Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.18540/rever612017119-135 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13247 |
Resumo: | Este artigo analisa as estratégias de comunicação organizacional adotadas pelas duas centrais mineiras do Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob). O objetivo foi compreender a concepção de comunicação dessas organizações e identificar a relevância dos princípios cooperativistas para as práxis comunicativas. Como resultado, observa-se a relevância da comunicação no planejamento estratégico dessas organizações, no entanto pode ser constatado que as ações que visam a inserção mercadológica têm sido privilegiadas na comunicação no cooperativismo de crédito em detrimento à educação cooperativista e do interesse pela comunidade. |
id |
UFV_18426735e9b8b597d57050818c2b9a49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/13247 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas GeraisComunicação organizacionalSicoobCooperativismo de créditoEste artigo analisa as estratégias de comunicação organizacional adotadas pelas duas centrais mineiras do Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob). O objetivo foi compreender a concepção de comunicação dessas organizações e identificar a relevância dos princípios cooperativistas para as práxis comunicativas. Como resultado, observa-se a relevância da comunicação no planejamento estratégico dessas organizações, no entanto pode ser constatado que as ações que visam a inserção mercadológica têm sido privilegiadas na comunicação no cooperativismo de crédito em detrimento à educação cooperativista e do interesse pela comunidade.This article analyzes the organizational communication strategies adopted by the two credit central of the Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob) [System of Credit Cooperatives in Brazil] . The objective was to understand the communication conception of these organizations and to relate the principles of cooperativism to communicative praxis. As a result, it is observed the relevance of communication in the strategic planning of these organizations, however the market insertion has been the emphasis of communication in credit cooperativism to the detriment of cooperative education and interest in the community.Revista de Extenção e Estudos Rurais2017-11-17T17:02:24Z2017-11-17T17:02:24Z2017-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2359-5116http://dx.doi.org/10.18540/rever612017119-135http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13247porv. 6, n.1, p. 119- 135, jan./jun.2017Silva, Guilherme Luis Rosa daLopes, Ivonete da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T06:30:58Zoai:locus.ufv.br:123456789/13247Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T06:30:58LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais |
title |
Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais |
spellingShingle |
Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais Silva, Guilherme Luis Rosa da Comunicação organizacional Sicoob Cooperativismo de crédito |
title_short |
Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais |
title_full |
Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais |
title_fullStr |
Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais |
title_sort |
Comunicação organizacional e cooperativismo de crédito: Análise das centrais Sicoob de Minas Gerais |
author |
Silva, Guilherme Luis Rosa da |
author_facet |
Silva, Guilherme Luis Rosa da Lopes, Ivonete da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Ivonete da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Guilherme Luis Rosa da Lopes, Ivonete da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Sicoob Cooperativismo de crédito |
topic |
Comunicação organizacional Sicoob Cooperativismo de crédito |
description |
Este artigo analisa as estratégias de comunicação organizacional adotadas pelas duas centrais mineiras do Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob). O objetivo foi compreender a concepção de comunicação dessas organizações e identificar a relevância dos princípios cooperativistas para as práxis comunicativas. Como resultado, observa-se a relevância da comunicação no planejamento estratégico dessas organizações, no entanto pode ser constatado que as ações que visam a inserção mercadológica têm sido privilegiadas na comunicação no cooperativismo de crédito em detrimento à educação cooperativista e do interesse pela comunidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T17:02:24Z 2017-11-17T17:02:24Z 2017-08-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2359-5116 http://dx.doi.org/10.18540/rever612017119-135 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13247 |
identifier_str_mv |
2359-5116 |
url |
http://dx.doi.org/10.18540/rever612017119-135 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v. 6, n.1, p. 119- 135, jan./jun.2017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Extenção e Estudos Rurais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Extenção e Estudos Rurais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1817559844104699904 |