Análise técnica, econômica e socioambiental da manutenção de estradas não pavimentadas utilizando o Digital Twin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrivabeni, Breno Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28920
Resumo: Devido à indiscutível importância estratégica da infraestrutura rodoviária, a qualidade das estradas torna-se atualmente um objetivo urgente, especialmente em se tratando de estradas florestais. Pelo fato de não possuírem uma camada selante, tais vias tornam-se mais susceptíveis aos efeitos de degradação e inviabilização do tráfego, requerendo maior atenção em sua construção e manutenção. O objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho das práticas de manutenção de estradas não pavimentadas no âmbito técnico, econômico e socioambiental, evidenciando as melhores propostas a nível de projeto. Buscou-se também discutir a associação do software HDM-4 (Highway Development & Management) ao conceito de Digital Twin na gestão de vias em empreendimentos florestais. As análises se basearam na configuração do sistema HDM-4 com dados de entrada de interesse, os quais consideraram características da rede viária estudada, do tipo de veículo utilizado e de padrões de manutenção a serem adotados nas vias alvo. A associação dessas informações permitiu a formação de cenários, os quais consideraram a reposição e a não reposição de cascalho sobre as vias como metodologia de estudo. Os panoramas mais viáveis técnica, econômica e ambientalmente foram selecionados para simulação no software Simio, visando a obtenção de modelos virtuais representativos do projeto físico, característicos do conceito de Digital Twin. O cenário mais eficaz ao não se considerar a reposição de cascalho foi o de subleito cascalhoso, situado em clima tropical, com vias planas de 90 km de distância, espessura inicial de 175 mm de cascalho, alta intensidade de tráfego e submetidas a manutenções de alto nível a cada 30 dias. Ao se considerar a reposição, o panorama ideal foi o de subleito cascalhoso, situado em clima temperado, com vias onduladas de 30 km de distância, espessura inicial de 175 mm de cascalho, alta intensidade de tráfego e também submetidas a manutenções de alto nível a cada 30 dias. A adoção da alta manutenção apresentou- se como a mais viável por maximizar a qualidade das vias e proporcionar melhores benefícios líquidos totais, menores índices de emissão de gases, consumo mais baixo de combustível e pneus e suficiente condição do pavimento ao final do projeto. O nívelde manutenção adotado nas estradas, com e sem reposição de cascalho, apresentou impacto direto na frota necessária, sendo exigido às vias submetidas à baixa intervenção um número maior de veículos para suprimento da demanda. A simulação de tempo e movimento se mostrou satisfatória no cenário de interesse, tendo sido possível a definição da escala diária de trabalho, formação de turnos e cumprimento da carga horária exigida, em conformidade com os padrões almejados. A união do software HDM-4 como Sistema de Gerência de Pavimentos ao software Simio como ferramenta de simulação de Gêmeos Digitais, pode perfeitamente fundamentar a tomada de decisões no que tange às rodovias, em especial às estradas não pavimentadas. Trabalhos como este são de grande importância para se definir os efeitos das práticas de manutenção na qualidade das vias e sobretudo na gestão do transporte florestal. Palavras-chave: Gêmeo Digital. Estrada não pavimentada. HDM-4.
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spelling Gomes, Raiane R. MachadoArrivabeni, Breno Santoshttp://lattes.cnpq.br/7670757189175389Machado, Carlos Cardoso2022-05-09T17:31:32Z2022-05-09T17:31:32Z2021-01-29ARRIVABENI, Breno Santos. Análise técnica, econômica e socioambiental da manutenção de estradas não pavimentadas utilizando o Digital Twin. 2021. 110 f. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.https://locus.ufv.br//handle/123456789/28920Devido à indiscutível importância estratégica da infraestrutura rodoviária, a qualidade das estradas torna-se atualmente um objetivo urgente, especialmente em se tratando de estradas florestais. Pelo fato de não possuírem uma camada selante, tais vias tornam-se mais susceptíveis aos efeitos de degradação e inviabilização do tráfego, requerendo maior atenção em sua construção e manutenção. O objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho das práticas de manutenção de estradas não pavimentadas no âmbito técnico, econômico e socioambiental, evidenciando as melhores propostas a nível de projeto. Buscou-se também discutir a associação do software HDM-4 (Highway Development & Management) ao conceito de Digital Twin na gestão de vias em empreendimentos florestais. As análises se basearam na configuração do sistema HDM-4 com dados de entrada de interesse, os quais consideraram características da rede viária estudada, do tipo de veículo utilizado e de padrões de manutenção a serem adotados nas vias alvo. A associação dessas informações permitiu a formação de cenários, os quais consideraram a reposição e a não reposição de cascalho sobre as vias como metodologia de estudo. Os panoramas mais viáveis técnica, econômica e ambientalmente foram selecionados para simulação no software Simio, visando a obtenção de modelos virtuais representativos do projeto físico, característicos do conceito de Digital Twin. O cenário mais eficaz ao não se considerar a reposição de cascalho foi o de subleito cascalhoso, situado em clima tropical, com vias planas de 90 km de distância, espessura inicial de 175 mm de cascalho, alta intensidade de tráfego e submetidas a manutenções de alto nível a cada 30 dias. Ao se considerar a reposição, o panorama ideal foi o de subleito cascalhoso, situado em clima temperado, com vias onduladas de 30 km de distância, espessura inicial de 175 mm de cascalho, alta intensidade de tráfego e também submetidas a manutenções de alto nível a cada 30 dias. A adoção da alta manutenção apresentou- se como a mais viável por maximizar a qualidade das vias e proporcionar melhores benefícios líquidos totais, menores índices de emissão de gases, consumo mais baixo de combustível e pneus e suficiente condição do pavimento ao final do projeto. O nívelde manutenção adotado nas estradas, com e sem reposição de cascalho, apresentou impacto direto na frota necessária, sendo exigido às vias submetidas à baixa intervenção um número maior de veículos para suprimento da demanda. A simulação de tempo e movimento se mostrou satisfatória no cenário de interesse, tendo sido possível a definição da escala diária de trabalho, formação de turnos e cumprimento da carga horária exigida, em conformidade com os padrões almejados. A união do software HDM-4 como Sistema de Gerência de Pavimentos ao software Simio como ferramenta de simulação de Gêmeos Digitais, pode perfeitamente fundamentar a tomada de decisões no que tange às rodovias, em especial às estradas não pavimentadas. Trabalhos como este são de grande importância para se definir os efeitos das práticas de manutenção na qualidade das vias e sobretudo na gestão do transporte florestal. Palavras-chave: Gêmeo Digital. Estrada não pavimentada. HDM-4.Roads bear undeniable strategic importance to highway infrastructure; thus, their quality is an imperative matter, especially when it comes to forest roads. As they do not have a sealant coating, forest roads are more susceptible to degradation and traffic obstruction, requiring a better construction and maintenance attention. This study aimed to assess the performance of maintenance practices carried out on unpaved roads in technical, economic, and socio-environmental scopes, and to show the best project proposals. Another objective was to discuss the association of the software HDM-4 (Highway Development & Management) with the Digital Twin concept for managing roads in forest enterprises. The analyses consisted of inputting the HDM-4 system with the data of interest, which considered characteristics of the studied road network, the type of used vehicle, and the maintenance standards to be adopted on the target roads. The association of this information made it possible to envision scenarios that consider either the replacement or non-replacement of gravel materials on the roads as a methodology. The most technically, economically, and environmentally viable panoramas were selected for simulation in the software Simio, aiming at obtaining virtual models representative of the physical project, characteristic of the Digital Twin concept. The most effective scenario, disregarding gravel surface materials replacement, was that with under-bed gravel, located in a tropical climate, with flat 90 kilometers long roads, an initial thickness of 175 mm of gravel surface, high traffic volume, and subjected to high-level maintenance at 30-day intervals. When considering the replacement, the ideal scenario was that with under-bed gravel, situated in a temperate climate, with wavy 30 kilometers long roads, an initial thickness of 175 mm of gravel, high traffic intensity, and also submitted to high-level maintenance every 30 days. High-level maintenance was the best option for maximizing the quality of the roads and providing the best total net benefit, lowest gas emission rates, least fuel and tire consumption, and an adequate pavement condition by the end of the project. The maintenance level adopted on the roads (with and without gravel replacement) directly impacted the required transportation fleet, withthe roads that underwent less intervention necessitating more vehicles to supply the demand. Both time and movement simulations proved to be satisfactory for the scenario of interest, making it possible to define daily working routines and shift schedules and fulfill the required workload, in accordance with the proposed standards. The combination of the software HDM-4 (as a Pavement Management System) and Simio (as a Digital Twin simulation tool) can be used for decision-making on roads, remarkably the unpaved ones. Studies like the present one is crucial to define the effects of maintenance practices on the quality of roads and overall forest transportation management. Keywords: Digital Twin. Unpaved road. HDM-4.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaEstradas - Manutenção e reparosHighway Development and Management (Software)Manejo FlorestalAnálise técnica, econômica e socioambiental da manutenção de estradas não pavimentadas utilizando o Digital TwinTechnical, economical and socio-environmental analysis of the unpaved roads maintenance using Digital Twininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Engenharia FlorestalDoutor em Ciência FlorestalViçosa - MG2021-01-29Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf2218927https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28920/1/texto%20completo.pdf3ea22caf013b9c8ab4c8e2f4623a60e5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28920/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/289202022-05-09 14:34:31.078oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452022-05-09T17:34:31LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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