Labirinto de vozes: leituras dialógicas possíveis de Bach, de Pedro Eiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Giovana Berbert
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23954
Resumo: Publicado em 2014, o romance Bach, do autor português contemporâneo Pedro Eiras, estrutura-se em quatorze capítulos por meio de gêneros discursivos distintos que abordam temas que dialogam, em variados níveis, com os capítulos seguintes e anteriores. Ademais, apesar de dar título à obra, o compositor alemão barroco não protagoniza nenhum desses capítulos, o que também levanta discussões sobre a natureza temática da obra. Portanto, esta pesquisa procura estudar o processo de composição da obra para compreender tanto sua constituição formal quanto sua abordagem temática. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o dialogismo – tendo em vista que todo discurso é dialógico, além dos diálogos explícitos entre os capítulos – e sobre as tendências da escrita literária do pós-modernismo e da literatura contemporânea – estéticas perceptíveis em elementos da obra. Buscamos, portanto, textos de Mikhail Bakhtin, para dialogismo, e de Linda Hutcheon e Ana Paula Arnaut, para as tendências literárias de Pedro Eiras. Para realizar a análise crítica da obra, foram explorados conceitos como enunciado concreto, dialogismo, polifonia, intertextualidade, bem como os processos da escrita literária que revisita a História e apresenta novas possibilidades por meio da obra Bach. Além de compreender a produção estrutural da obra, foi necessário compreender quais as relações da obra com Johann Sebastian e sua música, o que nos levou a perceber que a abordagem temática de um Bach que está presente como uma elisão, uma marca d’água no texto literário, também é elemento essencial na construção narrativa da obra. Por fim, confirma-se que Bach (EIRAS, 2014) é um romance que se insere nas tendências pós-modernas conforme as teorizações retomadas e explora, por meio de inúmeros recursos, a reflexão do fazer literário, principalmente em relação aos fatos históricos e de sua proximidade com a verdade. Apesar das inúmeras possibilidades interpretativas que uma obra aberta, como Bach, pode oferecer ao leitor, abordamos, neste trabalho de análise crítica, a composição narrativa dialógica e a reflexibilidade sobre o processo de escrita literária.
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spelling Gomes, Maria Carmen AiresLucas, Giovana Berberthttp://lattes.cnpq.br/2790651110688666Roani, Gerson Luiz2019-03-14T18:57:27Z2019-03-14T18:57:27Z2018-10-25LUCAS, Giovana Berbert. Labirinto de vozes: leituras dialógicas possíveis de Bach, de Pedro Eiras. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23954Publicado em 2014, o romance Bach, do autor português contemporâneo Pedro Eiras, estrutura-se em quatorze capítulos por meio de gêneros discursivos distintos que abordam temas que dialogam, em variados níveis, com os capítulos seguintes e anteriores. Ademais, apesar de dar título à obra, o compositor alemão barroco não protagoniza nenhum desses capítulos, o que também levanta discussões sobre a natureza temática da obra. Portanto, esta pesquisa procura estudar o processo de composição da obra para compreender tanto sua constituição formal quanto sua abordagem temática. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o dialogismo – tendo em vista que todo discurso é dialógico, além dos diálogos explícitos entre os capítulos – e sobre as tendências da escrita literária do pós-modernismo e da literatura contemporânea – estéticas perceptíveis em elementos da obra. Buscamos, portanto, textos de Mikhail Bakhtin, para dialogismo, e de Linda Hutcheon e Ana Paula Arnaut, para as tendências literárias de Pedro Eiras. Para realizar a análise crítica da obra, foram explorados conceitos como enunciado concreto, dialogismo, polifonia, intertextualidade, bem como os processos da escrita literária que revisita a História e apresenta novas possibilidades por meio da obra Bach. Além de compreender a produção estrutural da obra, foi necessário compreender quais as relações da obra com Johann Sebastian e sua música, o que nos levou a perceber que a abordagem temática de um Bach que está presente como uma elisão, uma marca d’água no texto literário, também é elemento essencial na construção narrativa da obra. Por fim, confirma-se que Bach (EIRAS, 2014) é um romance que se insere nas tendências pós-modernas conforme as teorizações retomadas e explora, por meio de inúmeros recursos, a reflexão do fazer literário, principalmente em relação aos fatos históricos e de sua proximidade com a verdade. Apesar das inúmeras possibilidades interpretativas que uma obra aberta, como Bach, pode oferecer ao leitor, abordamos, neste trabalho de análise crítica, a composição narrativa dialógica e a reflexibilidade sobre o processo de escrita literária.The novel Bach, published in 2014, by the Portuguese contemporary author Pedro Eiras, it has the structure of fourteen chapters with distinct discursive genres, that discuss themes that dialogue at diversified levels with the following chapters and earlier chapters. In addition, in spite of giving title to the work, the baroque German composer does not role in any of these chapters, which also raises discussions on the theme of the work. Therefore, this research seeks to study the process of composition of the work to understand both its formal constitution and its thematic approach. In order to reach this goal, we carry out a bibliographical review on dialogism - considering that every discourse is dialogical, besides the explicit dialogues between chapters - and about the tendencies of the literary writing of postmodernism and contemporary literature – it is an observed aesthetics in elements of the work. We therefore seek texts by Mikhail Bakhtin, for dialogism, and by Linda Hutcheon and Ana Paula Arnaut, for the literary tendencies of Pedro Eiras. In order to perform the critical analysis of the work, concepts were explored such as concrete utterance, dialogism, polyphony, intertextuality, as well as the processes of literary writing that revisits History and present new possibilities through Bach's work were explored. Besides of understanding the structural production of the work, it was necessary to understand what relations of the work with Johann Sebastian and his music, which led us to perceive that the thematic approach of a Bach that is present as an elision, a watermark in the literary text, it is also an essential element in the narrative construction of the work. Therefore, it is confirmed that Bach (EIRAS, 2014) is a novel that inserts itself in the postmodern tendencies according to the resumed theories and explores, by means of several resources, the reflection of the literary doing, mainly in relation to the historical facts and its proximity with the truth. Besides of innumerable interpretative possibilities that an open work, can offer the reader, such as Bach, we approach the dialogical narrative composition and the reflexibility about the process of literary writing, in this work of critical analysis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaEiras, Pedro, 1975-. Bach - Crítica e interpretaçãoLiteratura portuguesa. 3. Dialogismo (Análise literária)Análise do discursoLetrasLabirinto de vozes: leituras dialógicas possíveis de Bach, de Pedro EirasLabyrinth of voices: possible dialogical readings of Bach by Pedro Eirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2018-10-25Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf3489550https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/23954/1/texto%20completo.pdf33991f53ea2f399a92bbab835afdcd38MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/23954/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/239542019-03-14 15:57:44.034oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452019-03-14T18:57:44LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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