Avaliação da qualidade de vida de graduandos em Farmácia em uma Universidade Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Cimara Vieira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/8a8ddaaf-6407-433d-90df-c34e10277ab4
Resumo: A qualidade de vida é definida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida mediante sua cultura e crenças. É, portanto, um conceito complexo, subjetivo e interdisciplinar. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção do discente do curso de Farmácia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri a respeito da sua qualidade de vida no contexto acadêmico antes e durante a pandemia da Covid-19. Ademais, servir de aparato para a instituição na proposição de políticas para melhoria das condições de estudo dos discentes, mais especificamente daqueles da Farmácia. A pesquisa possuiu caráter transversal, observacional descritiva de abordagem qualitativa/ quantitativa. Foi aplicado um questionário estruturado em formato eletrônico, utilizando a plataforma formulários Google®, enviado por mensagem eletrônica (e-mail) individual a cada um dos 248 discentes do curso de Farmácia. Os sujeitos foram convidados a participar da pesquisa por adesão voluntária, cuja realização ocorreu após parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa, em atendimento a resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. A análise de dados foi feita por meio da estatística descritiva e de associação. Para análise dos resultados foi utilizado o programa software R, com o pacote R-Commander. Foi obtido um resultado de 121 respostas. Foi identificado que ter uma alimentação saudável, horas suficientes de sono bem como de lazer, estar feliz com a vida afetiva, ter condições de moradia satisfatória além de transporte eficiente /seguro, apresentaram associação positiva (OR >1) em ter uma boa qualidade de vida durante a graduação. No entanto, os resultados mostraram que ser humilhado (a) / maltratado (a) em atividades do curso, estar estressado e não cuidar da aparência apresentaram associação negativa (OR <1) em ter uma boa qualidade de vida durante a graduação. Os resultados também mostraram que, em período de aulas remotas, quem aprendeu a conviver com essa situação de pandemia da Covid-19, relatou uma melhor qualidade de vida (OR >1). Por fim, os discentes revelaram desabafos de que se sentem prejudicados em alguns momentos e que a pesquisa tem uma perspectiva de serem ouvidos. Neste sentido, considerando que a qualidade de vida dos estudantes de Farmácia constitui-se em diferentes cenários e que as situações na formação do farmacêutico podem gerar tanto processos potencializadores como processos destrutivos de qualidade de vida, é que justifica a necessidade de conhecer essa ótica dos discentes frente a qualidade de vida acadêmica.
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Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção do discente do curso de Farmácia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri a respeito da sua qualidade de vida no contexto acadêmico antes e durante a pandemia da Covid-19. Ademais, servir de aparato para a instituição na proposição de políticas para melhoria das condições de estudo dos discentes, mais especificamente daqueles da Farmácia. A pesquisa possuiu caráter transversal, observacional descritiva de abordagem qualitativa/ quantitativa. Foi aplicado um questionário estruturado em formato eletrônico, utilizando a plataforma formulários Google®, enviado por mensagem eletrônica (e-mail) individual a cada um dos 248 discentes do curso de Farmácia. Os sujeitos foram convidados a participar da pesquisa por adesão voluntária, cuja realização ocorreu após parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa, em atendimento a resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. A análise de dados foi feita por meio da estatística descritiva e de associação. Para análise dos resultados foi utilizado o programa software R, com o pacote R-Commander. Foi obtido um resultado de 121 respostas. Foi identificado que ter uma alimentação saudável, horas suficientes de sono bem como de lazer, estar feliz com a vida afetiva, ter condições de moradia satisfatória além de transporte eficiente /seguro, apresentaram associação positiva (OR >1) em ter uma boa qualidade de vida durante a graduação. No entanto, os resultados mostraram que ser humilhado (a) / maltratado (a) em atividades do curso, estar estressado e não cuidar da aparência apresentaram associação negativa (OR <1) em ter uma boa qualidade de vida durante a graduação. Os resultados também mostraram que, em período de aulas remotas, quem aprendeu a conviver com essa situação de pandemia da Covid-19, relatou uma melhor qualidade de vida (OR >1). Por fim, os discentes revelaram desabafos de que se sentem prejudicados em alguns momentos e que a pesquisa tem uma perspectiva de serem ouvidos. Neste sentido, considerando que a qualidade de vida dos estudantes de Farmácia constitui-se em diferentes cenários e que as situações na formação do farmacêutico podem gerar tanto processos potencializadores como processos destrutivos de qualidade de vida, é que justifica a necessidade de conhecer essa ótica dos discentes frente a qualidade de vida acadêmica.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2022.Quality of life is defined as the individual's perception of their position in life through their culture and beliefs. It is, therefore, a complex, subjective and interdisciplinary concept. This study aimed to understand the perception of students from the Pharmacy course at the Federal University of Vales do Jequitinhonha and Mucuri regarding their quality of life in the academic context before and during a Covid-19 pandemic. Furthermore, to serve as an apparatus for the institution in proposing policies to improve the study conditions of students, more specifically specific to the Pharmacy. The research had a transversal, observational descriptive qualitative/quantitative approach. A structured questionnaire was sent in electronic format, using a Google® form platform, sent by individual electronic message (e-mail) to each of the 248 students of the Pharmacy course. The possible ones were dissipated to participate in the research by voluntary adherence, this realization after a substantiated opinion of the Research Ethics Committee, in compliance with Resolution nº 466/2012 of the National Health Council. A data analysis was performed using descriptive statistics and of association. For analysis of the searched results in the R program software, with the R-Commander package. A result of 121 responses was published. It was identified that having a healthy diet, sufficient hours of sleep as well as leisure, being happy with the affective life, having satisfactory housing conditions in addition to efficient / safe transport, a positive association (OR >1) with having a good quality of life during graduation. The results are included that being humiliated/mistreated in course activities, being stressed and not taking care of the addition of the negative association (OR <1) having a good quality of life during graduation. Furthermore, the results are also vulnerable to the fact that, in periods of remote classes, those who learned to live with this Covid-19 pandemic situation had a better quality of life (OR >1). Finally, the students reported that they felt harmed at times and that the research had a perspective of being heard. In this sense, considering that the quality of life of Pharmacy scholars is constituted in different scenarios and that the hypotheses in the formation of the pharmacist can generate potentializing processes such as destructive processes of quality of life, justifies the need to know this perspective of students facing the quality of academic life.La calidad de vida se define como la percepción que tiene el individuo de su posición en la vida a través de su cultura y creencias. Es, por tanto, un concepto complejo, subjetivo e interdisciplinario. Este estudio tuvo como objetivo comprender la percepción de los estudiantes del curso de farmacia de la universidad federal de vales do jequitinhonha e mucuri sobre su calidad de vida en el contexto académico antes y durante la pandemia del Covid-19. Además, servir como un aparato de la institución en la propuesta de políticas que mejoren las condiciones de estudio de los estudiantes, más específicamente las de farmacia. La investigación tuvo un enfoque cualitativo/cuantitativo descriptivo, observacional, transversal. Se aplicó un cuestionario estructurado en formato electrónico, utilizando la plataforma de formularios de Google®, enviado por mensaje electrónico individual (e-mail) a cada uno de los 248 alumnos del curso de farmacia. Los sujetos fueron invitados a participar de la investigación por adhesión voluntaria, la cual se realizó previa opinión fundamentada del comité de ética en investigación, en cumplimiento de la resolución nº 466/2012 del consejo nacional de salud. El análisis de los datos se realizó mediante estadística descriptiva y asociación. Para analizar los resultados se utilizó el software r, con el paquete r-commander. Se obtuvo un resultado de 121 respuestas. Se identificó que tener una alimentación saludable, suficientes horas de sueño y tiempo libre, ser feliz con la vida afectiva, tener condiciones de vivienda satisfactorias además de un transporte eficiente / seguro, se asociaron positivamente (OR >1) con tener una buena calidad de vida durante la graduación. Sin embargo, los resultados mostraron que ser humillado / maltratado en las actividades del curso, estar estresado y no cuidar la propia apariencia tuvo una asociación negative (OR <1) con tener una buena calidad de vida durante la graduación. Los resultados también mostraron que, en períodos de clases remotas, quienes aprendieron a convivir con esta situación de pandemia de Covid-19 tenían una mejor calidad de vida (OR >1). Finalmente, los estudiantes informaron que sintieron que habían sido lastimados en ocasiones y que la investigación tenía una perspectiva de ser escuchados. En este sentido, considerando que la calidad de vida de los estudiantes de Farmacia se constituye en diferentes escenarios y que las situaciones en la formación de los farmacéuticos pueden generar tanto procesos potenciadores como procesos destructivos de la calidad de vida, justifica la necesidad de conocer esta perspectiva de los estudiantes frente a la calidad de vida académica.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação da qualidade de vida de graduandos em Farmácia em uma Universidade Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstudantes de FarmáciaQualidade de vidaUniversidadePharmacy studentsQuality of lifeUniversityEstudiantes de FarmaciaCalidad de vidaUniversidadreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILcimara_vieira_castro.pdf.jpgcimara_vieira_castro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2617https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/dd3cd68a-0314-4560-a70e-fd9771bbb84b/downloadb06922954369864bb7a6a62eca5e5aceMD57falseAnonymousREADORIGINALcimara_vieira_castro.pdfcimara_vieira_castro.pdfapplication/pdf1670371https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/d7cbad37-5bea-46a3-b722-8122ac10b319/download3a7f8afe8f8df2a2fa6595104840ad4aMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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