Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Moreira Gomes Palhares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31733
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.378
Resumo: Nesta dissertação, procuramos analisar como as personagens femininas lidam com as violências impostas a elas em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Vox, de Christina Dalcher. Com a intenção de identificar poder e violência; observar os papéis de gênero, explorando as relações entre personagens; e investigar os atos de resistência, nos fundamentamos na crítica literária feminista e em estudos sobre distopias críticas. Embasadas em autores como Raffaella Baccolini, Virginia Woolf, Silvia Federici, Simone de Beauvoir, Tom Moylan, Michel Foucault e Pierre Bourdieu, dividimos este trabalho em três capítulos, e nos atentamos, em cada um, na resolução de um dos objetivos específicos. No primeiro capítulo, denominado Violências em suas diversas formas, nos dedicamos à compreensão do que é poder e violência e à identificação nos textos; no segundo capítulo, Relações em suas diversas manifestações, analisamos os papéis sociais e relações de gênero, a maternidade e as amizades entre mulheres; por fim, no terceiro capítulo, intitulado Resistências em suas diversas expressões, investigamos os atos de resistência, sendo necessário relacionar as violências, identificadas no primeiro capítulo, às relações estudadas no capítulo dois, para, assim, refletir como as personagens femininas resistem às diversas violências impostas a elas. A hipótese inicial, de que as mulheres resistem a partir de redes de apoio construídas entre amigas e são motivadas, principalmente, pelo bem-estar de suas filhas, se mostrou apropriada, já que as personagens femininas, em específico as protagonistas, se apoiam em relações construídas, na preocupação com os futuros de suas filhas e nas memórias de pessoas queridas e tempos de menor opressão. A pesquisa busca contribuir com a crítica literária feminista ao reconhecer e fortalecer as vozes de mulheres escritoras e personagens. Palavras-chave: Autoria Feminina. Resistência. O conto da aia. Vox.
id UFV_0ad7b345334f2b1fcafaceb75bcc3880
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/31733
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Pereira, Maria do Rosário AlvesSilva, Carolina Moreira Gomes Palhareshttp://lattes.cnpq.br/0623564192351555Oliveira, Natália Fontes de2023-11-06T18:27:41Z2023-11-06T18:27:41Z2023-03-30SILVA, Carolina Moreira Gomes Palhares. Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.https://locus.ufv.br//handle/123456789/31733https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.378Nesta dissertação, procuramos analisar como as personagens femininas lidam com as violências impostas a elas em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Vox, de Christina Dalcher. Com a intenção de identificar poder e violência; observar os papéis de gênero, explorando as relações entre personagens; e investigar os atos de resistência, nos fundamentamos na crítica literária feminista e em estudos sobre distopias críticas. Embasadas em autores como Raffaella Baccolini, Virginia Woolf, Silvia Federici, Simone de Beauvoir, Tom Moylan, Michel Foucault e Pierre Bourdieu, dividimos este trabalho em três capítulos, e nos atentamos, em cada um, na resolução de um dos objetivos específicos. No primeiro capítulo, denominado Violências em suas diversas formas, nos dedicamos à compreensão do que é poder e violência e à identificação nos textos; no segundo capítulo, Relações em suas diversas manifestações, analisamos os papéis sociais e relações de gênero, a maternidade e as amizades entre mulheres; por fim, no terceiro capítulo, intitulado Resistências em suas diversas expressões, investigamos os atos de resistência, sendo necessário relacionar as violências, identificadas no primeiro capítulo, às relações estudadas no capítulo dois, para, assim, refletir como as personagens femininas resistem às diversas violências impostas a elas. A hipótese inicial, de que as mulheres resistem a partir de redes de apoio construídas entre amigas e são motivadas, principalmente, pelo bem-estar de suas filhas, se mostrou apropriada, já que as personagens femininas, em específico as protagonistas, se apoiam em relações construídas, na preocupação com os futuros de suas filhas e nas memórias de pessoas queridas e tempos de menor opressão. A pesquisa busca contribuir com a crítica literária feminista ao reconhecer e fortalecer as vozes de mulheres escritoras e personagens. Palavras-chave: Autoria Feminina. Resistência. O conto da aia. Vox.In this thesis we analyze how the women characters of Margaret Atwood’s The Handmaid’s Tale, and Christina Dalcher’s Vox deal with the violence imposed on them. With the intention of identifying power and violence; observing gender roles, while exploring relationships among characters; and investigating acts of resistance, we substantiate our work on feminist literary criticism and studies on critical dystopias. This study is based on theories of Raffaella Baccolini, Virginia Woolf, Silvia Federici, Simone de Beauvoir, Tom Moylan, Michel Foucault, and Pierre Bourdieu. We have divided this thesis into three chapters, each chapter focusing on solving one specific objective. In the first chapter, called Violence in its various forms, we dedicate ourselves to understanding power and violence and identifying them in the texts; in the second chapter, Relationships in their various manifestations, we analyze social roles and gender relations, motherhood and friendships among women; finally, in the third chapter, entitled Resistance in its various expressions, we investigate acts of resistance. It was necessary to relate the violence identified in the first chapter to the relationships studied in chapter two, in order to reflect on how the women characters resist the various types of violence imposed to them. The initial hypothesis that women resist based on support social networks built among friends and are mainly motivated by the well-being of their daughters, was corroborated. The women characters, in particular the protagonists, rely on the relationships built, the concern for the future of their daughters and memories of loved ones and of less oppression times. This study seeks to contribute to feminist literary criticism by recognizing and reinforcing the voices of women writers and characters. Keywords: Women’s writing. Resistance. The Handmaid’s Tale. Vox.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaLetrasLiteratura canadense - História e críticaLiteratura americana - História e críticaFeminismo na literaturaCrítica literária feministaAtwood, Margaret, 1939-. O conto da aia - Crítica e interpretaçãoDalcher, Christina. Vox - Crítica e interpretaçãoLinguistica, Letras e ArtesDistopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina DalcherContemporary english language dystopias: a comparative analysis of Margaret Atwood’s The Handmaid's Tale, and Christina Dalcher’s Voxinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2023-03-30Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1754333https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/31733/1/texto%20completo.pdf7718ae4e4f6438ec5e3d9e0ab654483eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/31733/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/317332023-11-06 15:27:42.992oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452023-11-06T18:27:42LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher
dc.title.en.fl_str_mv Contemporary english language dystopias: a comparative analysis of Margaret Atwood’s The Handmaid's Tale, and Christina Dalcher’s Vox
title Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher
spellingShingle Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher
Silva, Carolina Moreira Gomes Palhares
Literatura canadense - História e crítica
Literatura americana - História e crítica
Feminismo na literatura
Crítica literária feminista
Atwood, Margaret, 1939-. O conto da aia - Crítica e interpretação
Dalcher, Christina. Vox - Crítica e interpretação
Linguistica, Letras e Artes
title_short Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher
title_full Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher
title_fullStr Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher
title_full_unstemmed Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher
title_sort Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher
author Silva, Carolina Moreira Gomes Palhares
author_facet Silva, Carolina Moreira Gomes Palhares
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0623564192351555
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria do Rosário Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Moreira Gomes Palhares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Natália Fontes de
contributor_str_mv Oliveira, Natália Fontes de
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Literatura canadense - História e crítica
Literatura americana - História e crítica
Feminismo na literatura
Crítica literária feminista
Atwood, Margaret, 1939-. O conto da aia - Crítica e interpretação
Dalcher, Christina. Vox - Crítica e interpretação
topic Literatura canadense - História e crítica
Literatura americana - História e crítica
Feminismo na literatura
Crítica literária feminista
Atwood, Margaret, 1939-. O conto da aia - Crítica e interpretação
Dalcher, Christina. Vox - Crítica e interpretação
Linguistica, Letras e Artes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Linguistica, Letras e Artes
description Nesta dissertação, procuramos analisar como as personagens femininas lidam com as violências impostas a elas em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Vox, de Christina Dalcher. Com a intenção de identificar poder e violência; observar os papéis de gênero, explorando as relações entre personagens; e investigar os atos de resistência, nos fundamentamos na crítica literária feminista e em estudos sobre distopias críticas. Embasadas em autores como Raffaella Baccolini, Virginia Woolf, Silvia Federici, Simone de Beauvoir, Tom Moylan, Michel Foucault e Pierre Bourdieu, dividimos este trabalho em três capítulos, e nos atentamos, em cada um, na resolução de um dos objetivos específicos. No primeiro capítulo, denominado Violências em suas diversas formas, nos dedicamos à compreensão do que é poder e violência e à identificação nos textos; no segundo capítulo, Relações em suas diversas manifestações, analisamos os papéis sociais e relações de gênero, a maternidade e as amizades entre mulheres; por fim, no terceiro capítulo, intitulado Resistências em suas diversas expressões, investigamos os atos de resistência, sendo necessário relacionar as violências, identificadas no primeiro capítulo, às relações estudadas no capítulo dois, para, assim, refletir como as personagens femininas resistem às diversas violências impostas a elas. A hipótese inicial, de que as mulheres resistem a partir de redes de apoio construídas entre amigas e são motivadas, principalmente, pelo bem-estar de suas filhas, se mostrou apropriada, já que as personagens femininas, em específico as protagonistas, se apoiam em relações construídas, na preocupação com os futuros de suas filhas e nas memórias de pessoas queridas e tempos de menor opressão. A pesquisa busca contribuir com a crítica literária feminista ao reconhecer e fortalecer as vozes de mulheres escritoras e personagens. Palavras-chave: Autoria Feminina. Resistência. O conto da aia. Vox.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-06T18:27:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-06T18:27:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Carolina Moreira Gomes Palhares. Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://locus.ufv.br//handle/123456789/31733
dc.identifier.doi.pt-BR.fl_str_mv https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.378
identifier_str_mv SILVA, Carolina Moreira Gomes Palhares. Distopias contemporâneas de língua inglesa: uma análise comparativa de O conto da aia, de Margaret Atwood e Vox, de Christina Dalcher. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/31733
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/31733/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/31733/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7718ae4e4f6438ec5e3d9e0ab654483e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212843538776064