Movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas: em repouso e durante uma simulação de um contra relógio de 20-km

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Luiza de Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27537
Resumo: A proposta da presente dissertação foi investigar a movimentação toracoabdominal de ciclistas. Para atingir este objetivo, primeiramente, nós investigamos como o treinamento de ciclismo pode influenciar o padrão da movimentação respiratória de ciclistas em uma postura sentada. Depois disso, para prover uma compreensiva avaliação das mudanças induzidas pelo exercício neste comportamento mecânico, nós avaliamos um ecológico contra relógio de 20-km. A estrutura desta dissertação inclui um capítulo de introdução, que inclui uma breve revisão de literatura sobre os temas abordados, bem como a relevância desta pesquisa e seus objetivos. Nos capítulo seguintes, a investigação será conduzida da seguinte forma: o primeiro artigo, intitulado “Padrão da movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas de estrada na postura sentada” objetivou investigar quais mudanças o treinamento em ciclismo de estrada pode induzir no padrão da movimentação respiratória toracoabdominal durante manobras respiratórias na postura sentada em ciclistas de estrada da categoria master. O segundo artigo, intitulado “Padrão da movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas de estrada durante uma simulação de contra relógio de 20-km” investigou o padrão da movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas de estrada da categoria master durante uma simulação de contra relógio de 20-km. Ao final, uma conclusão geral aborda os principais resultados e futuros trabalhos. Como considerações gerais, os principais achados da presente dissertação foram que durante as manobras respiratórias na postura sentada os ciclistas de estrada apresentaram uma alta coordenação da movimentação toracoabdominal e, comparado com o grupo controle, eles apresentaram uma maior contribuição do tórax inferior e um maior deslocamento do abdômen. Esses achados podem estar relacionados ao padrão desenvolvido quando os ciclistas estão pedalando em sua própria bicicleta, uma vez que, durante um simulado de contra relógio de 20-km, o compartimento abdominal teve o maior percentual de contribuição inspiratório e o tórax superior teve o menor percentual de contribuição inspiratório. Além disso, apesar de apresentarem coeficiente de correlação moderado, as mudanças na amplitude de deslocamento do tórax superior (ST) e do abdômen (AB) afetou sua coordenação pareada, portanto, a coordenação entre ST×AB foi a mais afetada pelo contra relógio. Por fim, o representativo percentual de contribuição inspiratório do tórax inferior pode estar associado à postura que os participantes foram submetidos durante o exercício. Como foi destacado pelos nossos estudos anteriores durante manobras respiratórias na postura sentada, o tórax inferior tem uma importante atuação no padrão da movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas. Palavras-chave: Mecânica Respiratória. Volume Respiratório. Ciclismo de estrada.
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spelling Movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas: em repouso e durante uma simulação de um contra relógio de 20-kmCyclists thoracoabdominal breathing motion: at rest and during a simulated 20-km time-trialMecânica RespiratóriaRespiraçãoCiclistasEducação FísicaA proposta da presente dissertação foi investigar a movimentação toracoabdominal de ciclistas. Para atingir este objetivo, primeiramente, nós investigamos como o treinamento de ciclismo pode influenciar o padrão da movimentação respiratória de ciclistas em uma postura sentada. Depois disso, para prover uma compreensiva avaliação das mudanças induzidas pelo exercício neste comportamento mecânico, nós avaliamos um ecológico contra relógio de 20-km. A estrutura desta dissertação inclui um capítulo de introdução, que inclui uma breve revisão de literatura sobre os temas abordados, bem como a relevância desta pesquisa e seus objetivos. Nos capítulo seguintes, a investigação será conduzida da seguinte forma: o primeiro artigo, intitulado “Padrão da movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas de estrada na postura sentada” objetivou investigar quais mudanças o treinamento em ciclismo de estrada pode induzir no padrão da movimentação respiratória toracoabdominal durante manobras respiratórias na postura sentada em ciclistas de estrada da categoria master. O segundo artigo, intitulado “Padrão da movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas de estrada durante uma simulação de contra relógio de 20-km” investigou o padrão da movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas de estrada da categoria master durante uma simulação de contra relógio de 20-km. Ao final, uma conclusão geral aborda os principais resultados e futuros trabalhos. Como considerações gerais, os principais achados da presente dissertação foram que durante as manobras respiratórias na postura sentada os ciclistas de estrada apresentaram uma alta coordenação da movimentação toracoabdominal e, comparado com o grupo controle, eles apresentaram uma maior contribuição do tórax inferior e um maior deslocamento do abdômen. Esses achados podem estar relacionados ao padrão desenvolvido quando os ciclistas estão pedalando em sua própria bicicleta, uma vez que, durante um simulado de contra relógio de 20-km, o compartimento abdominal teve o maior percentual de contribuição inspiratório e o tórax superior teve o menor percentual de contribuição inspiratório. Além disso, apesar de apresentarem coeficiente de correlação moderado, as mudanças na amplitude de deslocamento do tórax superior (ST) e do abdômen (AB) afetou sua coordenação pareada, portanto, a coordenação entre ST×AB foi a mais afetada pelo contra relógio. Por fim, o representativo percentual de contribuição inspiratório do tórax inferior pode estar associado à postura que os participantes foram submetidos durante o exercício. Como foi destacado pelos nossos estudos anteriores durante manobras respiratórias na postura sentada, o tórax inferior tem uma importante atuação no padrão da movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas. Palavras-chave: Mecânica Respiratória. Volume Respiratório. Ciclismo de estrada.The purpose of this work was to investigate the thoracoabdominal breathing of cyclists. To reach this aim, firstly, we investigate how cycling training influences their breathing motion pattern at sitting posture. After that, to provide a comprehensive evaluation of exercise-induced changes in this mechanical behavior we evaluate an ecological 20-km time trial. The structure of this work includes an introductory chapter, which includes a brief literature review on the topics being addressed, as well as the relevance of this research and its objectives. In the proceeding chapters, the investigations conducted are presented as follows: the first paper, entitled “Thoracoabdominal breathing motion pattern of master road cyclists at sitting posture” aimed to investigate which changes road cycling training can induce on the thoracoabdominal breathing motion pattern during breathing maneuvers at sitting posture in master road cycling athletes. The second paper, entitled “Thoracoabdominal breathing motion pattern of master road cyclists during a simulated 20-km time trial” investigate the thoracoabdominal breathing motion pattern of master road cyclists during a simulated 20-km time trial. Finally, the general conclusion with highlights and future directions are addressed. As general considerations, the key finds of the present work were that breathing maneuvers at sitting posture road cyclists presented a high coordinate thoracoabdominal movement and, compared to a control group they had a higher inspiratory percentage of contribution of the inferior thorax and a higher enrolment of the abdomen. These findings could be related to the pattern developed while they pedal in their own bike since, during a simulated 20-km time trial, the abdominal compartment has the greatest inspiratory percentage of contribution and the superior thorax has the lowest inspiratory percentage of contribution. In addition, although they presented moderate correlation coefficient, the change in the range of enrolment of the ST and AB affected their pair coordination, so these compartment pairs (ST×AB) was the most affected by the time trial. Finally, the representative inspiratory percentage of contribution of IT could be associated with the posture that the participants were submitted during the test. As highlighted by our previous findings during breathing maneuvers at sitting posture, IT had an important actuation in thoracoabdominal breathing motion pattern of road cyclists. Keywords: Breathing mechanics. Respiratory volumes. Road cycling.Universidade Federal de ViçosaAmorim, Paulo Roberto dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2144782690185546Silvatti, Amanda PiaiaLopes, Ana Luiza de Castro2020-01-29T11:31:44Z2020-01-29T11:31:44Z2019-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Ana Luiza de Castro. Movimentação respiratória toracoabdominal de ciclistas: em repouso e durante uma simulação de um contra relógio de 20-km. 2019. 72 f. 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