Ai de ti, Yorick Brown: a paródia do drama shakespeariano como evolução das histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Leonardo Vinícius Macedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6395
Resumo: O impacto das peças do dramaturgo William Shakespeare na cultura mundial pode ser sentido pelas recorrentes revisitações à elas, seja na forma de adaptações das mesmas para diversos meios ou em obras que as referenciem ou retrabalhem de alguma forma. O mesmo pode ser dito das histórias em quadrinhos, que desde a infância do gênero se utilizou dos enredos de Shakespeare em transposições ilustradas e também na forma de citações e menções à sua obra e figura. Entretanto, o meio dos quadrinhos acabaria por se beneficiar de outra forma dessa relação com a literatura, quando na década de 1960 – após um período de perseguição aos gibis por seu suposto papel no desvirtuamento da juventude – a editora estadunidense Marvel Comics passa a publicar revistas com temáticas fortemente influenciadas pelas obras de Shakespeare, alterando definitivamente o mercado de quadrinhos e seu status dentro da comunicação de massa. Esse tipo de adaptação paródica da literatura, notadamente direcionada à obra de Shakespeare e conforme as noções de autores como Gerárd Genette, Linda Hutcheon, Julie Sanders e Marjorie Garber, pode ser percebida ainda nos dias de hoje, de forma ainda mais amadurecida e inovadora, em obras como Y: O Último Homem, de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, entre outras referências da cultura de massa guarda uma relação temática e narrativa com diversos clássicos da literatura – principalmente o Hamlet de Shakespeare. Dada essa simbiose entre os meios, a análise das histórias em quadrinhos se configura como uma opção válida e repleta de possibilidades na pesquisa acadêmica no campo da literatura.
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Entretanto, o meio dos quadrinhos acabaria por se beneficiar de outra forma dessa relação com a literatura, quando na década de 1960 – após um período de perseguição aos gibis por seu suposto papel no desvirtuamento da juventude – a editora estadunidense Marvel Comics passa a publicar revistas com temáticas fortemente influenciadas pelas obras de Shakespeare, alterando definitivamente o mercado de quadrinhos e seu status dentro da comunicação de massa. Esse tipo de adaptação paródica da literatura, notadamente direcionada à obra de Shakespeare e conforme as noções de autores como Gerárd Genette, Linda Hutcheon, Julie Sanders e Marjorie Garber, pode ser percebida ainda nos dias de hoje, de forma ainda mais amadurecida e inovadora, em obras como Y: O Último Homem, de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, entre outras referências da cultura de massa guarda uma relação temática e narrativa com diversos clássicos da literatura – principalmente o Hamlet de Shakespeare. Dada essa simbiose entre os meios, a análise das histórias em quadrinhos se configura como uma opção válida e repleta de possibilidades na pesquisa acadêmica no campo da literatura.The impact of William Shakespeare’s plays on global culture can be noticed by their recurring revisitations, like in their adaptation for many media or in works that mention or rework them in some form. The same could be said about the comic book media, because since the early days of the genre Shakespeare’s plots were used in illustrated transpositions and in quotes and references to his work and persona. However, the comic book media would benefit in other ways from this relationship with literature, because in the 1960s – after a period of persecution of comics books for their supposedly role in the bad behavior of the youth – the American publisher Marvel Comics begins to produce comics with the strong influence of Shakespearean themes, forever changing its market and status in the mass media. This kind of parodic adaptation of the literature, mostly with Shakespeare’s works and in accordance with the writings by authors like Gerárd Genette, Linda Hutcheon, Julie Sanders e Marjorie Garber, can still be noticed nowadays, in more matured and innovative ways, in titles like Y: The Last Man, by Brian K. Vaughan and Pia Guerra, that among other media references shares a thematic and narrative relation with many literature classics – mainly with Shakespeare’s Hamlet. Because of this symbiosis among the media, the analysis of comic books can be a valid and full of possibilities option of scholar research in the literature field.porUniversidade Federal de ViçosaLiteratura comparadaLiteratura - AdaptaçãoHistórias em quadrinhosParódiaShakespeare, William, 1564-1616Literatura ComparadaAi de ti, Yorick Brown: a paródia do drama shakespeariano como evolução das histórias em quadrinhosAlas, poor Yorick Brown: the Shakespearean drama parody as evolution of the comic book genreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2015-03-13Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdfTexto completoapplication/pdf4610630https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6395/1/texto%20completo.pdf08ab211bcb457201af09cb904a28ab24MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6395/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTtexto completo.pdf.txttexto completo.pdf.txtExtracted texttext/plain311926https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6395/3/texto%20completo.pdf.txt10ab843b117aeb9db689644afb1a2af5MD53THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3759https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/6395/4/texto%20completo.pdf.jpgcfcf679348d474389ad16fc3cd5b85ffMD54123456789/63952022-06-28 11:43:11.465oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452022-06-28T14:43:11LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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