Poder de mercado na indústria do açúcar na região Centro-Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6338 |
Resumo: | A Indústria de Açúcar na Região Centro-Sul do Brasil apresenta características de ser um mercado concentrado. Este mercado possui elevadas barreiras à entrada, representadas pelos custos de P&D, propaganda e marketing. Após ter sido estabelecida a desregulamentação do mercado, ocorreram muitos processos de fusões e aquisições de refinarias. Visto isto, o trabalho teve o objetivo de analisar se existe poder de mercado na Indústria de Açúcar na Região Centro-Sul do Brasil, no período de março de 2008 a março de 2014. O trabalho foi realizado sob a ótica da Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NEIO), elaborando uma formulação estática semelhante a abordagem proposta por Brensnahan (1982). O mercado relevante foi delimitado, segundo vários Atos de Concentração elaborados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), de 2005 a 2010, corroborados com inferência do teste de cointegração e causalidade de Granger. Os resultados para esta formulação estática mostram que existem características observadas das estimações da equação de demanda e da relação de oferta que corroboram com o aceite da hipótese do mercado operar com características de um oligopólio de Cournot na Indústria de açúcar para a região Centro-Sul do Brasil. A formulação dinâmica deste modelo tornou possível analisar as relações entre as variáveis e o poder de mercado no longo prazo e foi estimada pelo método de Hjalmarsson (2000). Os resultados estimados para modelo não permitiram corroborar com a hipótese de que o mercado seja do tipo monopólio, concorrência perfeita e do tipo de Cournot, contudo, o parâmetro apresenta um valor superior àquele calculado como sendo o do tipo de Cournot e menor que aquele que indica comportamento colusivo. Já com relação a este poder de mercado estimado, não pode ser auferido com relação a este ser ou não ser exercido. |
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Poder de mercado na indústria do açúcar na região Centro-SulMarket Powerr in the sugar industry in the South Central regionIndústria açucareiraAçúcar - Aspectos econômicosOrganização industrial (Teoria econômica)Comportamento organizacionalConcorrênciaOligopólioEconomia AgráriaA Indústria de Açúcar na Região Centro-Sul do Brasil apresenta características de ser um mercado concentrado. Este mercado possui elevadas barreiras à entrada, representadas pelos custos de P&D, propaganda e marketing. Após ter sido estabelecida a desregulamentação do mercado, ocorreram muitos processos de fusões e aquisições de refinarias. Visto isto, o trabalho teve o objetivo de analisar se existe poder de mercado na Indústria de Açúcar na Região Centro-Sul do Brasil, no período de março de 2008 a março de 2014. O trabalho foi realizado sob a ótica da Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NEIO), elaborando uma formulação estática semelhante a abordagem proposta por Brensnahan (1982). O mercado relevante foi delimitado, segundo vários Atos de Concentração elaborados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), de 2005 a 2010, corroborados com inferência do teste de cointegração e causalidade de Granger. Os resultados para esta formulação estática mostram que existem características observadas das estimações da equação de demanda e da relação de oferta que corroboram com o aceite da hipótese do mercado operar com características de um oligopólio de Cournot na Indústria de açúcar para a região Centro-Sul do Brasil. A formulação dinâmica deste modelo tornou possível analisar as relações entre as variáveis e o poder de mercado no longo prazo e foi estimada pelo método de Hjalmarsson (2000). Os resultados estimados para modelo não permitiram corroborar com a hipótese de que o mercado seja do tipo monopólio, concorrência perfeita e do tipo de Cournot, contudo, o parâmetro apresenta um valor superior àquele calculado como sendo o do tipo de Cournot e menor que aquele que indica comportamento colusivo. Já com relação a este poder de mercado estimado, não pode ser auferido com relação a este ser ou não ser exercido.The Sugar Industry in the South Central region of Brazil has characteristics of being a concentrated market. This market has high entry barriers represented by the R&D costs, advertising and marketing. After the deregulation of the market was established, there were many mergers and acquisitions of refineries. The study aimed to examine whether there is market power in the Sugar Industry in the South Central region of Brazil, from March 2008 to March 2014. The study was conducted from the perspective of the New Organization Theory Industrial Empirical (NEIO), producing a static formulation similar approach proposed by Brensnahan (1982). The relevant market was defined according to several Acts concentration prepared by the Administrative Council for Economic Defense (CADE) from 2005 to 2010, strengthened with the inference of the cointegration test and Granger causality. The results for this static formulation shows that the estimative of the demand equation and supply relationship corroborate with the acceptance that this market operates with characteristics of an oligopoly of Cournot in the sugar industry for the Center-South region of Brazil. The dynamic formulation of this model has made it possible to analyze the relationships between variables and market power in the long run and was estimated by Hjalmarsson method (2000). The estimated results for model did not corroborate with the hypothesis that the market is a monopoly, or a perfect competition and neither the type of Cournot, however, the parameter has a value higher than that calculated as the kind of Cournot and less than one that indicating collusive behavior. In relation to this market power estimated it was not determined that it was being or not exercised.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de ViçosaBraga, Marcelo Joséhttp://lattes.cnpq.br/4524770357866705Fernandes, Rosangela Aparecida SoaresMagalhães, Ricardo Pereira2015-10-20T11:48:37Z2015-10-20T11:48:37Z2015-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2016-04-13T02:08:09Zoai:locus.ufv.br:123456789/6338Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-04-13T02:08:09LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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A Indústria de Açúcar na Região Centro-Sul do Brasil apresenta características de ser um mercado concentrado. Este mercado possui elevadas barreiras à entrada, representadas pelos custos de P&D, propaganda e marketing. Após ter sido estabelecida a desregulamentação do mercado, ocorreram muitos processos de fusões e aquisições de refinarias. Visto isto, o trabalho teve o objetivo de analisar se existe poder de mercado na Indústria de Açúcar na Região Centro-Sul do Brasil, no período de março de 2008 a março de 2014. O trabalho foi realizado sob a ótica da Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NEIO), elaborando uma formulação estática semelhante a abordagem proposta por Brensnahan (1982). O mercado relevante foi delimitado, segundo vários Atos de Concentração elaborados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), de 2005 a 2010, corroborados com inferência do teste de cointegração e causalidade de Granger. Os resultados para esta formulação estática mostram que existem características observadas das estimações da equação de demanda e da relação de oferta que corroboram com o aceite da hipótese do mercado operar com características de um oligopólio de Cournot na Indústria de açúcar para a região Centro-Sul do Brasil. A formulação dinâmica deste modelo tornou possível analisar as relações entre as variáveis e o poder de mercado no longo prazo e foi estimada pelo método de Hjalmarsson (2000). Os resultados estimados para modelo não permitiram corroborar com a hipótese de que o mercado seja do tipo monopólio, concorrência perfeita e do tipo de Cournot, contudo, o parâmetro apresenta um valor superior àquele calculado como sendo o do tipo de Cournot e menor que aquele que indica comportamento colusivo. Já com relação a este poder de mercado estimado, não pode ser auferido com relação a este ser ou não ser exercido. |
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