Deficiência intelectual e autismo: critérios para uma observação da arquitetura escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Débora Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Abdalla, José Gustavo Francis, Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6062
http://dx.doi.org/10.18540/2176-4549.6062
Resumo: Trabalho apresentado no IV Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, Viçosa - UFV, 2015
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spelling Deficiência intelectual e autismo: critérios para uma observação da arquitetura escolarArquitetura EscolarEducação InclusivaDeficiência IntelectualProjeto de Arquitetuta e UrbanismoTrabalho apresentado no IV Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, Viçosa - UFV, 2015O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão que aborda a importância dos ambientes escolares no cotidiano de alunos com deficiência intelectual ou transtornos invasivos de desenvolvimento (popularmente conhecido como autismo). Também visa compreender como a arquitetura pode facilitar a inclusão escolar, educação e bem estar destes indivíduos. É uma pesquisa teórica de construção de critérios de projeto considerando-se os parâmetros de espaços de vivência nos ambientes escolares e a literatura de referência sobre o assunto, sendo parte de uma dissertação de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Por um lado, o artigo parte do princípio de que a Convenção sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, assegura um sistema de educação inclusiva em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social do deficiente. Também a atual Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), assegura a todos os alunos com deficiências, o direito de matrícula em escolas regulares, e declara como um de seus objetivos garantir a acessibilidade em todas as esferas. Por outro lado, o consequente aumento no número de matrículas na educação inclusiva nas escolas fundamentais coloca para as instituições a necessidade de adaptações físicas nos ambientes escolares. Não obstante a deficiência intelectual seja uma constante nas escolas, entende-se que a resposta espacial para a necessidade requer cuidados ainda não observados nos códigos e diretrizes de projetos de construção, o que não quer dizer a ABNT 9050/2004. Como contribuição, pode-se sistematizar um conjunto de critérios de projeto para ambientes escolares que recebem alunos com deficiência intelectual e transtornos invasivos do desenvolvimento. Tais critérios podem apontar para diretrizes no desenvolvimento de projetos de arquitetura, reformas e adaptações que tornem os ambientes escolares menos restritivos.The aim of this paper is to present a reflection about the importance of school environments in daily for students with intellectual disabilities or pervasive developmental disorders (popularly known as autism). It also aims to understand how the architecture can facilitate school inclusion, education and well being of these individuals. It is a theoretical research that builds design criteria considering the living spaces of parameters in school environments and the reference literature on the subject. It is part of a master's thesis that is under development at the Postgraduate Program in Built Environment at Federal University of Juiz de Fora - UFJF. On the one hand, the article assumes that the Convention on the Rights of Persons with Disabilities, adopted by the UN in 2006, ensuring an inclusive education system in environments that maximize academic and social development of the disabled person. Also the current National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) ensures all students with disabilities, the right to enrollment in regular schools, and states as one of its objectives ensure accessibility in all spheres. On the other hand, the resulting increase in the number of enrollments in inclusive education in primary schools places for institutions the need for physical adaptations in school environments. Despite the intellectual disability is a constant in schools means that the spatial response to the need requires care not observed in codes and guidelines of construction projects, which is not to say ABNT 9050/2004. As a contribution, you can systematize a set of design criteria for school environments that accept students with intellectual disabilities and pervasive developmental disorders. Such criteria may point to guidelines in the development of architectural projects, renovations and adaptations that make them less restrictive school environments.Universidade Federal de Viçosa2015-08-12T14:51:43Z2015-08-12T14:51:43Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject12 páginasapplication/pdfCRUZ, Débora Rodrigues; ABDALLA, José Gustavo Francis; ANTUNES, Katiuscia Cristina Vargas. Deficiência intelectual e autismo: critérios para uma observação da arquitetura escolar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, SBPQ. 2015, Viçosa-MG. Anais... Viçosa-MG: UFV, 2015.2176-4549http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6062http://dx.doi.org/10.18540/2176-4549.6062porCruz, Débora RodriguesAbdalla, José Gustavo FrancisAntunes, Katiuscia Cristina Vargasreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-11T02:16:03Zoai:locus.ufv.br:123456789/6062Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-04-11T02:16:03LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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