Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leonardo Gomes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30823
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.010
Resumo: A escritora Conceição Evaristo entrelaça, em sua literatura, memória ancestral e saberes mítico- religiosos afro-brasileiros, elementos que compõem a tradição oral negro-africana no Brasil. Diante disso, esta pesquisa se preocupa com as (re)leituras, produzidas por Conceição Evaristo, dos mitos de duas Orixás-mulheres, as Yabás Oxum e Nanã, no romance Ponciá Vicêncio (2003). Para tanto, utiliza-se, como perspectiva metodológica, da afrocentricidade aliada ao fazer da Mitologia e da Literatura Comparada em sua práxis interdisciplinar. Sendo assim, os mitos que envolvem Oxum a interrelacionam com as águas doces, o rio, além da fecundidade de maneira geral e, especialmente, no que toca às mulheres gestantes. Quanto a Nanã, seus mitos a representam como uma senhora idosa, demonstram a sua relação com a lama, com o barro como elemento fulcral da cosmogonia herdada, pelos afro-brasileiros, das tradições Yorubás. Há que se dizer que Ponciá Vicêncio, protagonista do romance, escolhe deliberadamente se afastar de tais elementos abundantes em sua comunidade, a terra dos negros. A obra se constitui de forma a evidenciar o enorme anseio da protagonista por retornar ao rio. Também é desejo de Ponciá o reconectar-se ao barro, elemento que os mitos descrevem como base para a criação do ser humano e material último a ser devolvido a Nanã, orixá apresentada pelos mitos vinculada aos ancestrais mortos, a sabedoria e a lama. Em nossa análise, buscamos evidenciar como Conceição Evaristo assume a tradição oral afro-brasileira como elemento basilar de suas escrevivências de forma a construir um romance entremeado pelas releituras dos mitos das Yabás Oxum e Nanã. Essa pesquisa se apoia nas trabalhos de Verger (2018); Prandi (2021); Burkert (2021) e Melo (2014; 2019). Palavras-chave: Conceição Evaristo. Ponciá Vicêncio. Mitopoética. Oxum. Nanã.
id UFV_26e438088c8a2bd49c118f6853f13bed
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/30823
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Martins, Edson FerreiraSouza, Leonardo Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/7168688958499606Barroca, Iara Christina Silva2023-05-05T18:15:15Z2023-05-05T18:15:15Z2022-12-20SOUZA, Leonardo Gomes de. Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.https://locus.ufv.br//handle/123456789/30823https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.010A escritora Conceição Evaristo entrelaça, em sua literatura, memória ancestral e saberes mítico- religiosos afro-brasileiros, elementos que compõem a tradição oral negro-africana no Brasil. Diante disso, esta pesquisa se preocupa com as (re)leituras, produzidas por Conceição Evaristo, dos mitos de duas Orixás-mulheres, as Yabás Oxum e Nanã, no romance Ponciá Vicêncio (2003). Para tanto, utiliza-se, como perspectiva metodológica, da afrocentricidade aliada ao fazer da Mitologia e da Literatura Comparada em sua práxis interdisciplinar. Sendo assim, os mitos que envolvem Oxum a interrelacionam com as águas doces, o rio, além da fecundidade de maneira geral e, especialmente, no que toca às mulheres gestantes. Quanto a Nanã, seus mitos a representam como uma senhora idosa, demonstram a sua relação com a lama, com o barro como elemento fulcral da cosmogonia herdada, pelos afro-brasileiros, das tradições Yorubás. Há que se dizer que Ponciá Vicêncio, protagonista do romance, escolhe deliberadamente se afastar de tais elementos abundantes em sua comunidade, a terra dos negros. A obra se constitui de forma a evidenciar o enorme anseio da protagonista por retornar ao rio. Também é desejo de Ponciá o reconectar-se ao barro, elemento que os mitos descrevem como base para a criação do ser humano e material último a ser devolvido a Nanã, orixá apresentada pelos mitos vinculada aos ancestrais mortos, a sabedoria e a lama. Em nossa análise, buscamos evidenciar como Conceição Evaristo assume a tradição oral afro-brasileira como elemento basilar de suas escrevivências de forma a construir um romance entremeado pelas releituras dos mitos das Yabás Oxum e Nanã. Essa pesquisa se apoia nas trabalhos de Verger (2018); Prandi (2021); Burkert (2021) e Melo (2014; 2019). Palavras-chave: Conceição Evaristo. Ponciá Vicêncio. Mitopoética. Oxum. Nanã.The writer Conceição Evaristo intertwines in her literature ancestral memory and Afro- Brazilian mythical-religious knowledge, elements that make up the black-African oral tradition in Brazil. Therefore, this research is concerned with the (re)readings, produced by Conceição Evaristo, of the myths of two between the Female Orixás, the Yabás Oxum and Nanã on the novel Ponciá Vicêncio (2003). For this, it is used, as a methodological perspective, the Afrocentricity allied to the making of Comparative Mythology and Literature in its interdisciplinary praxis. Thus, the myths that involve Oxum, interrelate her with sweet waters, the river, besides fecundity in general and, especially, concerning pregnant women. As for Nanã, her myths represent her as an old lady, showing her relationship with mud, with clay, as a central element of the cosmogony inherited by Afro-Brazilians from the Yoruba traditions. It has to be said that Ponciá Vicêncio, the protagonist of the novel, deliberately chooses to distance herself from such abundant elements in her community, the land of the blacks. The work is constituted in a way to show the enormous longing of the protagonist to return to the river. Ponciá also wants to reconnect with clay, an element that the myths describe as the basis for the creation of the human being and the last material to be returned to Nanã, the orixá presented by the myths linked to the dead ancestors, wisdom, and mud. In our analysis, we intend to demonstrate that Conceição Evaristo assumes the Afro-Brazilian oral tradition as a basic element of her writing experiences in order to build a novel interspersed by rereading the myths of the Yabás Oxum and Nanã. This research draws on the works of Verger (2018); Prandi (2021); Burkert (2021) and Melo (2014; 2019). Keywords: Conceição Evaristo. Ponciá Vicêncio. Mythopoetic. Oxum. Nanã.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaLetrasFicção brasileira - História e críticaEvaristo, Conceição, 1946-. Ponciá Vicêncio - História e críticaCultura afro-brasileiraMitologia africanaNanã (Orixá)Oxum (Orixá)Lingüística, Letras e ArtesLetrasLiteratura BrasileiraYabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição EvaristoYabás: mythical heritage in Ponciá Vicêncio, by Conceição Evaristoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2022-12-20Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf899016https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30823/1/texto%20completo.pdf805f4219c4c0df240a629a501d42794eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30823/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/308232023-05-05 15:15:15.466oai:locus.ufv.br:123456789/30823Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452023-05-05T18:15:15LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
dc.title.en.fl_str_mv Yabás: mythical heritage in Ponciá Vicêncio, by Conceição Evaristo
title Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
spellingShingle Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
Souza, Leonardo Gomes de
Ficção brasileira - História e crítica
Evaristo, Conceição, 1946-. Ponciá Vicêncio - História e crítica
Cultura afro-brasileira
Mitologia africana
Nanã (Orixá)
Oxum (Orixá)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
Literatura Brasileira
title_short Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
title_full Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
title_fullStr Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
title_full_unstemmed Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
title_sort Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
author Souza, Leonardo Gomes de
author_facet Souza, Leonardo Gomes de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7168688958499606
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Edson Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Leonardo Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barroca, Iara Christina Silva
contributor_str_mv Barroca, Iara Christina Silva
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Ficção brasileira - História e crítica
Evaristo, Conceição, 1946-. Ponciá Vicêncio - História e crítica
Cultura afro-brasileira
Mitologia africana
Nanã (Orixá)
Oxum (Orixá)
topic Ficção brasileira - História e crítica
Evaristo, Conceição, 1946-. Ponciá Vicêncio - História e crítica
Cultura afro-brasileira
Mitologia africana
Nanã (Orixá)
Oxum (Orixá)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
Literatura Brasileira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
Letras
Literatura Brasileira
description A escritora Conceição Evaristo entrelaça, em sua literatura, memória ancestral e saberes mítico- religiosos afro-brasileiros, elementos que compõem a tradição oral negro-africana no Brasil. Diante disso, esta pesquisa se preocupa com as (re)leituras, produzidas por Conceição Evaristo, dos mitos de duas Orixás-mulheres, as Yabás Oxum e Nanã, no romance Ponciá Vicêncio (2003). Para tanto, utiliza-se, como perspectiva metodológica, da afrocentricidade aliada ao fazer da Mitologia e da Literatura Comparada em sua práxis interdisciplinar. Sendo assim, os mitos que envolvem Oxum a interrelacionam com as águas doces, o rio, além da fecundidade de maneira geral e, especialmente, no que toca às mulheres gestantes. Quanto a Nanã, seus mitos a representam como uma senhora idosa, demonstram a sua relação com a lama, com o barro como elemento fulcral da cosmogonia herdada, pelos afro-brasileiros, das tradições Yorubás. Há que se dizer que Ponciá Vicêncio, protagonista do romance, escolhe deliberadamente se afastar de tais elementos abundantes em sua comunidade, a terra dos negros. A obra se constitui de forma a evidenciar o enorme anseio da protagonista por retornar ao rio. Também é desejo de Ponciá o reconectar-se ao barro, elemento que os mitos descrevem como base para a criação do ser humano e material último a ser devolvido a Nanã, orixá apresentada pelos mitos vinculada aos ancestrais mortos, a sabedoria e a lama. Em nossa análise, buscamos evidenciar como Conceição Evaristo assume a tradição oral afro-brasileira como elemento basilar de suas escrevivências de forma a construir um romance entremeado pelas releituras dos mitos das Yabás Oxum e Nanã. Essa pesquisa se apoia nas trabalhos de Verger (2018); Prandi (2021); Burkert (2021) e Melo (2014; 2019). Palavras-chave: Conceição Evaristo. Ponciá Vicêncio. Mitopoética. Oxum. Nanã.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-05T18:15:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-05T18:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Leonardo Gomes de. Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://locus.ufv.br//handle/123456789/30823
dc.identifier.doi.pt-BR.fl_str_mv https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.010
identifier_str_mv SOUZA, Leonardo Gomes de. Yabás: heranças míticas em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/30823
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30823/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30823/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 805f4219c4c0df240a629a501d42794e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801213075572916224