Ruralidade e consumo: as representações do rural nos rótulos de cachaças artesanais mineiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Barros da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29952
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.442
Resumo: Não há Brasil sem cachaça e nem cachaça sem Brasil. Considerada bebida que representa o país bem como sua cultura, o destilado apresenta uma trajetória histórica repleta de mistérios, períodos de exaltação e também períodos de depreciação. Atualmente a cachaça pode ser encontrada em todo solo nacional e vem conquistando cada vez mais reconhecimento internacional. Em se tratando do Brasil, alguns estados se destacam em virtude da produção e qualidade ímpar, como São Paulo, no que diz respeito às cachaças industriais, e Minas Gerais, no que diz respeito às cachaças artesanais. Já em relação ao rótulo, pode-se dizer que desde o momento em que houve a obrigatoriedade dos mesmos, as marcas de cachaça passaram a retratar os mais diversos aspectos da vida sociocultural e política do país, retratando desde situações cômicas, até as mais dramáticas. Dentre todas as temáticas, o rural, de forma explícita ou não, sempre foi retratado nos rótulos pelas mais diversas marcas. Dessa maneira, esta dissertação teve como foco de investigação as representações sociais sobre o rural estampadas nos rótulos de cachaças artesanais de Minas Gerais. Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa ancorada na pesquisa bibliográfica e aplicação de 10 questionários semiestruturados em formato on-line. As categorias analíticas Representação Social, Consumo e Ruralidade orientaram a interpretação dos dados. Os resultados indicam que algumas marcas ainda trazem a versão mais precária e pessimista do campo. Contudo, a grande maioria das empresas vão em um caminho oposto. Os rótulos destas buscam representar as mais diversas virtudes e belezas do rural. Palavras-chave: Cachaça. Representação social. Rótulos. Ruralidade.
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spelling Costa, Carolina Barros dahttp://lattes.cnpq.br/3039538376943919Doula, Sheila Maria2022-09-20T18:36:00Z2022-09-20T18:36:00Z2022-07-01COSTA, Carolina Barros da. Ruralidade e consumo: as representações do rural nos rótulos de cachaças artesanais mineiras. 2022. 193 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.https://locus.ufv.br//handle/123456789/29952https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.442Não há Brasil sem cachaça e nem cachaça sem Brasil. Considerada bebida que representa o país bem como sua cultura, o destilado apresenta uma trajetória histórica repleta de mistérios, períodos de exaltação e também períodos de depreciação. Atualmente a cachaça pode ser encontrada em todo solo nacional e vem conquistando cada vez mais reconhecimento internacional. Em se tratando do Brasil, alguns estados se destacam em virtude da produção e qualidade ímpar, como São Paulo, no que diz respeito às cachaças industriais, e Minas Gerais, no que diz respeito às cachaças artesanais. Já em relação ao rótulo, pode-se dizer que desde o momento em que houve a obrigatoriedade dos mesmos, as marcas de cachaça passaram a retratar os mais diversos aspectos da vida sociocultural e política do país, retratando desde situações cômicas, até as mais dramáticas. Dentre todas as temáticas, o rural, de forma explícita ou não, sempre foi retratado nos rótulos pelas mais diversas marcas. Dessa maneira, esta dissertação teve como foco de investigação as representações sociais sobre o rural estampadas nos rótulos de cachaças artesanais de Minas Gerais. Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa ancorada na pesquisa bibliográfica e aplicação de 10 questionários semiestruturados em formato on-line. As categorias analíticas Representação Social, Consumo e Ruralidade orientaram a interpretação dos dados. Os resultados indicam que algumas marcas ainda trazem a versão mais precária e pessimista do campo. Contudo, a grande maioria das empresas vão em um caminho oposto. Os rótulos destas buscam representar as mais diversas virtudes e belezas do rural. Palavras-chave: Cachaça. Representação social. Rótulos. Ruralidade.There is no Brazil without cachaça and no cachaça without Brazil. Considered a drink that represents the country as well as its culture, the distillate has a historical trajectory full of mysteries, periods of exaltation and also periods of depreciation. Currently, cachaça can be found all over the country and has been gaining more and more international recognition. In Brazil, some states stand out due to their production and unique quality, such as São Paulo, with regard to industrial cachaças, and Minas Gerais, with regard to artisanal cachaças. Regarding the label, that from the moment they became mandatory, cachaça brands began to portray the most diverse aspects of the country’s sociocultural and political life, portraying from comic situations to the most dramatic. Among all the themes, the rural, explicitly or not, has always been portrayed on the labels by the most diverse brands. This dissertation focused on the social representations of the rural people stamped on the labels of artisanal cachaça in Minas Gerais. For this, it was used a qualitative approach anchored in bibliographic research and application of 10 semi-structured questionnaires in online format. The analytical categories Social Representation, Consumption and Rurality guided the interpretation of the data. The results indicate that some brands still bring the most precarious and pessimistic version of the rural areas. However, the vast majority of companies go in the opposite direction. The labels of these seek to represent the most diverse virtues and beauties of the rural. Keywords: Cachaça. Social representation. Labels. Rurality.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaExtensão RuralCachaça - Aspectos sociaisVida ruralPopulação rural - Usos e costumesRótulos para garrafasExtensão RuralRuralidade e consumo: as representações do rural nos rótulos de cachaças artesanais mineirasRurality and consumption: the representations of the rural on the labels of cachaças from Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Economia RuralMestre em Extensão RuralViçosa - MG2022-07-01Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1772155https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/29952/1/texto%20completo.pdf4a87da8635349179d46b38955083a39bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/29952/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/299522022-09-20 15:36:07.308oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452022-09-20T18:36:07LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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