“Poesia em riste, a palavra insiste, a periferia existe”: Slam Akewí, presença, latência e afetos em comunicação

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Main Author: Silva, Déborah Médice
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Download full: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30613
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.643
Summary: O presente trabalho busca investigar como as experiências estéticas no/do Slam Akewí (projeto de batalha de poesia falada de Viçosa e Ipatinga-MG) possibilitam processos educativos a partir de afetos em comunicação. A pesquisa busca a) refletir sobre experiências de produção e vivência no/do coletivo durante o período da pandemia de Covid-19; b) acompanhar os modos de aparência de experiências públicas do Slam, conduzindo um sarau científico-poético com poetas que participam do coletivo; e c) investigar o processo educacional que atravessa os encontros e vivências do coletivo de batalha de poesia falada, a partir de narrativas da experiência de participação no/do coletivo. Como metodologia, o projeto propõe uma pesquisa com os afetos (Moriceau, 2020) no/do espaço online produzido e mediado pelo projeto de poesia, a partir da investigação de materiais didáticos e literários ligados a ele e de memórias pessoais acerca das intervenções, eventos e acontecimentos realizados na cidade. O primeiro capítulo problematiza que, no meio das tantas incertezas, o Slam Akewí precisou se adaptar a plataformas digitais específicas, aprender mais sobre ferramentas e redes sociais que já utilizava. O ocupar os lugares foi intensamente atravessado pela tecnologia, que se mostrou um território, mesmo que tenhamos criado uma rua na internet também - nosso canto, nossa praça online - e que muitos afetos tenham sido movimentados. No segundo capítulo, ao abrir as gavetas do que as poesias trazem, do que todas as falas dos poetas guardam, o sarau científico-poético (uma tentativa de recriar um pouco do Slam nessa dissertação) foi uma forma de conduzir pontos importantes desde a presença dos corpos, as atmosferas latentes nos versos, a performatividade, o lugar da aparência, prestando atenção à oralidade e no diálogo por meio dos versos dos poetas com a noção de latência e atenção poética - da mesma maneira, o tensionamento do espaço público e da aparência, no movimento de ocupação coletiva que recria espaços de aparecimento assim como a importância da memória na composição da identidade e das experiências. Por fim, no terceiro capítulo, foi possível narrar o grito do Slam Akewí, este que marca momentos, indica que a poesia vai começar e é preciso fazer silêncio e prestar atenção. Nesse grito, há também transcritas algumas dimensões do coletivo: a poesia, a palavra, a insistência, a periferia e a afirmação da existência - enquanto uma manifestação cultural periférica, criada, produzida e voltada principalmente para a juventude negra e periférica, baseada na palavra falada e que possibilita um espaço mediado pela linguagem poética, principalmente no que tange à oralidade. Por fim, o Slam Akewí é tensionado enquanto experiência que se desdobrou em uma ocupação periódica das ruas, e que hoje pode ser não somente para quem faz, mas também para quem participa e frequenta, um outro espaço cultural: um lugar que refaz lugares, nos quais a educação se anuncia por afetos em comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Experiência estética. Poetry Slam. Educação. Comunicação. Afetos.
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spelling Silva, Déborah Médicehttp://lattes.cnpq.br/5460002503924770Mafra, Rennan Lanna Martins2023-03-29T13:05:34Z2023-03-29T13:05:34Z2022-08-05SILVA, Déborah Médice. “Poesia em riste, a palavra insiste, a periferia existe”: Slam Akewí, presença, latência e afetos em comunicação. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.https://locus.ufv.br//handle/123456789/30613https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.643O presente trabalho busca investigar como as experiências estéticas no/do Slam Akewí (projeto de batalha de poesia falada de Viçosa e Ipatinga-MG) possibilitam processos educativos a partir de afetos em comunicação. A pesquisa busca a) refletir sobre experiências de produção e vivência no/do coletivo durante o período da pandemia de Covid-19; b) acompanhar os modos de aparência de experiências públicas do Slam, conduzindo um sarau científico-poético com poetas que participam do coletivo; e c) investigar o processo educacional que atravessa os encontros e vivências do coletivo de batalha de poesia falada, a partir de narrativas da experiência de participação no/do coletivo. Como metodologia, o projeto propõe uma pesquisa com os afetos (Moriceau, 2020) no/do espaço online produzido e mediado pelo projeto de poesia, a partir da investigação de materiais didáticos e literários ligados a ele e de memórias pessoais acerca das intervenções, eventos e acontecimentos realizados na cidade. O primeiro capítulo problematiza que, no meio das tantas incertezas, o Slam Akewí precisou se adaptar a plataformas digitais específicas, aprender mais sobre ferramentas e redes sociais que já utilizava. O ocupar os lugares foi intensamente atravessado pela tecnologia, que se mostrou um território, mesmo que tenhamos criado uma rua na internet também - nosso canto, nossa praça online - e que muitos afetos tenham sido movimentados. No segundo capítulo, ao abrir as gavetas do que as poesias trazem, do que todas as falas dos poetas guardam, o sarau científico-poético (uma tentativa de recriar um pouco do Slam nessa dissertação) foi uma forma de conduzir pontos importantes desde a presença dos corpos, as atmosferas latentes nos versos, a performatividade, o lugar da aparência, prestando atenção à oralidade e no diálogo por meio dos versos dos poetas com a noção de latência e atenção poética - da mesma maneira, o tensionamento do espaço público e da aparência, no movimento de ocupação coletiva que recria espaços de aparecimento assim como a importância da memória na composição da identidade e das experiências. Por fim, no terceiro capítulo, foi possível narrar o grito do Slam Akewí, este que marca momentos, indica que a poesia vai começar e é preciso fazer silêncio e prestar atenção. Nesse grito, há também transcritas algumas dimensões do coletivo: a poesia, a palavra, a insistência, a periferia e a afirmação da existência - enquanto uma manifestação cultural periférica, criada, produzida e voltada principalmente para a juventude negra e periférica, baseada na palavra falada e que possibilita um espaço mediado pela linguagem poética, principalmente no que tange à oralidade. Por fim, o Slam Akewí é tensionado enquanto experiência que se desdobrou em uma ocupação periódica das ruas, e que hoje pode ser não somente para quem faz, mas também para quem participa e frequenta, um outro espaço cultural: um lugar que refaz lugares, nos quais a educação se anuncia por afetos em comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Experiência estética. Poetry Slam. Educação. Comunicação. Afetos.The present work seeks to investigate how the aesthetic experiences in/of Slam Akewí (a spoken word poetry battle project in Viçosa and Ipatinga-MG) enable educational processes based on affections in communication. The research seeks to a) reflect on experiences of production and living in/of the collective during the period of the Covid-19 pandemic; b) follow the appearance of public experiences of Slam, conducting a scientific-poetic soiree with poets who participate in the collective; and c) investigate the educational process that crosses the encounters and experiences of the spoken word poetry battle collective, based on narratives of the experience of participation in/of that collective. As methodology, the work proposes a research with the affections (Moriceau, 2020) in/of the online space produced and mediated by the poetry project, from the investigation of didactic and literary materials linked to it and personal memories about the interventions, events held in the city. The first chapter discusses that, in the midst of so many uncertainties, Slam Akewí needed to adapt to specific digital platforms, learn more about tools and social networks that it already used. The occupation of places was intensely crossed by technology, which proved to be a territory, even though we have created a street on the internet as well - our corner, our online square - and that many affections have been moved. In the second chapter, when opening the drawers of what poetry brings, of what all the poets' speeches keep, the scientific-poetic soiree (an attempt to recreate a little bit of Slam in this dissertation) was a way of bringing important points from the presence of bodies, the latent atmospheres in the verses, performativity, the place of appearance, paying attention to orality and in the dialogue through the poets' verses with the notion of latency and poetic attention - in the same way, the tensioning of public space and appearance, in the movement of collective occupation that recreates spaces of appearance as well as the importance of memory in the composition of identity and experiences. Finally, in the third chapter, it was possible to narrate Slam Akewí's scream, which marks moments, indicates that poetry is about to begin and it is necessary to be silent and pay attention. In that scream, some dimensions of the collective are also transcribed: poetry, the word, the insistence, the periphery and the affirmation of existence - as a peripheral cultural manifestation, created, produced and aimed mainly at black and peripheral youth, based on spoken word and that enables a space mediated by poetic language, especially with regard to orality. At last, Slam Akewí is tensioned as an experience that unfolded in a periodic occupation of the streets, and which today can be not only for those who do it, but also for those who participate and attend, another cultural space: a place that remakes places, in which education is announced by affections in communication. KEYWORDS: Aesthetic experience. Poetry Slam. Education. Communication. Affections.porUniversidade Federal de ViçosaEducaçãoComunicação na educaçãoCampeonatos de poesia faladaInterpretação oral de poesia - CompetiçõesIdentidade social na arteInteração socialMovimentos da juventudeEducação“Poesia em riste, a palavra insiste, a periferia existe”: Slam Akewí, presença, latência e afetos em comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de EducaçãoMestre em EducaçãoViçosa - MG2022-08-05Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf10243213https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30613/1/texto%20completo.pdf9044402495190d8366f6a9163c98687bMD51anexo.pdfanexo.pdfanexoapplication/pdf40026692https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30613/3/anexo.pdf5fa73ed4be1a0af488f2b9c5da33cc84MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30613/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/306132023-03-29 10:13:34.132oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452023-03-29T13:13:34LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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