Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fabiana Ribeiro Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4104
Resumo: Ao se problematizar a escola rural como espaço de socialização e de saberes, indagou-se, com esta pesquisa, quais seriam as especificidades dessa escola e como elas apareciam nas práticas pedagógicas nela realizadas. Em razão de serem ainda poucos os estudos sobre as escolas rurais, há expectativa de que este trabalho possa contribuir com a problematização e institucionalização acadêmica deste debate. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa foi conhecer o cotidiano escolar de uma escola rural de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, procurando caracterizar a representação desse lugar rural presente entre os diversos agentes a ela relacionados, quais sejam gestores, professores, cantineiras e auxiliares de limpeza, comunidade e estudantes. Por meio de um estudo de caso, de tipo etnográfico, procurou-se, também, analisar as práticas pedagógicas docentes e suas relações em seu dia-a-dia com o espaço rural, para assim, compreender as particularidades ou especificidades dessa escola em suas relações com o contexto local. Por meio deste estudo, a Escola Municipal de Roberts, localizada em uma área de Área de Proteção Ambiental (APA), no distrito de Bom Jardim, na cidade de Teixeiras, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi possível perceber que o rural que a circunda é pouco, ou nada, levado em consideração às práticas pedagógicas docentes. Esse rural é representado como a roça e não como um contexto sócioambiental que tem um valor por suas características próprias. Dentre outros aspectos, além da necessidade de superação de questões estruturais do funcionamento de toda a educação do município, como se pode ler no corpo da dissertação, pode-se sugerir que novos temas deveriam orientar as práticas docentes para que a escola potencializasse uma visão mais crítica sobre o rural e o contexto sócio-ambiental que circunda esta escola. Além disso, pode-se perceber que os elementos que compõe o cotidiano escolar extrapolam os muros ou a sala de aula.
id UFV_51812a9acdf9c8f83b19e8257beecd46
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/4104
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolarDaily in a rural school: a school communitys s representationsCotidiano escolarEscola ruralRepresentaçãoEducação ruralEducação do campoRural schoolRepresentationsRural educationCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALAo se problematizar a escola rural como espaço de socialização e de saberes, indagou-se, com esta pesquisa, quais seriam as especificidades dessa escola e como elas apareciam nas práticas pedagógicas nela realizadas. Em razão de serem ainda poucos os estudos sobre as escolas rurais, há expectativa de que este trabalho possa contribuir com a problematização e institucionalização acadêmica deste debate. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa foi conhecer o cotidiano escolar de uma escola rural de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, procurando caracterizar a representação desse lugar rural presente entre os diversos agentes a ela relacionados, quais sejam gestores, professores, cantineiras e auxiliares de limpeza, comunidade e estudantes. Por meio de um estudo de caso, de tipo etnográfico, procurou-se, também, analisar as práticas pedagógicas docentes e suas relações em seu dia-a-dia com o espaço rural, para assim, compreender as particularidades ou especificidades dessa escola em suas relações com o contexto local. Por meio deste estudo, a Escola Municipal de Roberts, localizada em uma área de Área de Proteção Ambiental (APA), no distrito de Bom Jardim, na cidade de Teixeiras, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi possível perceber que o rural que a circunda é pouco, ou nada, levado em consideração às práticas pedagógicas docentes. Esse rural é representado como a roça e não como um contexto sócioambiental que tem um valor por suas características próprias. Dentre outros aspectos, além da necessidade de superação de questões estruturais do funcionamento de toda a educação do município, como se pode ler no corpo da dissertação, pode-se sugerir que novos temas deveriam orientar as práticas docentes para que a escola potencializasse uma visão mais crítica sobre o rural e o contexto sócio-ambiental que circunda esta escola. Além disso, pode-se perceber que os elementos que compõe o cotidiano escolar extrapolam os muros ou a sala de aula.Characterizing the rural school as a socialization and knowledge place, it was inquired, on this paper, which would be this school s specificities and how they would appear on accomplished pedagogical practices. In reason to be very few studies on the rural schools, there are expectations that this work can contribute with the academic characterization and institutionalization of this discussion. Therefore, the general objective of this research was to know the rural schools s quotidian in a small city of Minas Gerais to characterize the representation of this rural place among the diverse agents related to it, which are managers, professors, cooks and also assistant of cleanness, community and students. By means of a case study, ethnicgraphic type, it was also sought to analyze pedagogical teaching practices and its daily relation with rural place, for, thus, understanding this school s particularities or specificities in its relation with the local context. With this study, the Escola Municipal de Roberts, located in an Área de Proteção Ambiental (APA), in the district of Bom Jardim in the city of Teixeiras, in the Zona da Mata of Minas Gerais, was possible to perceive that the rural that surrounds it is small, or nothing, led in consideration the pedagogical teaching practices. This rural is represented as rural and not as a partner- ambient context that had a value for its proper characteristics. Amongst other aspects, beyond the necessity of overcoming structural questions of the functioning of all the city s education, as it can be read in the body of the paper, it can be suggested that new subjects guide teaching practices in order to increase the school s critical vision of rural and the partner-ambient context that surrounds the school. Moreover, it can be perceived that the elements that compose the school s quotidian surpass the classroom s walls.Universidade Federal de ViçosaBRInstituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimentoMestrado em Extensão RuralUFVBarletto, Marisahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763744U6Ferenc, Alvanize Valente Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3090603419576186Coelho, France Maria Gontijohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784228E8Menezes Neto, Antonio Julio dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723322Z0Barbosa, Willer Araujohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784248J4Lima, Fabiana Ribeiro Souza2015-03-26T13:33:33Z2009-07-012015-03-26T13:33:33Z2008-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA, Fabiana Ribeiro Souza. Daily in a rural school: a school communitys s representations. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.http://locus.ufv.br/handle/123456789/4104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2016-04-10T02:19:04Zoai:locus.ufv.br:123456789/4104Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-04-10T02:19:04LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar
Daily in a rural school: a school communitys s representations
title Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar
spellingShingle Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar
Lima, Fabiana Ribeiro Souza
Cotidiano escolar
Escola rural
Representação
Educação rural
Educação do campo
Rural school
Representations
Rural education
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
title_short Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar
title_full Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar
title_fullStr Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar
title_full_unstemmed Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar
title_sort Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar
author Lima, Fabiana Ribeiro Souza
author_facet Lima, Fabiana Ribeiro Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barletto, Marisa
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763744U6
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
http://lattes.cnpq.br/3090603419576186
Coelho, France Maria Gontijo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784228E8
Menezes Neto, Antonio Julio de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723322Z0
Barbosa, Willer Araujo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784248J4
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fabiana Ribeiro Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar
Escola rural
Representação
Educação rural
Educação do campo
Rural school
Representations
Rural education
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
topic Cotidiano escolar
Escola rural
Representação
Educação rural
Educação do campo
Rural school
Representations
Rural education
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
description Ao se problematizar a escola rural como espaço de socialização e de saberes, indagou-se, com esta pesquisa, quais seriam as especificidades dessa escola e como elas apareciam nas práticas pedagógicas nela realizadas. Em razão de serem ainda poucos os estudos sobre as escolas rurais, há expectativa de que este trabalho possa contribuir com a problematização e institucionalização acadêmica deste debate. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa foi conhecer o cotidiano escolar de uma escola rural de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, procurando caracterizar a representação desse lugar rural presente entre os diversos agentes a ela relacionados, quais sejam gestores, professores, cantineiras e auxiliares de limpeza, comunidade e estudantes. Por meio de um estudo de caso, de tipo etnográfico, procurou-se, também, analisar as práticas pedagógicas docentes e suas relações em seu dia-a-dia com o espaço rural, para assim, compreender as particularidades ou especificidades dessa escola em suas relações com o contexto local. Por meio deste estudo, a Escola Municipal de Roberts, localizada em uma área de Área de Proteção Ambiental (APA), no distrito de Bom Jardim, na cidade de Teixeiras, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi possível perceber que o rural que a circunda é pouco, ou nada, levado em consideração às práticas pedagógicas docentes. Esse rural é representado como a roça e não como um contexto sócioambiental que tem um valor por suas características próprias. Dentre outros aspectos, além da necessidade de superação de questões estruturais do funcionamento de toda a educação do município, como se pode ler no corpo da dissertação, pode-se sugerir que novos temas deveriam orientar as práticas docentes para que a escola potencializasse uma visão mais crítica sobre o rural e o contexto sócio-ambiental que circunda esta escola. Além disso, pode-se perceber que os elementos que compõe o cotidiano escolar extrapolam os muros ou a sala de aula.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-08
2009-07-01
2015-03-26T13:33:33Z
2015-03-26T13:33:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Fabiana Ribeiro Souza. Daily in a rural school: a school communitys s representations. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.
http://locus.ufv.br/handle/123456789/4104
identifier_str_mv LIMA, Fabiana Ribeiro Souza. Daily in a rural school: a school communitys s representations. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.
url http://locus.ufv.br/handle/123456789/4104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
BR
Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
Mestrado em Extensão Rural
UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
BR
Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
Mestrado em Extensão Rural
UFV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1822610581980446720