Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/30803 https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.220 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar possíveis configurações das noções de absurdo, de trágico e de morte em O estrangeiro, do escritor franco-argelino Albert Camus, e em O quarto fechado, da autora brasileira Lya Luft, partindo do princípio de que os romances são herdeiros de uma tradição instaurada na Modernidade, a partir do século XIX, na qual o ser humano começa a experimentar uma fragmentação do eu, da subjetividade e da individualidade devido aos processos de industrialização cada vez mais acelerados e à exploração social e trabalhista. Procuramos demonstrar que os personagens, seres fragmentados e dilacerados, submetidos a experiências intimamente relacionadas a condições absurdas e trágicas, vivenciam diversas facetas desses elementos constitutivos a partir de um elemento comum: a consciência da inevitabilidade da morte. Dividido em quatro capítulos, o presente estudo busca situar os autores e os romances historicamente a fim de compreender como Albert Camus e Lya Luft seinserem em uma tradição de autores considerados sombrios e pessimistas, demonstrar algumasfacetas que o absurdo e o trágico podem apresentar, a depender dos contextos e normas sociais, literárias ou filosóficas às quais as noções estão submetidas, analisar os romances a partir do ponto de vista dos personagens, que experimentam frequentemente as condições absurdas e trágicas, e, além disso, precisam saber lidar com o fenômeno da morte em suas nuances físicase simbólicas. Percebemos que os personagens, de forma geral, procuram romper o ciclo viciosono qual se encontram, em uma luta constante entre Eros e Tânatos, vida e morte, objetivando encontrar soluções para a fragmentação do eu, para a condição absurda e trágica, para a morte e para uma vida plena e satisfatória. Palavras-chave: Absurdo. Trágico. Morte. Albert Camus. Lya Luft. |
id |
UFV_93a32b2cab322cff7ccef5fe1330c26d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/30803 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Silva, Nilson Adauto Guimarães daVarela, Mariane Almeidahttp://lattes.cnpq.br/8567558512365637Barroca, Iara Christina Silva2023-05-05T10:47:25Z2023-05-05T10:47:25Z2021-09-16VARELA, Mariane Almeida. Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave?. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.https://locus.ufv.br//handle/123456789/30803https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.220Este trabalho tem como objetivo analisar possíveis configurações das noções de absurdo, de trágico e de morte em O estrangeiro, do escritor franco-argelino Albert Camus, e em O quarto fechado, da autora brasileira Lya Luft, partindo do princípio de que os romances são herdeiros de uma tradição instaurada na Modernidade, a partir do século XIX, na qual o ser humano começa a experimentar uma fragmentação do eu, da subjetividade e da individualidade devido aos processos de industrialização cada vez mais acelerados e à exploração social e trabalhista. Procuramos demonstrar que os personagens, seres fragmentados e dilacerados, submetidos a experiências intimamente relacionadas a condições absurdas e trágicas, vivenciam diversas facetas desses elementos constitutivos a partir de um elemento comum: a consciência da inevitabilidade da morte. Dividido em quatro capítulos, o presente estudo busca situar os autores e os romances historicamente a fim de compreender como Albert Camus e Lya Luft seinserem em uma tradição de autores considerados sombrios e pessimistas, demonstrar algumasfacetas que o absurdo e o trágico podem apresentar, a depender dos contextos e normas sociais, literárias ou filosóficas às quais as noções estão submetidas, analisar os romances a partir do ponto de vista dos personagens, que experimentam frequentemente as condições absurdas e trágicas, e, além disso, precisam saber lidar com o fenômeno da morte em suas nuances físicase simbólicas. Percebemos que os personagens, de forma geral, procuram romper o ciclo viciosono qual se encontram, em uma luta constante entre Eros e Tânatos, vida e morte, objetivando encontrar soluções para a fragmentação do eu, para a condição absurda e trágica, para a morte e para uma vida plena e satisfatória. Palavras-chave: Absurdo. Trágico. Morte. Albert Camus. Lya Luft.This work aims to analyze possible configurations of the notions of absurdity, tragedy and death in The Stranger, by the French-Algerian writer Albert Camus, and in The Closed Room, by the Brazilian author Lya Luft, assuming that novels are heirs to a tradition established in Modernity from the 19th century, in which the human being begins to experience a fragmentation of self, subjectivity and individuality due to increasingly accelerated industrialization processes and social and labor exploitation. Our aim is to demonstrate that the characters, fragmented and torn beings, are submitted to experiences closely related to absurd and tragic conditions, and they experience several facets of these constitutive elements from a common element: the awareness of the inevitability of death. Divided into four chapters, this study seeks to situate authors and novels historically in order to understand how Albert Camus and Lya Luft fit into a tradition of authors who are considered dark and pessimistic, demonstrate some facets that the absurd and the tragic can present, depending on the social, literary or philosophical contexts and norms to which the notions are submitted, analyze the novels from the point of view of the characters, who often experience the absurd and the tragic conditions, and furthermore need to know how to deal with the phenomenon of death in its physical and symbolic nuances. We realize that the characters, in a general way, seek to break the vicious cycle in which they find themselves, in a constant struggle between Eros and Thanatos, life and death, aiming to find solutions to the fragmentation of the self, to the absurd and tragic condition, to death and to a full and satisfying life. Keywords: Absurd. Tragic. Death. Albert Camus. Lya Luft.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaLetrasAbsurdo (Filosofia) na literaturaO TrágicoMorte na literaturaCamus, Albert, 1913-1960 - Crítica e interpretaçãoLuft, Lya, 1938- - Crítica e interpretaçãoLiteratura ComparadaAbsurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave?Absurd, tragic and death: a kaleidoscopic look at Albert Camus’ The Stranger and Lya Luft’s The Closed Room – Did you bring the key?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2021-09-16Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1285358https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30803/1/texto%20completo.pdf8328639c9ba0c9ecce7ca93981c9167eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30803/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/308032023-05-05 07:47:25.7oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452023-05-05T10:47:25LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave? |
dc.title.en.fl_str_mv |
Absurd, tragic and death: a kaleidoscopic look at Albert Camus’ The Stranger and Lya Luft’s The Closed Room – Did you bring the key? |
title |
Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave? |
spellingShingle |
Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave? Varela, Mariane Almeida Absurdo (Filosofia) na literatura O Trágico Morte na literatura Camus, Albert, 1913-1960 - Crítica e interpretação Luft, Lya, 1938- - Crítica e interpretação Literatura Comparada |
title_short |
Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave? |
title_full |
Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave? |
title_fullStr |
Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave? |
title_full_unstemmed |
Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave? |
title_sort |
Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave? |
author |
Varela, Mariane Almeida |
author_facet |
Varela, Mariane Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8567558512365637 |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Nilson Adauto Guimarães da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Mariane Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barroca, Iara Christina Silva |
contributor_str_mv |
Barroca, Iara Christina Silva |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Absurdo (Filosofia) na literatura O Trágico Morte na literatura Camus, Albert, 1913-1960 - Crítica e interpretação Luft, Lya, 1938- - Crítica e interpretação |
topic |
Absurdo (Filosofia) na literatura O Trágico Morte na literatura Camus, Albert, 1913-1960 - Crítica e interpretação Luft, Lya, 1938- - Crítica e interpretação Literatura Comparada |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Literatura Comparada |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar possíveis configurações das noções de absurdo, de trágico e de morte em O estrangeiro, do escritor franco-argelino Albert Camus, e em O quarto fechado, da autora brasileira Lya Luft, partindo do princípio de que os romances são herdeiros de uma tradição instaurada na Modernidade, a partir do século XIX, na qual o ser humano começa a experimentar uma fragmentação do eu, da subjetividade e da individualidade devido aos processos de industrialização cada vez mais acelerados e à exploração social e trabalhista. Procuramos demonstrar que os personagens, seres fragmentados e dilacerados, submetidos a experiências intimamente relacionadas a condições absurdas e trágicas, vivenciam diversas facetas desses elementos constitutivos a partir de um elemento comum: a consciência da inevitabilidade da morte. Dividido em quatro capítulos, o presente estudo busca situar os autores e os romances historicamente a fim de compreender como Albert Camus e Lya Luft seinserem em uma tradição de autores considerados sombrios e pessimistas, demonstrar algumasfacetas que o absurdo e o trágico podem apresentar, a depender dos contextos e normas sociais, literárias ou filosóficas às quais as noções estão submetidas, analisar os romances a partir do ponto de vista dos personagens, que experimentam frequentemente as condições absurdas e trágicas, e, além disso, precisam saber lidar com o fenômeno da morte em suas nuances físicase simbólicas. Percebemos que os personagens, de forma geral, procuram romper o ciclo viciosono qual se encontram, em uma luta constante entre Eros e Tânatos, vida e morte, objetivando encontrar soluções para a fragmentação do eu, para a condição absurda e trágica, para a morte e para uma vida plena e satisfatória. Palavras-chave: Absurdo. Trágico. Morte. Albert Camus. Lya Luft. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-05T10:47:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-05T10:47:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VARELA, Mariane Almeida. Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave?. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//handle/123456789/30803 |
dc.identifier.doi.pt-BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.220 |
identifier_str_mv |
VARELA, Mariane Almeida. Absurdo, trágico e morte: um olhar caleidoscópico em O estrangeiro, de Albert Camus, e em O quarto fechado, de Lya Luft – Trouxeste a chave?. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021. |
url |
https://locus.ufv.br//handle/123456789/30803 https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30803/1/texto%20completo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30803/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8328639c9ba0c9ecce7ca93981c9167e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801212858641416192 |