Tradições culinárias, gênero e geração no turismo cultural de dois distritos de Ouro Preto - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Virgínia Arlinda da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28813
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.140
Resumo: Na presente tese, analisamos alguns elementos da cultura ouro-pretana tendo como lente prioritária as tradições culinárias. Em meio aos momentos festivos que envolvem essas tradições, abordamos os fatores que influenciam a permanência, a ressignificação e, ou, o abandono das tradições culinárias dos distritos de São Bartolomeu e Santo Antônio do Salto - Ouro Preto – MG, ambos inseridos em um campo heterogêneo e contemporâneo de turismo cultural. Para tanto, discutimos sobre as relações de gênero e geração que se destacam como elementos capazes de impactar as tradições culinárias. Por meio de uma descrição densa, de inspiração etnográfica, analisamos esses eventos sob a perspectiva dos rituais que ajudam na compreensão das interações sociais, no intuito de apreender o contexto em que são proferidos os discursos dos organizadores/promotores dos festivais culinários e dos turistas acerca da vivência das tradições culinárias. Adotamos pressupostos teóricos da vertente culturalista, para a qual é dada ênfase ao estudo, realizando a descrição dos comportamentos humanos definidos a partir da cultura em que os sujeitos estão inseridos, que lhes permitem vivenciar seu meio ambiente e relacionar-se com seus semelhantes. Sobretudo, abordamos os termos circunscritos nas representações que os sujeitos realizam em seu cotidiano, cuja comida desempenha papel de destaque. Na culinária, os ritos, assim como as interações cotidianas, constituem importantes recursos para salvaguardar e promover a manutenção dos saberes e fazeres regionais. Como resultados, entendemos que as tradições culinárias são constantemente ressignificadas, fazendo sentido para os grupos que as reafirmam, ao mesmo tempo em que são manipuladas no bojo da reconstrução permanente do “tradicional e típico” mineiro. As mudanças provocadas pela atividade turística não afetam somente as tradições, se propagando por outras instâncias, como a relação estabelecida entre os autóctones e os visitantes, entre os realizadores dos festivais e, até mesmo, entre os membros das famílias, ao inserirem elementos novos à dinâmica familiar e grupal. As diferenças que abrangem a distribuição de tarefas no festival se reverberam no cotidiano dos dois grupos estudados, sendo as assimetrias mais nítidas em Santo Antônio do Salto, onde a formação do grupo dos organizadores/promotores do festival é totalmente feminina. A presença masculina se restringiu às atividades acessórias ao evento, as quais demandavam, mormente, força física, a exemplo da montagem do palco, da produção das barracas, da confecção dos fogões a lenha, e do transporte das comidas para o local de comercialização. Percebemos, também, uma divisão de tarefas pautada nas relações de gênero entre os membros da própria família. Em São Bartolomeu, as assimetrias e os padrões de comportamento foram estruturados de forma mais fluida, embora existam as marcas características dos lugares historicamente delegados a cada gênero. A dinâmica familiar e cotidiana incorpora elementos que não foram vistos na realidade de Santo Antônio do Salto, como práticas culinárias exercidas por homens no cotidiano, bem como a comercialização de bebidas exercida por mulheres. Essas manifestações, embora representem avanços quando pensamos na igualdade de gêneros, ainda são muito incipientes, dado o rico e variado contexto cultural presente na realidade ouro-pretana. A cidade está entre os 65 destinos turísticos mais importantes do país, e conta com consagrados eventos culturais, como a Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop) e o Festival de Inverno, com shows musicais e teatrais. Assim, a divisão sexual do trabalho, nas duas realidades estudadas, ainda evidencia a separação e a hierarquização das atividades desenvolvidas por homens e mulheres. Quanto aos aspectos inerentes à transmissão geracional da tradição culinária, concluímos que existe uma interconexão entre a tradição e a modernidade. Se, por um lado, a população mais envelhecida e o contexto turístico em que ela é inserida buscam fortalecer as tradições, por outro, a industrialização, a urbanização e o êxodo rural, principalmente dos mais jovens, põem em risco a manutenção das culturas locais em detrimento da padronização alimentar. Desse modo, concluímos que as tradições culinárias são ressignificadas nos dois contextos de pesquisa, sendo a tradição e a modernidade conectadas e fundidas, afetando de formas diferenciadas cada um dos dois grupos pesquisados. Contudo, notamos, em ambos, a forte essência da cultura tradicional mineira de servir mesas fartas, ancorada na hospitalidade e na simplicidade dos sujeitos e de suas preparações. Palavras-chave: Tradição culinária. Turismo cultural. Gênero. Geração.
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spelling Miranda, Edna LopesCardoso, Virgínia Arlinda da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2820374050218723Farias, Rita de Cássia Pereira2022-04-06T14:27:20Z2022-04-06T14:27:20Z2021-07-20CARDOSO, Virgínia Arlinda da Silva. Tradições culinárias, gênero e geração no turismo cultural de dois distritos de Ouro Preto - MG. 2021. 205 f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.https://locus.ufv.br//handle/123456789/28813https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.140Na presente tese, analisamos alguns elementos da cultura ouro-pretana tendo como lente prioritária as tradições culinárias. Em meio aos momentos festivos que envolvem essas tradições, abordamos os fatores que influenciam a permanência, a ressignificação e, ou, o abandono das tradições culinárias dos distritos de São Bartolomeu e Santo Antônio do Salto - Ouro Preto – MG, ambos inseridos em um campo heterogêneo e contemporâneo de turismo cultural. Para tanto, discutimos sobre as relações de gênero e geração que se destacam como elementos capazes de impactar as tradições culinárias. Por meio de uma descrição densa, de inspiração etnográfica, analisamos esses eventos sob a perspectiva dos rituais que ajudam na compreensão das interações sociais, no intuito de apreender o contexto em que são proferidos os discursos dos organizadores/promotores dos festivais culinários e dos turistas acerca da vivência das tradições culinárias. Adotamos pressupostos teóricos da vertente culturalista, para a qual é dada ênfase ao estudo, realizando a descrição dos comportamentos humanos definidos a partir da cultura em que os sujeitos estão inseridos, que lhes permitem vivenciar seu meio ambiente e relacionar-se com seus semelhantes. Sobretudo, abordamos os termos circunscritos nas representações que os sujeitos realizam em seu cotidiano, cuja comida desempenha papel de destaque. Na culinária, os ritos, assim como as interações cotidianas, constituem importantes recursos para salvaguardar e promover a manutenção dos saberes e fazeres regionais. Como resultados, entendemos que as tradições culinárias são constantemente ressignificadas, fazendo sentido para os grupos que as reafirmam, ao mesmo tempo em que são manipuladas no bojo da reconstrução permanente do “tradicional e típico” mineiro. As mudanças provocadas pela atividade turística não afetam somente as tradições, se propagando por outras instâncias, como a relação estabelecida entre os autóctones e os visitantes, entre os realizadores dos festivais e, até mesmo, entre os membros das famílias, ao inserirem elementos novos à dinâmica familiar e grupal. As diferenças que abrangem a distribuição de tarefas no festival se reverberam no cotidiano dos dois grupos estudados, sendo as assimetrias mais nítidas em Santo Antônio do Salto, onde a formação do grupo dos organizadores/promotores do festival é totalmente feminina. A presença masculina se restringiu às atividades acessórias ao evento, as quais demandavam, mormente, força física, a exemplo da montagem do palco, da produção das barracas, da confecção dos fogões a lenha, e do transporte das comidas para o local de comercialização. Percebemos, também, uma divisão de tarefas pautada nas relações de gênero entre os membros da própria família. Em São Bartolomeu, as assimetrias e os padrões de comportamento foram estruturados de forma mais fluida, embora existam as marcas características dos lugares historicamente delegados a cada gênero. A dinâmica familiar e cotidiana incorpora elementos que não foram vistos na realidade de Santo Antônio do Salto, como práticas culinárias exercidas por homens no cotidiano, bem como a comercialização de bebidas exercida por mulheres. Essas manifestações, embora representem avanços quando pensamos na igualdade de gêneros, ainda são muito incipientes, dado o rico e variado contexto cultural presente na realidade ouro-pretana. A cidade está entre os 65 destinos turísticos mais importantes do país, e conta com consagrados eventos culturais, como a Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop) e o Festival de Inverno, com shows musicais e teatrais. Assim, a divisão sexual do trabalho, nas duas realidades estudadas, ainda evidencia a separação e a hierarquização das atividades desenvolvidas por homens e mulheres. Quanto aos aspectos inerentes à transmissão geracional da tradição culinária, concluímos que existe uma interconexão entre a tradição e a modernidade. Se, por um lado, a população mais envelhecida e o contexto turístico em que ela é inserida buscam fortalecer as tradições, por outro, a industrialização, a urbanização e o êxodo rural, principalmente dos mais jovens, põem em risco a manutenção das culturas locais em detrimento da padronização alimentar. Desse modo, concluímos que as tradições culinárias são ressignificadas nos dois contextos de pesquisa, sendo a tradição e a modernidade conectadas e fundidas, afetando de formas diferenciadas cada um dos dois grupos pesquisados. Contudo, notamos, em ambos, a forte essência da cultura tradicional mineira de servir mesas fartas, ancorada na hospitalidade e na simplicidade dos sujeitos e de suas preparações. Palavras-chave: Tradição culinária. Turismo cultural. Gênero. Geração.In this thesis, we analyze the some elements of the Ouro Preto culture with culinary traditions as a priority lens. Amidst the festive moments involving these traditions, we address the factors that influence the permanence, the redefinition and/or the abandonment of the culinary traditions of the districts of São Bartolomeu and Santo Antônio do Salto - Ouro Preto - MG, both inserted in a field heterogeneous and contemporary cultural tourism. Therefore, we discuss gender relations and generation that stand out as elements capable of impacting culinary traditions. Through a dense, ethnographic-inspired description, we analyze these events from the perspective of rituals that help to understand social interactions, in order to grasp the context in which the discourses of the organizers/promoters of culinary festivals and tourists about the experience of culinary traditions. Theoretical assumptions are adopted from the culturalist perspective, to which emphasis is placed on the study, performing the description of human behaviors defined from the culture in which the subjects are inserted, which allow them to experience their environment and relate up with your fellow men. Above all, we address the terms circumscribed in the representations that the subjects carry out in their daily lives, whose food plays a prominent role. In cooking, rites, as well as daily interactions, are important resources to safeguard and promote the maintenance of regional knowledge and practices. As a result, we understand that culinary traditions are constantly re-signified, making sense to the groups that reaffirm them, at the same time that they are manipulated in the midst of the permanent reconstruction of the “traditional and typical” from Minas Gerais. The changes brought about by tourist activity do not only affect traditions, spreading to other instances, such as the relationship established between the natives and visitors, between festival organizers and even between family members, by inserting new elements into the family and group dynamics. The differences that cover the distribution of tasks at the festival reverberate in the daily lives of the two groups studied, with the sharpest asymmetries being in Santo Antônio do Salto, where the formation of the group of organizers/promoters of the festival is entirely female. The male presence was restricted to activities incidental to the event, which mainly required physical strength, such as setting up the stage, producing tents, making wood stoves, and transporting food to the place of sale. We also noticed a division of tasks based on gender relations between members of the family itself. In São Bartolomeu, asymmetries and patterns of behavior were structured in a more fluid way, although there are characteristic marks of places historically delegated to each genre. The family and everyday dynamics incorporate elements that were not seen in the reality of Santo Antônio do Salto, such as culinary practices performed by men in everyday life, as well as the sale of beverages performed by women. These manifestations, although they represent advances when we think about gender equality, are still very incipient, given the rich and varied cultural context present in the Ouro Preto reality. The city is among the 65 most important tourist destinations in the country, and has renowned cultural events, such as the Ouro Preto Film Festival (Cineop) and the Winter Festival, with musical and theatrical shows. Thus, the sexual division of work, in the two realities studied, still shows the separation and hierarchy of activities performed by men and women. As for the aspects inherent to the generational transmission of culinary tradition, we conclude that there is an interconnection between tradition and modernity. If, on the one hand, the aging population and the tourist context in which it is inserted seek to strengthen traditions, on the other hand, industrialization, urbanization and the rural exodus, especially of the younger ones, put the maintenance of local cultures at risk to the detriment of food standardization. Thus, we conclude that culinary traditions are resignified in the two research contexts, with tradition and modernity being connected and fused, affecting each of the two researched groups in different ways. However, we noticed, in both, the strong essence of the traditional Minas Gerais culture of serving large tables, anchored in the hospitality and simplicity of the subjects and their preparations. Keywords: Culinary tradition. Cultural tourism. Gender. Generation.porUniversidade Federal de ViçosaCulinária brasileira - Minas GeraisTurismo cultural - Ouro Preto (MG)Turismo e gastronomia - Ouro Preto (MG)Identidade de gênero no ambiente de trabalhoEconomia DomésticaTradições culinárias, gênero e geração no turismo cultural de dois distritos de Ouro Preto - MGCulinary traditions, gender and generation in cultural tourism in two districts of Ouro Preto - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Economia DomésticaDoutor em Economia DomésticaViçosa - MG2021-07-20Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf2683832https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28813/1/texto%20completo.pdfe566f53ade670a59e766f8b216492cf5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28813/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/288132022-04-06 11:27:57.995oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452022-04-06T14:27:57LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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