Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Juliana de Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26826
Resumo: O Brasil possui um sistema rodoviário de transporte envelhecido, cuja crescente demanda de tráfego pesado tem conduzido à acelerada degradação dos pavimentos, os quais, na maioria dos casos, possuem camadas asfálticas compostas por misturas asfálticas convencionais. Diante disso, o objetivo desse estudo foi investigar misturas asfálticas com desempenho estrutural capaz de retardar o aparecimento das principais patologias verificadas nos revestimentos asfálticos brasileiros, visando maior durabilidade dos pavimentos. Primeiramente, o efeito da impregnação do geotêxtil foi avaliado no comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas por esse geossintético. Estas misturas asfálticas foram dosadas pelo método Marshall, empregando-se o ligante asfáltico CAP 50/70 para a mistura asfáltica e a impregnação. As faixas granulométricas “B” e “C” da especificação ES 031 do DNIT foram destinadas a compor a camada de revestimento asfáltico, simultaneamente (capa asfáltica e binder, respectivamente). Assim sendo, os parâmetros mecânicos derivados dos ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral e Estabilidade Marshall foram analisados a fim de definir a condição de impregnação mais adequada para a mistura asfáltica composta reforçada. A configuração de impregnação em que o geotêxtil recebeu a pintura de ligação somente na face superior apresentou desempenho estrutural satisfatório, provavelmente devido à aderência mobilizada na interface reforço-camada superior do revestimento composto. A partir dessa configuração de impregnação, o desempenho estrutural da camada de revestimento asfáltico foi quantificado por meio de análises complementares do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil impregnado. Os parâmetros mecânicos empregados para a referida análise foram derivados dos ensaios de Estabilidade Marshall, Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT), Módulo de Resiliência (MR), Vida de Fadiga (VF) e Creep Estático. Constatou-se, experimentalmente, a capacidade do reforço geossintético de incrementar as propriedades mecânicas pesquisadas. Para as propriedades decorrentes de solicitações estáticas, os resultados indicaram ganhos percentuais médios de 48% e 22% para a Estabilidade Marshall e a RT, respectivamente. A suscetibilidade à deformação permanente da mistura asfáltica compactada foi reduzida com a inserção do reforço. Para as propriedades dinâmicas, o MR foi incrementado de 56%, assim como a VF das misturas reforçadas. Por fim, a sensibilidade estrutural das misturas asfálticas reforçadas e não reforçadas com geotêxtil, considerando-se as propriedades mecânicas previamente determinadas, foi avaliada por meio de análises empírico- mecanísticas. Essas análises permitiram estimar o eventual efeito das propriedades mecânicas no desempenho estrutural do pavimento empregado. Para essa análise estrutural proposta, utilizou-se o software me-PADS (Mechanistic-Empirical Pavement Analysis and Design Software), adotando-se um modelo estrutural com quatro camadas: revestimento, base, reforço do subleito e subleito. Cada combinação estrutural foi solicitada por um eixo simples de rodas duplas (ESRD), variando-se o carregamento por eixo (80 kN, 98 kN e 118 kN) e também os níveis de pressão de enchimento dos pneus (563 kPa, 633 kPa e 703 kPa). Realizada a análise estrutural de todos os dados de interesse no software me-PADS, verificou-se que a inserção do elemento de reforço no revestimento asfáltico, ao proporcionar acréscimos de rigidez à camada asfáltica, trouxe, como consequência, menores magnitudes de deflexões verticais recuperáveis na superfície da camada, maior capacidade de suporte a cargas repetidas (maior Vida de Fadiga), porém propiciou altas tensões horizontais de tração concentradas em suas fibras inferiores. Os resultados evidenciam o potencial técnico da mistura asfáltica reforçada em suprir as necessidades estruturais da camada de revestimento asfáltico diante das solicitações impostas pelo tráfego e em prolongar o período de vida útil do pavimento asfáltico.
id UFV_9388bb75a35964a10e3acd8e1547481d
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/26826
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Lima, Dario Cardoso deSilva, Taciano Oliveira daRezende, Juliana de Paulahttp://lattes.cnpq.br/4269607772843539Pitanga, Heraldo Nunes2019-09-03T14:47:50Z2019-09-03T14:47:50Z2019-02-28REZENDE, Juliana de Paula. Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.https://locus.ufv.br//handle/123456789/26826O Brasil possui um sistema rodoviário de transporte envelhecido, cuja crescente demanda de tráfego pesado tem conduzido à acelerada degradação dos pavimentos, os quais, na maioria dos casos, possuem camadas asfálticas compostas por misturas asfálticas convencionais. Diante disso, o objetivo desse estudo foi investigar misturas asfálticas com desempenho estrutural capaz de retardar o aparecimento das principais patologias verificadas nos revestimentos asfálticos brasileiros, visando maior durabilidade dos pavimentos. Primeiramente, o efeito da impregnação do geotêxtil foi avaliado no comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas por esse geossintético. Estas misturas asfálticas foram dosadas pelo método Marshall, empregando-se o ligante asfáltico CAP 50/70 para a mistura asfáltica e a impregnação. As faixas granulométricas “B” e “C” da especificação ES 031 do DNIT foram destinadas a compor a camada de revestimento asfáltico, simultaneamente (capa asfáltica e binder, respectivamente). Assim sendo, os parâmetros mecânicos derivados dos ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral e Estabilidade Marshall foram analisados a fim de definir a condição de impregnação mais adequada para a mistura asfáltica composta reforçada. A configuração de impregnação em que o geotêxtil recebeu a pintura de ligação somente na face superior apresentou desempenho estrutural satisfatório, provavelmente devido à aderência mobilizada na interface reforço-camada superior do revestimento composto. A partir dessa configuração de impregnação, o desempenho estrutural da camada de revestimento asfáltico foi quantificado por meio de análises complementares do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil impregnado. Os parâmetros mecânicos empregados para a referida análise foram derivados dos ensaios de Estabilidade Marshall, Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT), Módulo de Resiliência (MR), Vida de Fadiga (VF) e Creep Estático. Constatou-se, experimentalmente, a capacidade do reforço geossintético de incrementar as propriedades mecânicas pesquisadas. Para as propriedades decorrentes de solicitações estáticas, os resultados indicaram ganhos percentuais médios de 48% e 22% para a Estabilidade Marshall e a RT, respectivamente. A suscetibilidade à deformação permanente da mistura asfáltica compactada foi reduzida com a inserção do reforço. Para as propriedades dinâmicas, o MR foi incrementado de 56%, assim como a VF das misturas reforçadas. Por fim, a sensibilidade estrutural das misturas asfálticas reforçadas e não reforçadas com geotêxtil, considerando-se as propriedades mecânicas previamente determinadas, foi avaliada por meio de análises empírico- mecanísticas. Essas análises permitiram estimar o eventual efeito das propriedades mecânicas no desempenho estrutural do pavimento empregado. Para essa análise estrutural proposta, utilizou-se o software me-PADS (Mechanistic-Empirical Pavement Analysis and Design Software), adotando-se um modelo estrutural com quatro camadas: revestimento, base, reforço do subleito e subleito. Cada combinação estrutural foi solicitada por um eixo simples de rodas duplas (ESRD), variando-se o carregamento por eixo (80 kN, 98 kN e 118 kN) e também os níveis de pressão de enchimento dos pneus (563 kPa, 633 kPa e 703 kPa). Realizada a análise estrutural de todos os dados de interesse no software me-PADS, verificou-se que a inserção do elemento de reforço no revestimento asfáltico, ao proporcionar acréscimos de rigidez à camada asfáltica, trouxe, como consequência, menores magnitudes de deflexões verticais recuperáveis na superfície da camada, maior capacidade de suporte a cargas repetidas (maior Vida de Fadiga), porém propiciou altas tensões horizontais de tração concentradas em suas fibras inferiores. Os resultados evidenciam o potencial técnico da mistura asfáltica reforçada em suprir as necessidades estruturais da camada de revestimento asfáltico diante das solicitações impostas pelo tráfego e em prolongar o período de vida útil do pavimento asfáltico.Brazil has an aging transport highway system whose increasing demand for heavy traffic has led to accelerated degradation of pavements, which in most cases have asphalt layers composed of conventional asphalt mixtures. Therefore, the aim of this study was to investigate asphalt mixtures with structural performance capable of delaying the appearance of the main pathologies verified in Brazilian asphalt wearing course, aiming at greater pavement durability. Firstly, the effect of impregnation of the geotextile was evaluated in the mechanical behavior of composite hot asphalt mixtures reinforced by this geosynthetic. These mixtures were dosed by the Marshall method, using the CAP 50/70 asphalt binder for the asphalt mixture and the impregnation. The grading envelopes "B" and "C" of the ES 031 specification of the DNIT were designed to compose the asphalt wearing course layer, simultaneously (asphalt layer and binder course, respectively). Thus, the mechanical parameters derived from the Tensile Strength by Diametral Compression and Marshall Stability tests were analyzed in order to define the most favorable impregnation condition for the reinforced composite asphalt mixture. The configuration of impregnation in which the geotextile received the tack coat only on the upper face presented satisfactory structural performance, this was probably due to the adhesion mobilized at the reinforcement/top layer interface of the composite wearing course. From this configuration of impregnation, the structural performance of the asphalt wearing course layer was quantified through of complementary analysis of the mechanical behavior of reinforced composite hot asphalt mixtures with impregnated geotextile. The mechanical parameters used for this analysis were derived from the tests of Marshall Stability (MS), Tensile Strength by Diametral Compression (TS), Resilience Modulus (RM), Fatigue Life (FL) and Static Creep. The capacity of the geosynthetic reinforcement to increase the mechanical properties investigated was experimentally verified. For properties resulting from static solicitations, the results indicated the average percentage gains of 48% and 22% for MS and TS, respectively. The susceptibility to permanent deformation of the compacted asphalt mixture was reduced with the insertion of the reinforcement. For the dynamic properties, the RM increased by 56%, as well as the FL of the reinforced mixtures. Finally, the structural sensitivity of reinforced and non-reinforced asphalt mixtures with geotextile was evaluated by means of empirical-mechanistic analysis considering the previously determined mechanical properties. These analysis allowed to estimate the possible effect of the mechanical properties on the structural performance of the pavement used. For this structural analysis, the me-PADS software (Mechanistic-Empirical Pavement Analysis and Design Software) was used, in which a structural model with four layers was used: wearing course, base, subgrade reinforcement, and subgrade. Each structural combination was requested by a dual wheel single-axle (DWSA), varying the loading (80 kN, 98 kN, and 118 kN) and also the filling pressure levels of the tires (563 kPa, 633 kPa, and 703 kPa). After the structural analysis of all the data of interest in the me-PADS software, it was verified that the insertion of the reinforcement element in the asphalt wearing course provided greater stiffness in the asphalt layer, resulting in lower deflections in the layer, greater capacity to support repeated load (greater Fatigue Life), but caused high horizontal stresses concentrated on its lower fibers. The results demonstrate the technical potential of the reinforced asphalt mixtures in meeting the structural requirements of the asphalt wearing course layer of the demands imposed by the traffic and increasing the useful life of the asphalt pavement.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaAnálise estrutural (Engenharia)Pavimentos de asfalto - Propriedades mecânicasGeotêxteisInfra-Estrutura de TransportesAnálise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtilAnalysis of the mechanical behavior of reinforced composite hot asphalt mixtures with geotextileinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Engenharia CivilMestre em Engenharia CivilViçosa - MG2019-02-28Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1346304https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26826/1/texto%20completo.pdf318a8b92aa7704e78933b888814e370fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26826/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/268262019-09-03 11:56:31.372oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452019-09-03T14:56:31LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil
dc.title.en.fl_str_mv Analysis of the mechanical behavior of reinforced composite hot asphalt mixtures with geotextile
title Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil
spellingShingle Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil
Rezende, Juliana de Paula
Análise estrutural (Engenharia)
Pavimentos de asfalto - Propriedades mecânicas
Geotêxteis
Infra-Estrutura de Transportes
title_short Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil
title_full Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil
title_fullStr Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil
title_full_unstemmed Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil
title_sort Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil
author Rezende, Juliana de Paula
author_facet Rezende, Juliana de Paula
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4269607772843539
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Dario Cardoso de
Silva, Taciano Oliveira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Juliana de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pitanga, Heraldo Nunes
contributor_str_mv Pitanga, Heraldo Nunes
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Análise estrutural (Engenharia)
Pavimentos de asfalto - Propriedades mecânicas
Geotêxteis
topic Análise estrutural (Engenharia)
Pavimentos de asfalto - Propriedades mecânicas
Geotêxteis
Infra-Estrutura de Transportes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Infra-Estrutura de Transportes
description O Brasil possui um sistema rodoviário de transporte envelhecido, cuja crescente demanda de tráfego pesado tem conduzido à acelerada degradação dos pavimentos, os quais, na maioria dos casos, possuem camadas asfálticas compostas por misturas asfálticas convencionais. Diante disso, o objetivo desse estudo foi investigar misturas asfálticas com desempenho estrutural capaz de retardar o aparecimento das principais patologias verificadas nos revestimentos asfálticos brasileiros, visando maior durabilidade dos pavimentos. Primeiramente, o efeito da impregnação do geotêxtil foi avaliado no comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas por esse geossintético. Estas misturas asfálticas foram dosadas pelo método Marshall, empregando-se o ligante asfáltico CAP 50/70 para a mistura asfáltica e a impregnação. As faixas granulométricas “B” e “C” da especificação ES 031 do DNIT foram destinadas a compor a camada de revestimento asfáltico, simultaneamente (capa asfáltica e binder, respectivamente). Assim sendo, os parâmetros mecânicos derivados dos ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral e Estabilidade Marshall foram analisados a fim de definir a condição de impregnação mais adequada para a mistura asfáltica composta reforçada. A configuração de impregnação em que o geotêxtil recebeu a pintura de ligação somente na face superior apresentou desempenho estrutural satisfatório, provavelmente devido à aderência mobilizada na interface reforço-camada superior do revestimento composto. A partir dessa configuração de impregnação, o desempenho estrutural da camada de revestimento asfáltico foi quantificado por meio de análises complementares do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil impregnado. Os parâmetros mecânicos empregados para a referida análise foram derivados dos ensaios de Estabilidade Marshall, Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT), Módulo de Resiliência (MR), Vida de Fadiga (VF) e Creep Estático. Constatou-se, experimentalmente, a capacidade do reforço geossintético de incrementar as propriedades mecânicas pesquisadas. Para as propriedades decorrentes de solicitações estáticas, os resultados indicaram ganhos percentuais médios de 48% e 22% para a Estabilidade Marshall e a RT, respectivamente. A suscetibilidade à deformação permanente da mistura asfáltica compactada foi reduzida com a inserção do reforço. Para as propriedades dinâmicas, o MR foi incrementado de 56%, assim como a VF das misturas reforçadas. Por fim, a sensibilidade estrutural das misturas asfálticas reforçadas e não reforçadas com geotêxtil, considerando-se as propriedades mecânicas previamente determinadas, foi avaliada por meio de análises empírico- mecanísticas. Essas análises permitiram estimar o eventual efeito das propriedades mecânicas no desempenho estrutural do pavimento empregado. Para essa análise estrutural proposta, utilizou-se o software me-PADS (Mechanistic-Empirical Pavement Analysis and Design Software), adotando-se um modelo estrutural com quatro camadas: revestimento, base, reforço do subleito e subleito. Cada combinação estrutural foi solicitada por um eixo simples de rodas duplas (ESRD), variando-se o carregamento por eixo (80 kN, 98 kN e 118 kN) e também os níveis de pressão de enchimento dos pneus (563 kPa, 633 kPa e 703 kPa). Realizada a análise estrutural de todos os dados de interesse no software me-PADS, verificou-se que a inserção do elemento de reforço no revestimento asfáltico, ao proporcionar acréscimos de rigidez à camada asfáltica, trouxe, como consequência, menores magnitudes de deflexões verticais recuperáveis na superfície da camada, maior capacidade de suporte a cargas repetidas (maior Vida de Fadiga), porém propiciou altas tensões horizontais de tração concentradas em suas fibras inferiores. Os resultados evidenciam o potencial técnico da mistura asfáltica reforçada em suprir as necessidades estruturais da camada de revestimento asfáltico diante das solicitações impostas pelo tráfego e em prolongar o período de vida útil do pavimento asfáltico.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-03T14:47:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-03T14:47:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REZENDE, Juliana de Paula. Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://locus.ufv.br//handle/123456789/26826
identifier_str_mv REZENDE, Juliana de Paula. Análise do comportamento mecânico de misturas asfálticas a quente compostas reforçadas com geotêxtil. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/26826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26826/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26826/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 318a8b92aa7704e78933b888814e370f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212876834209792