Por entre os ‘eus’ e os ‘nós’ - experienciados sob o prisma da matemática - tecidos em narrativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/27628 |
Resumo: | Este um é estudo narrativo que protagonizo junto a três ex-alunos do Colégio de Aplicação onde atuo como professora de Matemática. Trata-se de um texto que toma forma a partir da perspectiva da Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY) e, por assim o ser, é uma investigação que elege a experiência para estudo, em particular, as experiências dos referidos jovens com a Matemática no decurso da formação escolar de cada um, bem como as minhas, enquanto professora e pesquisadora que experiencia o próprio ato de pesquisar. O foco é conhecer e compreender, narrativamente, as trajetórias dessas experiências e, assim, aprofundar os modos de, a elas, atribuir sentido. Para a construção dos textos, optamos por solicitar a escrita de narrativas autobiográficas e realizar entrevistas narrativas individuais. Portanto, compartilhamos belas e instigantes histórias que, além de confirmarem o grande potencial formativo das narrativas no contexto educacional, alinharam-se quanto à(s)/ao: supervalorização da disciplina ‘Matemática’; censura ao instrumento avaliativo ‘prova’; importância da figura docente na aprendizagem; anseio de que a aprendizagem Matemática seja para todos; percepção de que o processo educativo da Matemática tem relação com sentimentos negativos; importância da dimensão afetiva no processo de ensinar e aprender Matemática, dentre outros aspectos. Mas, para muito além de quaisquer entrecortes nas narrativas desses jovens, importa ressaltar que, a partir do acúmulo de suas singulares experiências, cada história é especialmente valiosa quando a elas nos atentamos e aprofundamos em seus sinais e enlaces, não apenas nos ares escolares da Matemática, mas em tantas outras dimensões que tocam a vida humana. Em postura de compreensão narrativa das narrativas, junto aos jovens, este texto foi composto permeado pelas experiências narradas e pelas que tive ao longo do processo de pesquisar, aprofundar e redigir, ora como professora de Matemática, ora como pesquisadora, sempre em posição de inacabamento, em busca de melhores tons. Também fazem parte dessa composição: autores renomados que subsidiam essa empreitada narrativa; personagens coadjuvantes que participam de modo cotidiano, ordinário e essencial das histórias narradas; poetas, músicos, escritores, bem como os próprios leitores que se permitirem afetar e transformar pelas histórias. Por fim, o nosso estudo sinaliza que: as narrativas de estudantes, acerca de suas experiências com o processo de ensino, aprendizagem e avaliação da Matemática, são potencialmente formativas pois, revelam marcas sobre esse processo, sinalizam para o redirecionamento de práticas pedagógicas, problematizam estratégias de ensino e de avaliação, provocam reflexões e questionamentos sobre os sentidos e significados da Matemática ensinada nas escolas, apontam para a necessidade de reestruturação dos cursos de formação de professores de Matemática e pontuam que, para além da dimensão cognitiva, o processo educativo só se efetiva se alinhado às necessidades afetivas e formativas dos jovens. Por fim, ao lidar com a permanente descoberta e constituição da pessoa/pesquisadora narrativa que venho sendo, vivenciei o desafio e a ousadia de me expor por essas linhas, tendo por motivação primeira as minhas experiências enquanto professora de Matemática de jovens, cujas vozes ganharam status de permanente eco em mim. PALAVRAS CHAVE: Pesquisa Narrativa; Experiência; Educação Matemática. |
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Evangelista, Maria Tereza Fernandinohttp://lattes.cnpq.br/9507227476816978Passos, Cármen Lúcia Brancaglion2020-03-04T18:17:26Z2020-03-04T18:17:26Z2019-12-19EVANGELISTA, Maria Tereza Fernandino. Por entre os ‘eus’ e os ‘nós’ - experienciados sob o prisma da matemática - tecidos em narrativas. 2019. 330 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP. 2019.https://locus.ufv.br//handle/123456789/27628Este um é estudo narrativo que protagonizo junto a três ex-alunos do Colégio de Aplicação onde atuo como professora de Matemática. Trata-se de um texto que toma forma a partir da perspectiva da Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY) e, por assim o ser, é uma investigação que elege a experiência para estudo, em particular, as experiências dos referidos jovens com a Matemática no decurso da formação escolar de cada um, bem como as minhas, enquanto professora e pesquisadora que experiencia o próprio ato de pesquisar. O foco é conhecer e compreender, narrativamente, as trajetórias dessas experiências e, assim, aprofundar os modos de, a elas, atribuir sentido. Para a construção dos textos, optamos por solicitar a escrita de narrativas autobiográficas e realizar entrevistas narrativas individuais. Portanto, compartilhamos belas e instigantes histórias que, além de confirmarem o grande potencial formativo das narrativas no contexto educacional, alinharam-se quanto à(s)/ao: supervalorização da disciplina ‘Matemática’; censura ao instrumento avaliativo ‘prova’; importância da figura docente na aprendizagem; anseio de que a aprendizagem Matemática seja para todos; percepção de que o processo educativo da Matemática tem relação com sentimentos negativos; importância da dimensão afetiva no processo de ensinar e aprender Matemática, dentre outros aspectos. Mas, para muito além de quaisquer entrecortes nas narrativas desses jovens, importa ressaltar que, a partir do acúmulo de suas singulares experiências, cada história é especialmente valiosa quando a elas nos atentamos e aprofundamos em seus sinais e enlaces, não apenas nos ares escolares da Matemática, mas em tantas outras dimensões que tocam a vida humana. Em postura de compreensão narrativa das narrativas, junto aos jovens, este texto foi composto permeado pelas experiências narradas e pelas que tive ao longo do processo de pesquisar, aprofundar e redigir, ora como professora de Matemática, ora como pesquisadora, sempre em posição de inacabamento, em busca de melhores tons. Também fazem parte dessa composição: autores renomados que subsidiam essa empreitada narrativa; personagens coadjuvantes que participam de modo cotidiano, ordinário e essencial das histórias narradas; poetas, músicos, escritores, bem como os próprios leitores que se permitirem afetar e transformar pelas histórias. Por fim, o nosso estudo sinaliza que: as narrativas de estudantes, acerca de suas experiências com o processo de ensino, aprendizagem e avaliação da Matemática, são potencialmente formativas pois, revelam marcas sobre esse processo, sinalizam para o redirecionamento de práticas pedagógicas, problematizam estratégias de ensino e de avaliação, provocam reflexões e questionamentos sobre os sentidos e significados da Matemática ensinada nas escolas, apontam para a necessidade de reestruturação dos cursos de formação de professores de Matemática e pontuam que, para além da dimensão cognitiva, o processo educativo só se efetiva se alinhado às necessidades afetivas e formativas dos jovens. Por fim, ao lidar com a permanente descoberta e constituição da pessoa/pesquisadora narrativa que venho sendo, vivenciei o desafio e a ousadia de me expor por essas linhas, tendo por motivação primeira as minhas experiências enquanto professora de Matemática de jovens, cujas vozes ganharam status de permanente eco em mim. PALAVRAS CHAVE: Pesquisa Narrativa; Experiência; Educação Matemática.Este es un estudio narrativo que protagonizo junto a tres de mis ex-alumnos del Colegio de Aplicación donde actúo como profesora de Matemáticas. Se trata de un texto que toma forma a partir de la perspectiva de la Investigación Narrativa (CLANDININ & CONNELLY) y, por ser así, es una investigación que elige la experiencia para estudio, en particular, las experiencias de los referidos jóvenes con las Matemáticas en el curso de la formación escolar de cada uno, bien como las mías, como profesora e investigadora que experimenta el propio acto de investigar. El enfoque es conocer y comprender, narrativamente, las trayectorias de esas experiencias y, así, profundizar los modos de, a ellas, atribuir sentido. Para la construcción de los textos, elegimos solicitar la escritura de narrativas autobiográficas y realizar entrevistas narrativas individuales. Por lo tanto, compartimos bellas y atractivas historias que, además de confirmaren el gran potencial formativo de las narrativas en el contexto educacional, se alinearan con relación a la supervaloración de la asignatura ‘Matemáticas’; censura al instrumento evaluativo ‘examen’; importancia de la figura docente en el aprendizaje; deseo de que el aprendizaje matemático sea para todos; percepción de que el proceso educativo de las Matemáticas está relacionado con los sentimientos negativos; importancia de la dimensión afectiva en el proceso de enseñar y aprender Matemáticas, entre otros aspectos. Pero, más allá de cualquier entrecorte en las narrativas de dichos jóvenes, lo importante es resaltar que, a partir del acumulo de singulares experiencias, cada historia es especialmente valiosa cuando a ellas nos atentamos y profundizamos en sus señales y enlaces, no solo en los aires escolares de las Matemáticas, pero en tantas otras dimensiones que tocan la vida humana. En posición de comprensión narrativa de las narrativas, junto a los jóvenes, este texto fue compuesto permeado por las experiencias narradas y por las que tuve a lo largo del proceso de investigar, profundizar y redactar, a veces como profesora de Matemáticas, a veces como investigadora, siempre en posición de perfeccionarse más, en busca de mejores tonos. También hacen parte de esa composición: autores renombrados que subsidian esa narrativa; personajes coadyuvantes que participan de modo cotidiano, ordinario y esencial de las historias narradas; poetas, músicos, escritores, así como los propios lectores que pueden tomarse la libertad de afectarse y cambiarse por las historias. Por fin, nuestro estudio señala que: las narrativas de estudiantes, acerca de sus experiencias con el proceso educativo, aprendizaje y evaluación de las Matemáticas, son potencialmente formativas pues, revelan marcas sobre ese proceso, señalan para el redireccionamiento de prácticas pedagógicas, problematizan estrategias educativas y de evaluación, provocan reflexiones y cuestionamientos sobre los sentidos y significados de las Matemáticas enseñada en las escuelas, apuntan para la necesidad de reestructuración de los cursos de formación de profesores de Matemáticas y destacan que, además de la dimensión cognitiva, el proceso educativo solo se efectiva en línea con las necesidades afectivas y formativas de los jóvenes. Por fin, al hacer frente con el permanente descubrimiento y constitución de la persona/investigadora narrativa que vengo incorporando, vivencié el desafío y la osadía de exponerme por esas líneas, teniendo como motivación primera mis experiencias como profesora de Matemáticas de jóvenes, cuyas voces ganaron status de permanente eco en mí. PALABRAS CLAVE: Investigación Narrativa, Experiencia, Educación Matemática.This is a narrative study, that I perform with three former students from the Application College where I work as a Mathematics teacher. It is a text shaped from the perspective of Narrative Research (CLANDININ & CONNELLY) and, as such, an investigation that elects the experience as an object of study, in particular, the experiences of the aforementioned young learners with Mathematics throughout their educational background, as well as mine as a teacher and researcher who experiences her own study. It is aimed at knowing and understanding, narratively, the trajectories of these experiences and, thus, at deepening the ways of attributing meaning to them. For the construction of the texts, I chose to request the participants to write autobiographical narratives and to conduct individual narrative interviews. Thus, we share beautiful and thought-provoking stories that, in addition to confirming the great formative potential of narratives in the educational context, also line up for: the overvaluing of Mathematics as a school subject; the criticism to exams as instruments of evaluation; the importance of the teacher figure in the learning process; the longing for mathematical learning to be available to everyone; the perception that the educational process in Mathematics is related to negative feelings; the importance of the affective dimension in the process of teaching and learning Mathematics, among other aspects. But, far beyond any gaps in these young learners’ narratives, it is important to highlight that, from the accumulation of the unique experiences, each story is especially valuable when we look at them and deepen in their signs and links, not only in what concerns the mathematical school aspect, but in so many other dimensions important to human life. To comprehend the narrative nature of the texts produced with the participants, this study was composed by permeating the narrated experiences with the ones I had during the process of researching, deepening and writing, sometimes as a Mathematics teacher, sometimes as a researcher, always in an unfinished position, in search for better tones. The following social actors are also part of the composition process: renowned authors who ground this narrative endeavor; supporting characters who participate in a daily, ordinary, and essential way in the narrated stories; poets, musicians, writers, as well as the readers who allow themselves to be affected and transformed by the stories presented. Conclusively, our study indicates that: students' narratives about their experiences with the process of teaching, learning, and assessment of Mathematics are potentially formative because they reveal marks about this process, signalize to the redirection of pedagogical practices, problematize teaching and assessment strategies, provoke reflections and questions about the purposes and significations of Mathematics taught in schools, point to the need to restructure Mathematics teacher education courses and emphasize that, beyond the cognitive dimension, the educational process is only effective if aligned with the affective and formative needs of the learners. Lastly, in dealing with the permanent discovery and constitution of the narrative person/researcher I have been, I have experienced the challenge and boldness of exposing myself along these lines, having as my first motivation my experiences as a Mathematics teacher of young learners, whose voices gained permanent echo status in me. KEYWORDS: Narrative Research; Experience; Mathematical Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de São CarlosPesquisa NarrativaExperiênciaEducação MatemáticaEducaçãoPor entre os ‘eus’ e os ‘nós’ - experienciados sob o prisma da matemática - tecidos em narrativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal de São CarlosUFSCar - Centro de Educação e Ciências HumanasDoutor em EducaçãoSão Carlos - SP2019-12-19Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf3586635https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27628/1/texto%20completo.pdfb538fda460f9260edf25917714a3879eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27628/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/276282022-06-27 15:11:39.745oai:locus.ufv.br:123456789/27628Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452022-06-27T18:11:39LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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