at? o m?s de agosto de 2020 que abordaram pontualmente o marketing de conte?do em plataformas digitais. Foi realizada uma an?lise bibliom?trica de 92 publica??es encontradas na base de dados, em conjunto com uma an?lise textual dos tr?s artigos com maior n?mero de cita??es. Ap?s an?lise dos resultados, constatou-se que o ano de 2018 foi o que obteve o maior n?mero de publica??es, os Estados Unidos ? o pa?s que mais publicou sobre a tem?tica e os tr?s artigos mais citados se encontram em Qualis Peri?dicos A1, A1 e B2. O segundo artigo elaborado teve como objetivo caracterizar as publica??es levantadas no primeiro artigo sobre as tem?ticas envolvendo marketing de conte?do no ambiente digital correspondente ao per?odo que compreende o ano de 2012 at? o m?s de agosto de 2020. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa, sendo selecionados 26 resumos dos artigos encontrados na base de dados citada e posteriormente, utilizou-se o software IRaMuTeQ para auxiliar na an?lise de conte?do do corpus textual. Concluiu-se que o relacionamento entre marca-cliente ? um ponto essencial dentro dessa tem?tica e que o marketing de conte?do digital ? decisivo para obten??o de resultados robustos e crescimento dos neg?cios a longo prazo. O terceiro artigo teve como objetivo descrever e caracterizar a utiliza??o do marketing de conte?do pelas redes de farm?cia Indiana e Pague Menos na plataforma Instagram, bem como comparar seus resultados com base em m?tricas. Como resultado das an?lises efetuadas, foi constatado que as duas empresas d?o prefer?ncia aos posts associados ao marketing de produtos/servi?os do que relacionados ao marketing de conte?do. No que se refere aos posts estritamente de conte?do, prevaleceu nas duas empresas o tipo informativo/educativo e o de utilidade/relev?ncia. Quanto aos formatos, a Pague Menos utiliza mais o v?deo e a Indiana o carrossel. O estudo torna-se importante visto que relaciona importantes caracter?sticas das publica??es que comp?em as tem?ticas pesquisadas, as quais est?o inseridas no contexto de marketing de conte?do, bem como apresenta implica??es pr?ticas em uma plataforma de rede social espec?fica. Ademais, nota-se que os consumidores est?o mais informados e exigentes, desse modo a utiliza??o de estrat?gias exclusivamente do marketing tradicional n?o surtem mais efeitos. Sendo necess?rio, assim, uma maior compreens?o do marketing de conte?do, j? que ele permite uma abordagem diferenciada e com melhores resultados a longo prazo. |
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Arcanjo, Thamara SerafimUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Souza, Marcio Coutinho de2022-12-13T19:41:00Z2022-12-13T19:41:00Z20222022-07-05ARCANJO, Thamara Serafim. Estudos sobre a produ??o cient?fica do marketing de conte?do e an?lise de m?tricas no varejo farmac?utico. 2022. 111 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade) ? Programa de P?s-Gradua??o em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Te?filo Otoni, 2022.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3083O trabalho teve como objetivo realizar pesquisas sobre marketing de conte?do e termos correlacionados com o prop?sito de compreender melhor seus delineamentos, aplicabilidades e implementa??es contribuindo, assim, para preencher lacunas ainda existentes sobre o tema. Como fruto desse objetivo de pesquisa foram elaborados tr?s artigos cient?ficos que se interrelacionaram, cada artigo teve seu objetivo tamb?m definido. Desse modo, o primeiro artigo teve como objetivo mapear e caracterizar as poss?veis publica??es cient?ficas internacionais na base de dados Web of Science no per?odo que compreende o ano de 2012 at? o m?s de agosto de 2020 que abordaram pontualmente o marketing de conte?do em plataformas digitais. Foi realizada uma an?lise bibliom?trica de 92 publica??es encontradas na base de dados, em conjunto com uma an?lise textual dos tr?s artigos com maior n?mero de cita??es. Ap?s an?lise dos resultados, constatou-se que o ano de 2018 foi o que obteve o maior n?mero de publica??es, os Estados Unidos ? o pa?s que mais publicou sobre a tem?tica e os tr?s artigos mais citados se encontram em Qualis Peri?dicos A1, A1 e B2. O segundo artigo elaborado teve como objetivo caracterizar as publica??es levantadas no primeiro artigo sobre as tem?ticas envolvendo marketing de conte?do no ambiente digital correspondente ao per?odo que compreende o ano de 2012 at? o m?s de agosto de 2020. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa, sendo selecionados 26 resumos dos artigos encontrados na base de dados citada e posteriormente, utilizou-se o software IRaMuTeQ para auxiliar na an?lise de conte?do do corpus textual. Concluiu-se que o relacionamento entre marca-cliente ? um ponto essencial dentro dessa tem?tica e que o marketing de conte?do digital ? decisivo para obten??o de resultados robustos e crescimento dos neg?cios a longo prazo. O terceiro artigo teve como objetivo descrever e caracterizar a utiliza??o do marketing de conte?do pelas redes de farm?cia Indiana e Pague Menos na plataforma Instagram, bem como comparar seus resultados com base em m?tricas. Como resultado das an?lises efetuadas, foi constatado que as duas empresas d?o prefer?ncia aos posts associados ao marketing de produtos/servi?os do que relacionados ao marketing de conte?do. No que se refere aos posts estritamente de conte?do, prevaleceu nas duas empresas o tipo informativo/educativo e o de utilidade/relev?ncia. Quanto aos formatos, a Pague Menos utiliza mais o v?deo e a Indiana o carrossel. O estudo torna-se importante visto que relaciona importantes caracter?sticas das publica??es que comp?em as tem?ticas pesquisadas, as quais est?o inseridas no contexto de marketing de conte?do, bem como apresenta implica??es pr?ticas em uma plataforma de rede social espec?fica. Ademais, nota-se que os consumidores est?o mais informados e exigentes, desse modo a utiliza??o de estrat?gias exclusivamente do marketing tradicional n?o surtem mais efeitos. Sendo necess?rio, assim, uma maior compreens?o do marketing de conte?do, j? que ele permite uma abordagem diferenciada e com melhores resultados a longo prazo.Submitted by Gilson Rodrigues (gilson.rodrigues@ufvjm.edu.br) on 2022-12-12T20:56:36Z No. of bitstreams: 1 thamara_serafim_arcanjo.pdf: 3297182 bytes, checksum: 1bb6248648f9488f7593c4cced2dcfc3 (MD5)Approved for entry into archive by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2022-12-13T19:41:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 thamara_serafim_arcanjo.pdf: 3297182 bytes, checksum: 1bb6248648f9488f7593c4cced2dcfc3 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-13T19:41:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 thamara_serafim_arcanjo.pdf: 3297182 bytes, checksum: 1bb6248648f9488f7593c4cced2dcfc3 (MD5) Previous issue date: 2022Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Disserta??o (Mestrado Profissional) ? Programa de P?s-Gradua??o em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2022.The objective of this work was to carry out research on content marketing and correlated terms in order to better understand their designs, applicability and implementations, thus contributing to fill gaps that still exist on the subject. As a result of this research objective, three scientific articles were prepared that were interrelated, each article also had its objective defined. Thus, the first article aimed to map and characterize the possible international scientific publications in the Web of Science database in the period from 2012 to August 2020 that punctually addressed content marketing on digital platforms. A bibliometric analysis of 92 publications found in the database was performed, together with a textual analysis of the three articles with the highest number of citations. After analyzing the results, it was found that the year 2018 was the one with the highest number of publications, the United States is the country that published the most on the subject and the three most cited articles are found in Qualis Periodicals A1, A1 and B2. The second article elaborated aimed to characterize the publications raised in the first article on the themes involving content marketing in the digital environment corresponding to the period that comprises the year 2012 until the month of August 2020. It is a descriptive research with an approach quantitative-qualitative, being selected 26 abstracts of the articles found in the cited database and later, the software IRaMuTeQ was used to assist in the analysis of the content of the textual corpus. It was concluded that the relationship between brand-customer is an essential point within this theme and that digital content marketing is decisive for obtaining robust results and long-term business growth. The third article aimed to describe and characterize the use of content marketing by the Indiana and Pague Menos pharmacy chains on the Instagram platform, as well as compare their results based on metrics. As a result of the analyzes carried out, it was found that the two companies give preference to posts associated with product/service marketing than those related to content marketing. With regard to strictly content posts, the informative/educational type and the useful/relevance type prevailed in both companies. As for formats, Pague Menos uses video more and Indiana uses the carousel. The study becomes important since it lists important characteristics of the publications that make up the researched themes, which are inserted in the context of content marketing, as well as presents practical implications in a specific social network platform. In addition, it is noted that consumers are more informed and demanding, so the use of strategies exclusively of traditional marketing does not have more effects. Thus, a greater understanding of content marketing is necessary, as it allows a differentiated approach with better long-term results.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEstudos sobre a produ??o cient?fica do marketing de conte?do e an?lise de m?tricas no varejo farmac?uticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarketing de conte?doDiferencia??oMarcaEngajamentoM?tricasreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTthamara_serafim_arcanjo.pdf.txtthamara_serafim_arcanjo.pdf.txtExtracted texttext/plain238040http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3083/3/thamara_serafim_arcanjo.pdf.txtd4dacd8271ec48eb49e4a365d1aa66feMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82157http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3083/2/license.txtc0fe10782d3e2994b7c028f47c86ff9eMD52ORIGINALthamara_serafim_arcanjo.pdfthamara_serafim_arcanjo.pdfapplication/pdf3297182http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3083/1/thamara_serafim_arcanjo.pdf1bb6248648f9488f7593c4cced2dcfc3MD511/30832022-12-14 03:00:22.859oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttp://acervo.ufvjm.edu.br/oai/requestrepositorio@ufvjm.edu.bropendoar:21452022-12-14T05:00:22Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)false |
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