Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Jonatas Batista Costa das
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11651
Resumo: Este trabalho aborda dois problemas de roteamento de veículos de coleta e entrega com restrições de carregamento. Primeiramente foi tratado o Problema de Rotea- mento Duplo de Veículos com Múltiplas Pilhas (Double Vehicle Routing Problem with Multiple Stacks - DVRPMS). Posteriormente foi formulado e proposto o Problema de Roteamento Duplo de Veículos com Múltiplas Pilhas e Demanda Heterogênea (Double Vehicle Routing Problem with Multiple Stacks and Heterogeneous Demand - DVRPMSHD), se referindo a um caso mais realista do DVRPMS, quando os clientes têm demandas múltiplas e heterogêneas, sendo que toda a demanda de um mesmo cliente deve ser transportada por um único veículo. Em ambos os problemas, o objetivo é determinar rotas para uma frota de veículos a fim de atender a demanda de um conjunto de clientes de forma que a distância percorrida pelos veículos seja a mínima possível, respeitando algumas restrições de carregamento impostas pelas pilhas de armazenamento dos veículos. Todos os produtos localizados em uma região de coleta devem ser coletados e depois entregues em uma região de entrega pelos veículos. As regiões de coleta e entrega são largamente separadas, portanto todos os produtos devem ser carregados antes de qualquer descarregamento. O DVRPMS foi abordado principalmente por quatro métodos heurísticos, os quais foram testados em diversas instâncias e comparados aos métodos exatos e heurísticos já existentes na literatura. Os experimentos computacionais mostraram a eficiência dos algorit- mos propostos, obtendo soluções de melhor qualidade que as soluções apresentadas na literatura para a maioria dos casos de teste com baixo tempo computacional. Já o DVRPMSHD foi abordado de forma exata e heurística. Inicialmente, foi desen- volvido um método exato branch-and-price que apresentou maior eficiência quando comparado à formulação matemática também proposta para o problema. O método heurístico superou os resultados alcançados pelo branch-and-price para a maioria das instâncias de teste formuladas.
id UFV_5b0e54fbd2953bb192d1f8eef32ebc8e
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/11651
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Chagas, Jonatas Batista Costa dashttp://lattes.cnpq.br/2185647848891762Santos, André Gustavo dos2017-08-31T12:45:53Z2017-08-31T12:45:53Z2017-03-07CHAGAS, Jonatas Batista Costa das. Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11651Este trabalho aborda dois problemas de roteamento de veículos de coleta e entrega com restrições de carregamento. Primeiramente foi tratado o Problema de Rotea- mento Duplo de Veículos com Múltiplas Pilhas (Double Vehicle Routing Problem with Multiple Stacks - DVRPMS). Posteriormente foi formulado e proposto o Problema de Roteamento Duplo de Veículos com Múltiplas Pilhas e Demanda Heterogênea (Double Vehicle Routing Problem with Multiple Stacks and Heterogeneous Demand - DVRPMSHD), se referindo a um caso mais realista do DVRPMS, quando os clientes têm demandas múltiplas e heterogêneas, sendo que toda a demanda de um mesmo cliente deve ser transportada por um único veículo. Em ambos os problemas, o objetivo é determinar rotas para uma frota de veículos a fim de atender a demanda de um conjunto de clientes de forma que a distância percorrida pelos veículos seja a mínima possível, respeitando algumas restrições de carregamento impostas pelas pilhas de armazenamento dos veículos. Todos os produtos localizados em uma região de coleta devem ser coletados e depois entregues em uma região de entrega pelos veículos. As regiões de coleta e entrega são largamente separadas, portanto todos os produtos devem ser carregados antes de qualquer descarregamento. O DVRPMS foi abordado principalmente por quatro métodos heurísticos, os quais foram testados em diversas instâncias e comparados aos métodos exatos e heurísticos já existentes na literatura. Os experimentos computacionais mostraram a eficiência dos algorit- mos propostos, obtendo soluções de melhor qualidade que as soluções apresentadas na literatura para a maioria dos casos de teste com baixo tempo computacional. Já o DVRPMSHD foi abordado de forma exata e heurística. Inicialmente, foi desen- volvido um método exato branch-and-price que apresentou maior eficiência quando comparado à formulação matemática também proposta para o problema. O método heurístico superou os resultados alcançados pelo branch-and-price para a maioria das instâncias de teste formuladas.In this work we address two vehicle routing problems with pickup and delivery and loading constraints. Firstly, this work addresses the Double Vehicle Routing Pro- blem with Multiple Stacks (DVRPMS). Posteriorly we formulate and propose the Double Routing Vehicle Problem with Multiple Stacks and Heterogeneous Demand (DVRPMSHD), referring to a more realistic case of the DVRPMS in which custo- mers have multiple and heterogeneous demands and all demand of a same client must be transported by a single vehicle. In both problems, the objective is to de- termine routes for a fleet of vehicles to meet the demand of a set of customers so that the distance travelled by the vehicles is the minimum possible, respecting some loading constraints imposed by the vehicles’ storage stacks. All products located in a pickup region must be collected and then delivered to a delivery region by vehicles. The pickup and delivery regions are largely separated so that all products must be loaded before any unloading. The DVRPMS was approached mainly by four heuristic methods, which were tested in several instances and compared to the exact and heuristic methods already present in literature. The computational experiments showed the efficiency of the proposed algorithms, obtaining solutions of better quality than those presented in the literature for most of the instances and with low computational time. The DVRPMSHD was approached by an exact method and a heuristic method. Initially, the implemented branch-and-price exact method presented higher efficiency compared to the proposed mathematical formu- lation for the problem. The heuristic method overcame the results achieved by the branch-and-price for most of the created instances.porUniversidade Federal de ViçosaPesquisa operacionalOtimização combinatóriaOtimização matemáticaProgramação heurísticaLogísticaCiência da ComputaçãoAlgoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogêneaExact and heuristic algorithms for the double vehicle routing problem with multiple stacks and heterogeneous demandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de InformáticaMestre em Ciência da ComputaçãoViçosa - MG2017-03-07Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf2856120https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11651/1/texto%20completo.pdff1801ace46848b5b50cb84b2a9f19634MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11651/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3855https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11651/3/texto%20completo.pdf.jpg28b9c2973eced7508b23f5f6e2a75769MD53123456789/116512017-08-31 23:00:20.23oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-09-01T02:00:20LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea
dc.title.en.fl_str_mv Exact and heuristic algorithms for the double vehicle routing problem with multiple stacks and heterogeneous demand
title Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea
spellingShingle Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea
Chagas, Jonatas Batista Costa das
Pesquisa operacional
Otimização combinatória
Otimização matemática
Programação heurística
Logística
Ciência da Computação
title_short Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea
title_full Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea
title_fullStr Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea
title_full_unstemmed Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea
title_sort Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea
author Chagas, Jonatas Batista Costa das
author_facet Chagas, Jonatas Batista Costa das
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2185647848891762
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Jonatas Batista Costa das
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, André Gustavo dos
contributor_str_mv Santos, André Gustavo dos
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Pesquisa operacional
Otimização combinatória
Otimização matemática
Programação heurística
Logística
topic Pesquisa operacional
Otimização combinatória
Otimização matemática
Programação heurística
Logística
Ciência da Computação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciência da Computação
description Este trabalho aborda dois problemas de roteamento de veículos de coleta e entrega com restrições de carregamento. Primeiramente foi tratado o Problema de Rotea- mento Duplo de Veículos com Múltiplas Pilhas (Double Vehicle Routing Problem with Multiple Stacks - DVRPMS). Posteriormente foi formulado e proposto o Problema de Roteamento Duplo de Veículos com Múltiplas Pilhas e Demanda Heterogênea (Double Vehicle Routing Problem with Multiple Stacks and Heterogeneous Demand - DVRPMSHD), se referindo a um caso mais realista do DVRPMS, quando os clientes têm demandas múltiplas e heterogêneas, sendo que toda a demanda de um mesmo cliente deve ser transportada por um único veículo. Em ambos os problemas, o objetivo é determinar rotas para uma frota de veículos a fim de atender a demanda de um conjunto de clientes de forma que a distância percorrida pelos veículos seja a mínima possível, respeitando algumas restrições de carregamento impostas pelas pilhas de armazenamento dos veículos. Todos os produtos localizados em uma região de coleta devem ser coletados e depois entregues em uma região de entrega pelos veículos. As regiões de coleta e entrega são largamente separadas, portanto todos os produtos devem ser carregados antes de qualquer descarregamento. O DVRPMS foi abordado principalmente por quatro métodos heurísticos, os quais foram testados em diversas instâncias e comparados aos métodos exatos e heurísticos já existentes na literatura. Os experimentos computacionais mostraram a eficiência dos algorit- mos propostos, obtendo soluções de melhor qualidade que as soluções apresentadas na literatura para a maioria dos casos de teste com baixo tempo computacional. Já o DVRPMSHD foi abordado de forma exata e heurística. Inicialmente, foi desen- volvido um método exato branch-and-price que apresentou maior eficiência quando comparado à formulação matemática também proposta para o problema. O método heurístico superou os resultados alcançados pelo branch-and-price para a maioria das instâncias de teste formuladas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-31T12:45:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-31T12:45:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAGAS, Jonatas Batista Costa das. Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11651
identifier_str_mv CHAGAS, Jonatas Batista Costa das. Algoritmos exatos e heurísticos para o problema de roteamento duplo de veículos com múltiplas pilhas e demanda heterogênea. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
url http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11651/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11651/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/11651/3/texto%20completo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1801ace46848b5b50cb84b2a9f19634
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
28b9c2973eced7508b23f5f6e2a75769
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212982792814592