Uma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tv

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Mônica Santos de Souza
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6vol4-2.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12998
Resumo: Neste artigo, pretende-se apresentar uma proposta de uma publicidade de televisão sob o ponto de vista de sua organização argumentativa. O objetivo é, primeiramente, mostrar a possibilidade de um estudo argumentativo desse tipo de discurso, abordando não só os procedimentos semânticos e discursivos, mas também a chamada “argumentação icônica”. Pretende-se, ainda, interpretar os imaginários sociodiscursivos ligados à imagem feminina no corpus analisado.
id UFV_78bc4f158cdd85dc1416d404f82ebd2e
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/12998
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Melo, Mônica Santos de Souza2017-11-13T17:23:50Z2017-11-13T17:23:50Z2004-122236-5176http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6vol4-2.pdfhttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12998Neste artigo, pretende-se apresentar uma proposta de uma publicidade de televisão sob o ponto de vista de sua organização argumentativa. O objetivo é, primeiramente, mostrar a possibilidade de um estudo argumentativo desse tipo de discurso, abordando não só os procedimentos semânticos e discursivos, mas também a chamada “argumentação icônica”. Pretende-se, ainda, interpretar os imaginários sociodiscursivos ligados à imagem feminina no corpus analisado.porRevista de Ciências Humanasv.4, n.2, p.119-126, dez. 2004PublicidadeTelevisãoDiscursoGêneroUma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tvinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo6vol4-2.pdfartigo6vol4-2.pdftexto completoapplication/pdf119326https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/12998/1/artigo6vol4-2.pdf7ac00128035f71e12b074d763ade318bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/12998/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo6vol4-2.pdf.jpgartigo6vol4-2.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3618https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/12998/3/artigo6vol4-2.pdf.jpgf3908d9883478522926a85846de3e227MD53123456789/129982017-11-13 22:00:38.008oai:locus.ufv.br:123456789/12998Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-11-14T01:00:38LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Uma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tv
title Uma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tv
spellingShingle Uma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tv
Melo, Mônica Santos de Souza
Publicidade
Televisão
Discurso
Gênero
title_short Uma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tv
title_full Uma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tv
title_fullStr Uma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tv
title_full_unstemmed Uma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tv
title_sort Uma concepção dialógica e pragmática da argumentação em publicidades de tv
author Melo, Mônica Santos de Souza
author_facet Melo, Mônica Santos de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Mônica Santos de Souza
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Publicidade
Televisão
Discurso
Gênero
topic Publicidade
Televisão
Discurso
Gênero
description Neste artigo, pretende-se apresentar uma proposta de uma publicidade de televisão sob o ponto de vista de sua organização argumentativa. O objetivo é, primeiramente, mostrar a possibilidade de um estudo argumentativo desse tipo de discurso, abordando não só os procedimentos semânticos e discursivos, mas também a chamada “argumentação icônica”. Pretende-se, ainda, interpretar os imaginários sociodiscursivos ligados à imagem feminina no corpus analisado.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-13T17:23:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-13T17:23:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6vol4-2.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12998
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2236-5176
identifier_str_mv 2236-5176
url http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6vol4-2.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v.4, n.2, p.119-126, dez. 2004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/12998/1/artigo6vol4-2.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/12998/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/12998/3/artigo6vol4-2.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ac00128035f71e12b074d763ade318b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
f3908d9883478522926a85846de3e227
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801213131422171136