Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Luis Rosa da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Ivonete da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.18540/rever612017119-135
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13247
Resumo: Este artigo analisa as estratégias de comunicação organizacional adotadas pelas duas centrais mineiras do Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob). O objetivo foi compreender a concepção de comunicação dessas organizações e identificar a relevância dos princípios cooperativistas para as práxis comunicativas. Como resultado, observa-se a relevância da comunicação no planejamento estratégico dessas organizações, no entanto pode ser constatado que as ações que visam a inserção mercadológica têm sido privilegiadas na comunicação no cooperativismo de crédito em detrimento à educação cooperativista e do interesse pela comunidade.
id UFV_18426735e9b8b597d57050818c2b9a49
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/13247
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas GeraisComunicação organizacionalSicoobCooperativismo de créditoEste artigo analisa as estratégias de comunicação organizacional adotadas pelas duas centrais mineiras do Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob). O objetivo foi compreender a concepção de comunicação dessas organizações e identificar a relevância dos princípios cooperativistas para as práxis comunicativas. Como resultado, observa-se a relevância da comunicação no planejamento estratégico dessas organizações, no entanto pode ser constatado que as ações que visam a inserção mercadológica têm sido privilegiadas na comunicação no cooperativismo de crédito em detrimento à educação cooperativista e do interesse pela comunidade.This article analyzes the organizational communication strategies adopted by the two credit central of the Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob) [System of Credit Cooperatives in Brazil] . The objective was to understand the communication conception of these organizations and to relate the principles of cooperativism to communicative praxis. As a result, it is observed the relevance of communication in the strategic planning of these organizations, however the market insertion has been the emphasis of communication in credit cooperativism to the detriment of cooperative education and interest in the community.Revista de Extenção e Estudos Rurais2017-11-17T17:02:24Z2017-11-17T17:02:24Z2017-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2359-5116http://dx.doi.org/10.18540/rever612017119-135http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13247porv. 6, n.1, p. 119- 135, jan./jun.2017Silva, Guilherme Luis Rosa daLopes, Ivonete da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T06:30:58Zoai:locus.ufv.br:123456789/13247Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T06:30:58LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais
title Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais
spellingShingle Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais
Silva, Guilherme Luis Rosa da
Comunicação organizacional
Sicoob
Cooperativismo de crédito
title_short Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais
title_full Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais
title_fullStr Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais
title_full_unstemmed Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais
title_sort Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais
author Silva, Guilherme Luis Rosa da
author_facet Silva, Guilherme Luis Rosa da
Lopes, Ivonete da Silva
author_role author
author2 Lopes, Ivonete da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Luis Rosa da
Lopes, Ivonete da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Sicoob
Cooperativismo de crédito
topic Comunicação organizacional
Sicoob
Cooperativismo de crédito
description Este artigo analisa as estratégias de comunicação organizacional adotadas pelas duas centrais mineiras do Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob). O objetivo foi compreender a concepção de comunicação dessas organizações e identificar a relevância dos princípios cooperativistas para as práxis comunicativas. Como resultado, observa-se a relevância da comunicação no planejamento estratégico dessas organizações, no entanto pode ser constatado que as ações que visam a inserção mercadológica têm sido privilegiadas na comunicação no cooperativismo de crédito em detrimento à educação cooperativista e do interesse pela comunidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T17:02:24Z
2017-11-17T17:02:24Z
2017-08-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2359-5116
http://dx.doi.org/10.18540/rever612017119-135
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13247
identifier_str_mv 2359-5116
url http://dx.doi.org/10.18540/rever612017119-135
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v. 6, n.1, p. 119- 135, jan./jun.2017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Extenção e Estudos Rurais
publisher.none.fl_str_mv Revista de Extenção e Estudos Rurais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1817559844104699904