Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.21284/elo.v6i1.207 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13312 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo descrever e analisar as ações do projeto de extensão BIOLIBRAS na educação de crianças surdas, na Sala de Aprendizagem Bilíngue (SAB), e na formação em LIBRAS de suas famílias. Para tal, foram utilizados a sistematização das observações diretas participantes, os diários de campo dos membros do projeto e os levantamentos realizados nos diagnósticos participativos. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Prosa. Identificou-se a partir das ações do projeto a valorização da LIBRAS pelas famílias, favorecendo a comunicação no ambiente familiar. Com relação aos estudantes surdos, a atuação do projeto proporcionou tanto o desenvolvimento da LIBRAS, quanto a significação de conceitos científicos, fundamentais no processo de inclusão escolar. Além disso, os ambientes bilíngues e socioafetivos da SAB proporcionaram a construção da identidade surda dos estudantes e o sentimento de pertencimento ao grupo. |
id |
UFV_48d9eb92dfe5af11dd72bdc53ff92a1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/13312 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRASLIBRASIdentidade surdaEducação bilíngueO trabalho tem como objetivo descrever e analisar as ações do projeto de extensão BIOLIBRAS na educação de crianças surdas, na Sala de Aprendizagem Bilíngue (SAB), e na formação em LIBRAS de suas famílias. Para tal, foram utilizados a sistematização das observações diretas participantes, os diários de campo dos membros do projeto e os levantamentos realizados nos diagnósticos participativos. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Prosa. Identificou-se a partir das ações do projeto a valorização da LIBRAS pelas famílias, favorecendo a comunicação no ambiente familiar. Com relação aos estudantes surdos, a atuação do projeto proporcionou tanto o desenvolvimento da LIBRAS, quanto a significação de conceitos científicos, fundamentais no processo de inclusão escolar. Além disso, os ambientes bilíngues e socioafetivos da SAB proporcionaram a construção da identidade surda dos estudantes e o sentimento de pertencimento ao grupo.This paper aims to describe and analyze the activities of the BIOLIBRAS extension project in education of deaf children, in Bilingual Learnig Room (SAB), and teaching Brazilian Sign Language (LIBRAS) for their families. For this, we used the systematization of participants direct observations, field notes of the project members and surveys conducted in participatory disgnosis. Data analysis was done through the Prose Analysis. It was identified from the project activities the valuing of the LIBRAS for the families, encouraging the family communication. With respect to deaf students, the project activities provided both the development of LIBRAS, as the significance of scientific concepts, important for inclusion of deaf students in the regular school. In addition, the SAB provided bilingual and social-affective environments to construction of deaf identity and the feeling of belonging to the group.Este trabajo tiene como objetivo describir y analizar las acciones del proyecto de extensión BIOLIBRAS en la educación de los niños sordos, em la Sala de Aprendizaje Bilingüe (SAB) y em la formación en LIBRAS de sus familias. Para ello, fueron utilizados la sistematización de las observaciones directas participantes, los diarios de campo de los miembros del proyecto y las encuestas realizadas en los diagnósticos participativos. El análisis de datos se realizó mediante el Análisis de la Prosa. Se identificó a partir de las acciones del proyecto la valorización de la LIBRAS por las familias, favoreciendo la comunicación en el ambiente familiar. Con relación a los estudiantes sordos, las actividades del proyecto proporcionaron tanto el desarrollo de la LIBRAS, como la importancia de los conceptos científicos, fundamentales en el proceso de integración escolar. Además, los entornos bilingües y socioafecticos de la SAB proporcionaron la construcción de la identidade sorda de los estudiantes y el sentimiento de pertenencia al grupo.ELO Diálogo em Extensão2017-11-20T12:21:23Z2017-11-20T12:21:23Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2317-5451http://dx.doi.org/10.21284/elo.v6i1.207http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13312porv. 06, n. 01, p. 46-58, Apr. 2017Fernandez, Thaís Almeida CardosoSilva, Márcia Fernandes Quintão daSilva, Wilson Fernando Pereira daLopes, Janice de SouzaLeandro, Fúlvia VenturaAyupe, Bruna Almeida LeãoRocha, Francelina Aparecida Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T08:17:57Zoai:locus.ufv.br:123456789/13312Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T08:17:57LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRAS |
title |
Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRAS |
spellingShingle |
Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRAS Fernandez, Thaís Almeida Cardoso LIBRAS Identidade surda Educação bilíngue |
title_short |
Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRAS |
title_full |
Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRAS |
title_fullStr |
Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRAS |
title_full_unstemmed |
Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRAS |
title_sort |
Olhares sobre a educação de crianças surdas: Sala de Aprendizagem Bilíngue e Projeto BIOLIBRAS |
author |
Fernandez, Thaís Almeida Cardoso |
author_facet |
Fernandez, Thaís Almeida Cardoso Silva, Márcia Fernandes Quintão da Silva, Wilson Fernando Pereira da Lopes, Janice de Souza Leandro, Fúlvia Ventura Ayupe, Bruna Almeida Leão Rocha, Francelina Aparecida Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Márcia Fernandes Quintão da Silva, Wilson Fernando Pereira da Lopes, Janice de Souza Leandro, Fúlvia Ventura Ayupe, Bruna Almeida Leão Rocha, Francelina Aparecida Duarte |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandez, Thaís Almeida Cardoso Silva, Márcia Fernandes Quintão da Silva, Wilson Fernando Pereira da Lopes, Janice de Souza Leandro, Fúlvia Ventura Ayupe, Bruna Almeida Leão Rocha, Francelina Aparecida Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LIBRAS Identidade surda Educação bilíngue |
topic |
LIBRAS Identidade surda Educação bilíngue |
description |
O trabalho tem como objetivo descrever e analisar as ações do projeto de extensão BIOLIBRAS na educação de crianças surdas, na Sala de Aprendizagem Bilíngue (SAB), e na formação em LIBRAS de suas famílias. Para tal, foram utilizados a sistematização das observações diretas participantes, os diários de campo dos membros do projeto e os levantamentos realizados nos diagnósticos participativos. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Prosa. Identificou-se a partir das ações do projeto a valorização da LIBRAS pelas famílias, favorecendo a comunicação no ambiente familiar. Com relação aos estudantes surdos, a atuação do projeto proporcionou tanto o desenvolvimento da LIBRAS, quanto a significação de conceitos científicos, fundamentais no processo de inclusão escolar. Além disso, os ambientes bilíngues e socioafetivos da SAB proporcionaram a construção da identidade surda dos estudantes e o sentimento de pertencimento ao grupo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-20T12:21:23Z 2017-11-20T12:21:23Z 2017-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2317-5451 http://dx.doi.org/10.21284/elo.v6i1.207 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13312 |
identifier_str_mv |
2317-5451 |
url |
http://dx.doi.org/10.21284/elo.v6i1.207 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v. 06, n. 01, p. 46-58, Apr. 2017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ELO Diálogo em Extensão |
publisher.none.fl_str_mv |
ELO Diálogo em Extensão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1822610706772525056 |