Literatura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/613 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13371 |
Resumo: | Trata-se neste artigo, primeiramente de um percurso entre diálogos do texto e da imagem que alimentaram (e alimentam) em permanência as criações literárias e pictóricas, com destaque para o conceito de Ut pictura poesis e, num segundo momento, de uma reflexão sobre a escritura zolaniana em Le Ventre de Paris de Émile Zola, terceiro romance do ciclo Les Rougon-Macquart, obra em que o autor pinta um impressivo tableau do vasto mercado central de Paris, conhecido por Les Halles. Procura-se demonstrar como Zola transpôs técnicas próprias do impressionismo à sua escritura, tornando-a impressionista. |
id |
UFV_094de48a1b0cbc6c9c2b3aeabfa6e16b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/13371 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Magri, Dirceu2017-11-21T09:49:34Z2017-11-21T09:49:34Z2016-12-312318-7131http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/613http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13371Trata-se neste artigo, primeiramente de um percurso entre diálogos do texto e da imagem que alimentaram (e alimentam) em permanência as criações literárias e pictóricas, com destaque para o conceito de Ut pictura poesis e, num segundo momento, de uma reflexão sobre a escritura zolaniana em Le Ventre de Paris de Émile Zola, terceiro romance do ciclo Les Rougon-Macquart, obra em que o autor pinta um impressivo tableau do vasto mercado central de Paris, conhecido por Les Halles. Procura-se demonstrar como Zola transpôs técnicas próprias do impressionismo à sua escritura, tornando-a impressionista.Il s'agit dans cet article, d'abord d'un parcours parmi les dialogues du texte et de l'image qui ont nourri (et nourrissent encore) les créations littéraires et picturales de façon permanente, mettant en évidence le concept de Ut pictura poesis et, après coup, une réflexion sur l'écriture zolanienne dans Le Ventre de Paris d'Émile Zola, troisième roman du cycle Les Rougon-Macquart, ouvrage dans lequel l'auteur dresse un tableau impressionnant du vaste marché central de Paris, connu sous le nom Les Halles. On a voulu démontrer comment Zola a transposé à l'écriture les techniques propres à l'impressionnisme, ce qui en rend impressionniste.porGláuks - Revista de Letras e ArtesVol 16, N. 2, p.196-220, jul./ dez. 2016PinturaLiteraturaTextoImagemImpressionismoZolaLiteratura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALdocument.pdfdocument.pdftexto completoapplication/pdf723911https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13371/1/document.pdfd9ed0561384b252d9564c44b24ff2a6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13371/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILdocument.pdf.jpgdocument.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4056https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13371/3/document.pdf.jpg77dac387767a399a3632e981416898b6MD53123456789/133712017-11-21 22:00:37.739oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-11-22T01:00:37LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
Literatura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zola |
title |
Literatura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zola |
spellingShingle |
Literatura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zola Magri, Dirceu Pintura Literatura Texto Imagem Impressionismo Zola |
title_short |
Literatura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zola |
title_full |
Literatura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zola |
title_fullStr |
Literatura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zola |
title_full_unstemmed |
Literatura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zola |
title_sort |
Literatura e pintura: alguns aspectos em le ventre de Paris, De Émile Zola |
author |
Magri, Dirceu |
author_facet |
Magri, Dirceu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magri, Dirceu |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Pintura Literatura Texto Imagem Impressionismo Zola |
topic |
Pintura Literatura Texto Imagem Impressionismo Zola |
description |
Trata-se neste artigo, primeiramente de um percurso entre diálogos do texto e da imagem que alimentaram (e alimentam) em permanência as criações literárias e pictóricas, com destaque para o conceito de Ut pictura poesis e, num segundo momento, de uma reflexão sobre a escritura zolaniana em Le Ventre de Paris de Émile Zola, terceiro romance do ciclo Les Rougon-Macquart, obra em que o autor pinta um impressivo tableau do vasto mercado central de Paris, conhecido por Les Halles. Procura-se demonstrar como Zola transpôs técnicas próprias do impressionismo à sua escritura, tornando-a impressionista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-21T09:49:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-21T09:49:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/613 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13371 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2318-7131 |
identifier_str_mv |
2318-7131 |
url |
http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/613 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv |
Vol 16, N. 2, p.196-220, jul./ dez. 2016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gláuks - Revista de Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Gláuks - Revista de Letras e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13371/1/document.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13371/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13371/3/document.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9ed0561384b252d9564c44b24ff2a6f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 77dac387767a399a3632e981416898b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801213106015174656 |