Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Andréia de Fátima Hoelzle
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11645
Resumo: Considerando a relevância da água como um recurso natural escasso e essencial à manutenção da vida na terra, faz-se necessário avançar nos estudos relacionados ao entendimento do comportamento do consumidor de água. Neste sentido, objetivou-se nesse estudo analisar o hiato entre a atitude e comportamento na população da Universidade de Regina (Canadá) comparando-o com o hiato identificado na Universidade Federal de Viçosa (UFV - Brasil). Pretendeu-se enfatizar como as variáveis contextuais têm potencial explicativo para as escolhas relacionadas ao consumo sustentável de água. Especificamente, propôs-se a confirmação da existência do hiato atitude-comportamento, a exploração da formatação do hiato nas duas populações (UFV e UR) verificando os principais fatores que influenciaram as atitudes e os comportamentos dos consumidores de água em cada contexto; e ainda, a identificação das variáveis demográficas que caracterizam o hiato na população da UR, comparando com os resultados da UFV. Para tanto, recorreu-se às teorias do comportamento do consumidor e estudos que já haviam se dedicado ao entendimento do hiato para elencar as variáveis que representavam a atitude e o comportamento do consumidor, bem como as variáveis contextuais e demográficas que mais haviam apresentado relação com o comportamento sustentável. Questionário e entrevistas foram os métodos selecionados para a coleta de dados quantitativos e qualitativos, respectivamente, em ambas as populações. A análise dos dados obtidos pela aplicação dos questionários se deu por meio de métodos estatísticos que tiveram o intuito de confirmar a existência do hiato, verificar o comportamento das variáveis que formaram o hiato e visualizar a relação entre as variáveis demográficas e a formatação do hiato. A partir da análise de conteúdo dos dados qualitativos pôde-se complementar o entendimento da influência das variáveis contextuais no comportamento do consumidor de água. As variáveis que mais influenciaram a formação dos hiatos foram a Informação e Campanhas (UR) e Informação e Leis e Regulamentos (UFV), os resultados confirmam a relação das variáveis contextuais com o comportamento do consumidor de água. Dentre as variáveis que demonstraram mais favoráveis ao consumo sustentável estão a disponibilidade de água, a confiança nas informações repassadas pelo governo, a existência do lócus de controle interno na população e a infraestrutura para conservação do recurso. Destaca-se a importância de estudos comparativos para elencar soluções em diferentes contextos. Além disso, estes são interessantes caminhos para compreender o quanto o contexto é relevante para a adoção ou não de determinado comportamento, sendo os aspectos climáticos, culturais, sociais, econômicos e legais importantes para a escolha pelos comportamentos pró-ambientais.
id UFV_18b94c07fb7d04fbc3a3153dad1ccbf1
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/11645
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Barbosa, Telma Regina da Costa GuimarãesFerreira, Marco Aurélio MarquesMartins, Andréia de Fátima Hoelzlehttp://lattes.cnpq.br/8938256100728225Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho2017-08-30T13:12:15Z2017-08-30T13:12:15Z2017-02-17MARTINS, Andréia de Fátima Hoelzle. Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá. 2017. 145f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11645Considerando a relevância da água como um recurso natural escasso e essencial à manutenção da vida na terra, faz-se necessário avançar nos estudos relacionados ao entendimento do comportamento do consumidor de água. Neste sentido, objetivou-se nesse estudo analisar o hiato entre a atitude e comportamento na população da Universidade de Regina (Canadá) comparando-o com o hiato identificado na Universidade Federal de Viçosa (UFV - Brasil). Pretendeu-se enfatizar como as variáveis contextuais têm potencial explicativo para as escolhas relacionadas ao consumo sustentável de água. Especificamente, propôs-se a confirmação da existência do hiato atitude-comportamento, a exploração da formatação do hiato nas duas populações (UFV e UR) verificando os principais fatores que influenciaram as atitudes e os comportamentos dos consumidores de água em cada contexto; e ainda, a identificação das variáveis demográficas que caracterizam o hiato na população da UR, comparando com os resultados da UFV. Para tanto, recorreu-se às teorias do comportamento do consumidor e estudos que já haviam se dedicado ao entendimento do hiato para elencar as variáveis que representavam a atitude e o comportamento do consumidor, bem como as variáveis contextuais e demográficas que mais haviam apresentado relação com o comportamento sustentável. Questionário e entrevistas foram os métodos selecionados para a coleta de dados quantitativos e qualitativos, respectivamente, em ambas as populações. A análise dos dados obtidos pela aplicação dos questionários se deu por meio de métodos estatísticos que tiveram o intuito de confirmar a existência do hiato, verificar o comportamento das variáveis que formaram o hiato e visualizar a relação entre as variáveis demográficas e a formatação do hiato. A partir da análise de conteúdo dos dados qualitativos pôde-se complementar o entendimento da influência das variáveis contextuais no comportamento do consumidor de água. As variáveis que mais influenciaram a formação dos hiatos foram a Informação e Campanhas (UR) e Informação e Leis e Regulamentos (UFV), os resultados confirmam a relação das variáveis contextuais com o comportamento do consumidor de água. Dentre as variáveis que demonstraram mais favoráveis ao consumo sustentável estão a disponibilidade de água, a confiança nas informações repassadas pelo governo, a existência do lócus de controle interno na população e a infraestrutura para conservação do recurso. Destaca-se a importância de estudos comparativos para elencar soluções em diferentes contextos. Além disso, estes são interessantes caminhos para compreender o quanto o contexto é relevante para a adoção ou não de determinado comportamento, sendo os aspectos climáticos, culturais, sociais, econômicos e legais importantes para a escolha pelos comportamentos pró-ambientais.Considering the water such as a scarce and essential resource, is important to understand the water behavior consumer to support the formulation of encouragement efforts of water conservation. In this regard, the objective of this study was to analyze the attitude-behavior gap between Brazilian (Federal University of Viçosa – UFV) and Canadian (University of Regina – UofR) university populations, supposing the contextual variables importance. Specifically, it was proposed confirm the attitude-behavior gap existence, to explore the gap configuration in UFV and UofR populations, verifying the main factors that influenced the attitudes and behaviors of water consumers in each context and to identify the demographic variables related with the gap in both populations. We used consumer behavior theories and studies that has been dedicated to understanding the gap, in order to list the variables that represented the attitude and behavior of the water consumer, along with the contextual and demographic variables related with water sustainable behavior. Questionnaire and interviews were the methods chosen for the collection of quantitative and qualitative data, respectively, in both populations. The analysis of quantitative data was done by statistical methods, such as tests of means and descriptive statistics, that confirmed the existence of the gap, and verified the attitude and the behavior of survey participants. This analyze also verified correlation between the demographic variables and the attitude-behavior gap. The qualitative data contributed to understand the influence of the conceptual variables on the water consumer behavior. The variables that most influenced the attitude-behavior gap were the Information and Campaigns (UR) and Information and Laws and Regulations (UFV), the results confirm the importance of contextual variables to water consumer behavior. In the midst of the variables that have shown the most favorable to sustainable consumption are water availability, confidence in the information provided by the government, high levels of internal locus of control and the infrastructure for water conservation. We emphasize the importance of comparative studies in different contexts. In addition, these are interesting ways to understand which context is more profitable to sustainable behavior.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaÁgua - ConsumoÁgua - Uso - BrasilÁgua - Uso - CanadáConsumidores - EducaçãoComportamento humanoSustentabilidade e meio ambienteAdministração PúblicaEstudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e CanadáStudy of attitude-behavior gap between Brazilian and Canadian university populationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Administração e ContabilidadeMestre em AdministraçãoViçosa - MG2017-02-17Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf2411032https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11645/1/texto%20completo.pdfcbc645d5703444a361a62e0c871725b3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11645/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3703https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11645/3/texto%20completo.pdf.jpg82b3d3226f237419c05cdcc5ae0dedc2MD53123456789/116452017-08-30 23:00:24.205oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-08-31T02:00:24LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá
dc.title.en.fl_str_mv Study of attitude-behavior gap between Brazilian and Canadian university populations
title Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá
spellingShingle Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá
Martins, Andréia de Fátima Hoelzle
Água - Consumo
Água - Uso - Brasil
Água - Uso - Canadá
Consumidores - Educação
Comportamento humano
Sustentabilidade e meio ambiente
Administração Pública
title_short Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá
title_full Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá
title_fullStr Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá
title_full_unstemmed Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá
title_sort Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá
author Martins, Andréia de Fátima Hoelzle
author_facet Martins, Andréia de Fátima Hoelzle
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8938256100728225
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães
Ferreira, Marco Aurélio Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Andréia de Fátima Hoelzle
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho
contributor_str_mv Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Água - Consumo
Água - Uso - Brasil
Água - Uso - Canadá
Consumidores - Educação
Comportamento humano
Sustentabilidade e meio ambiente
topic Água - Consumo
Água - Uso - Brasil
Água - Uso - Canadá
Consumidores - Educação
Comportamento humano
Sustentabilidade e meio ambiente
Administração Pública
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração Pública
description Considerando a relevância da água como um recurso natural escasso e essencial à manutenção da vida na terra, faz-se necessário avançar nos estudos relacionados ao entendimento do comportamento do consumidor de água. Neste sentido, objetivou-se nesse estudo analisar o hiato entre a atitude e comportamento na população da Universidade de Regina (Canadá) comparando-o com o hiato identificado na Universidade Federal de Viçosa (UFV - Brasil). Pretendeu-se enfatizar como as variáveis contextuais têm potencial explicativo para as escolhas relacionadas ao consumo sustentável de água. Especificamente, propôs-se a confirmação da existência do hiato atitude-comportamento, a exploração da formatação do hiato nas duas populações (UFV e UR) verificando os principais fatores que influenciaram as atitudes e os comportamentos dos consumidores de água em cada contexto; e ainda, a identificação das variáveis demográficas que caracterizam o hiato na população da UR, comparando com os resultados da UFV. Para tanto, recorreu-se às teorias do comportamento do consumidor e estudos que já haviam se dedicado ao entendimento do hiato para elencar as variáveis que representavam a atitude e o comportamento do consumidor, bem como as variáveis contextuais e demográficas que mais haviam apresentado relação com o comportamento sustentável. Questionário e entrevistas foram os métodos selecionados para a coleta de dados quantitativos e qualitativos, respectivamente, em ambas as populações. A análise dos dados obtidos pela aplicação dos questionários se deu por meio de métodos estatísticos que tiveram o intuito de confirmar a existência do hiato, verificar o comportamento das variáveis que formaram o hiato e visualizar a relação entre as variáveis demográficas e a formatação do hiato. A partir da análise de conteúdo dos dados qualitativos pôde-se complementar o entendimento da influência das variáveis contextuais no comportamento do consumidor de água. As variáveis que mais influenciaram a formação dos hiatos foram a Informação e Campanhas (UR) e Informação e Leis e Regulamentos (UFV), os resultados confirmam a relação das variáveis contextuais com o comportamento do consumidor de água. Dentre as variáveis que demonstraram mais favoráveis ao consumo sustentável estão a disponibilidade de água, a confiança nas informações repassadas pelo governo, a existência do lócus de controle interno na população e a infraestrutura para conservação do recurso. Destaca-se a importância de estudos comparativos para elencar soluções em diferentes contextos. Além disso, estes são interessantes caminhos para compreender o quanto o contexto é relevante para a adoção ou não de determinado comportamento, sendo os aspectos climáticos, culturais, sociais, econômicos e legais importantes para a escolha pelos comportamentos pró-ambientais.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T13:12:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-30T13:12:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Andréia de Fátima Hoelzle. Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá. 2017. 145f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11645
identifier_str_mv MARTINS, Andréia de Fátima Hoelzle. Estudo do hiato atitude-comportamento no consumo de água entre populações universitárias do Brasil e Canadá. 2017. 145f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
url http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11645/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11645/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11645/3/texto%20completo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cbc645d5703444a361a62e0c871725b3
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
82b3d3226f237419c05cdcc5ae0dedc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212855698063360