Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/31733 https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.378 |
Resumo: | Nesta dissertação, procuramos analisar como as personagens femininas lidam com as violências impostas a elas em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Vox, de Christina Dalcher. Com a intenção de identificar poder e violência; observar os papéis de gênero, explorando as relações entre personagens; e investigar os atos de resistência, nos fundamentamos na crítica literária feminista e em estudos sobre distopias críticas. Embasadas em autores como Raffaella Baccolini, Virginia Woolf, Silvia Federici, Simone de Beauvoir, Tom Moylan, Michel Foucault e Pierre Bourdieu, dividimos este trabalho em três capítulos, e nos atentamos, em cada um, na resolução de um dos objetivos específicos. No primeiro capítulo, denominado Violências em suas diversas formas, nos dedicamos à compreensão do que é poder e violência e à identificação nos textos; no segundo capítulo, Relações em suas diversas manifestações, analisamos os papéis sociais e relações de gênero, a maternidade e as amizades entre mulheres; por fim, no terceiro capítulo, intitulado Resistências em suas diversas expressões, investigamos os atos de resistência, sendo necessário relacionar as violências, identificadas no primeiro capítulo, às relações estudadas no capítulo dois, para, assim, refletir como as personagens femininas resistem às diversas violências impostas a elas. A hipótese inicial, de que as mulheres resistem a partir de redes de apoio construídas entre amigas e são motivadas, principalmente, pelo bem-estar de suas filhas, se mostrou apropriada, já que as personagens femininas, em específico as protagonistas, se apoiam em relações construídas, na preocupação com os futuros de suas filhas e nas memórias de pessoas queridas e tempos de menor opressão. A pesquisa busca contribuir com a crítica literária feminista ao reconhecer e fortalecer as vozes de mulheres escritoras e personagens. Palavras-chave: Autoria Feminina. Resistência. O conto da aia. Vox. |
id |
UFV_0ad7b345334f2b1fcafaceb75bcc3880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/31733 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Pereira, Maria do Rosário AlvesSilva, Carolina Moreira Gomes Palhareshttp://lattes.cnpq.br/0623564192351555Oliveira, Natália Fontes de2023-11-06T18:27:41Z2023-11-06T18:27:41Z2023-03-30SILVA, Carolina Moreira Gomes Palhares. Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.https://locus.ufv.br//handle/123456789/31733https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.378Nesta dissertação, procuramos analisar como as personagens femininas lidam com as violências impostas a elas em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Vox, de Christina Dalcher. Com a intenção de identificar poder e violência; observar os papéis de gênero, explorando as relações entre personagens; e investigar os atos de resistência, nos fundamentamos na crítica literária feminista e em estudos sobre distopias críticas. Embasadas em autores como Raffaella Baccolini, Virginia Woolf, Silvia Federici, Simone de Beauvoir, Tom Moylan, Michel Foucault e Pierre Bourdieu, dividimos este trabalho em três capítulos, e nos atentamos, em cada um, na resolução de um dos objetivos específicos. No primeiro capítulo, denominado Violências em suas diversas formas, nos dedicamos à compreensão do que é poder e violência e à identificação nos textos; no segundo capítulo, Relações em suas diversas manifestações, analisamos os papéis sociais e relações de gênero, a maternidade e as amizades entre mulheres; por fim, no terceiro capítulo, intitulado Resistências em suas diversas expressões, investigamos os atos de resistência, sendo necessário relacionar as violências, identificadas no primeiro capítulo, às relações estudadas no capítulo dois, para, assim, refletir como as personagens femininas resistem às diversas violências impostas a elas. A hipótese inicial, de que as mulheres resistem a partir de redes de apoio construídas entre amigas e são motivadas, principalmente, pelo bem-estar de suas filhas, se mostrou apropriada, já que as personagens femininas, em específico as protagonistas, se apoiam em relações construídas, na preocupação com os futuros de suas filhas e nas memórias de pessoas queridas e tempos de menor opressão. A pesquisa busca contribuir com a crítica literária feminista ao reconhecer e fortalecer as vozes de mulheres escritoras e personagens. Palavras-chave: Autoria Feminina. Resistência. O conto da aia. Vox.In this thesis we analyze how the women characters of Margaret Atwood’s The Handmaid’s Tale, and Christina Dalcher’s Vox deal with the violence imposed on them. With the intention of identifying power and violence; observing gender roles, while exploring relationships among characters; and investigating acts of resistance, we substantiate our work on feminist literary criticism and studies on critical dystopias. This study is based on theories of Raffaella Baccolini, Virginia Woolf, Silvia Federici, Simone de Beauvoir, Tom Moylan, Michel Foucault, and Pierre Bourdieu. We have divided this thesis into three chapters, each chapter focusing on solving one specific objective. In the first chapter, called Violence in its various forms, we dedicate ourselves to understanding power and violence and identifying them in the texts; in the second chapter, Relationships in their various manifestations, we analyze social roles and gender relations, motherhood and friendships among women; finally, in the third chapter, entitled Resistance in its various expressions, we investigate acts of resistance. It was necessary to relate the violence identified in the first chapter to the relationships studied in chapter two, in order to reflect on how the women characters resist the various types of violence imposed to them. The initial hypothesis that women resist based on support social networks built among friends and are mainly motivated by the well-being of their daughters, was corroborated. The women characters, in particular the protagonists, rely on the relationships built, the concern for the future of their daughters and memories of loved ones and of less oppression times. This study seeks to contribute to feminist literary criticism by recognizing and reinforcing the voices of women writers and characters. Keywords: Women’s writing. Resistance. The Handmaid’s Tale. Vox.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaLetrasLiteratura canadense - História e críticaLiteratura americana - História e críticaFeminismo na literaturaCrítica literária feministaAtwood, Margaret, 1939-. O conto da aia - Crítica e interpretaçãoDalcher, Christina. Vox - Crítica e interpretaçãoLinguistica, Letras e ArtesDistopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina DalcherContemporary english language dystopias: a comparative analysis of Margaret Atwood’s The Handmaid's Tale, and Christina Dalcher’s Voxinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2023-03-30Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1754333https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/31733/1/texto%20completo.pdf7718ae4e4f6438ec5e3d9e0ab654483eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/31733/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/317332023-11-06 15:27:42.992oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452023-11-06T18:27:42LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher |
dc.title.en.fl_str_mv |
Contemporary english language dystopias: a comparative analysis of Margaret Atwood’s The Handmaid's Tale, and Christina Dalcher’s Vox |
title |
Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher |
spellingShingle |
Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher Silva, Carolina Moreira Gomes Palhares Literatura canadense - História e crítica Literatura americana - História e crítica Feminismo na literatura Crítica literária feminista Atwood, Margaret, 1939-. O conto da aia - Crítica e interpretação Dalcher, Christina. Vox - Crítica e interpretação Linguistica, Letras e Artes |
title_short |
Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher |
title_full |
Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher |
title_fullStr |
Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher |
title_full_unstemmed |
Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher |
title_sort |
Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher |
author |
Silva, Carolina Moreira Gomes Palhares |
author_facet |
Silva, Carolina Moreira Gomes Palhares |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0623564192351555 |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria do Rosário Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina Moreira Gomes Palhares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Natália Fontes de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Natália Fontes de |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Literatura canadense - História e crítica Literatura americana - História e crítica Feminismo na literatura Crítica literária feminista Atwood, Margaret, 1939-. O conto da aia - Crítica e interpretação Dalcher, Christina. Vox - Crítica e interpretação |
topic |
Literatura canadense - História e crítica Literatura americana - História e crítica Feminismo na literatura Crítica literária feminista Atwood, Margaret, 1939-. O conto da aia - Crítica e interpretação Dalcher, Christina. Vox - Crítica e interpretação Linguistica, Letras e Artes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Linguistica, Letras e Artes |
description |
Nesta dissertação, procuramos analisar como as personagens femininas lidam com as violências impostas a elas em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Vox, de Christina Dalcher. Com a intenção de identificar poder e violência; observar os papéis de gênero, explorando as relações entre personagens; e investigar os atos de resistência, nos fundamentamos na crítica literária feminista e em estudos sobre distopias críticas. Embasadas em autores como Raffaella Baccolini, Virginia Woolf, Silvia Federici, Simone de Beauvoir, Tom Moylan, Michel Foucault e Pierre Bourdieu, dividimos este trabalho em três capítulos, e nos atentamos, em cada um, na resolução de um dos objetivos específicos. No primeiro capítulo, denominado Violências em suas diversas formas, nos dedicamos à compreensão do que é poder e violência e à identificação nos textos; no segundo capítulo, Relações em suas diversas manifestações, analisamos os papéis sociais e relações de gênero, a maternidade e as amizades entre mulheres; por fim, no terceiro capítulo, intitulado Resistências em suas diversas expressões, investigamos os atos de resistência, sendo necessário relacionar as violências, identificadas no primeiro capítulo, às relações estudadas no capítulo dois, para, assim, refletir como as personagens femininas resistem às diversas violências impostas a elas. A hipótese inicial, de que as mulheres resistem a partir de redes de apoio construídas entre amigas e são motivadas, principalmente, pelo bem-estar de suas filhas, se mostrou apropriada, já que as personagens femininas, em específico as protagonistas, se apoiam em relações construídas, na preocupação com os futuros de suas filhas e nas memórias de pessoas queridas e tempos de menor opressão. A pesquisa busca contribuir com a crítica literária feminista ao reconhecer e fortalecer as vozes de mulheres escritoras e personagens. Palavras-chave: Autoria Feminina. Resistência. O conto da aia. Vox. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-06T18:27:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-06T18:27:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Carolina Moreira Gomes Palhares. Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//handle/123456789/31733 |
dc.identifier.doi.pt-BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.378 |
identifier_str_mv |
SILVA, Carolina Moreira Gomes Palhares. Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023. |
url |
https://locus.ufv.br//handle/123456789/31733 https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/31733/1/texto%20completo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/31733/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7718ae4e4f6438ec5e3d9e0ab654483e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801212843538776064 |