Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Nínive Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28796
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.096
Resumo: O presente trabalho parte da potência do clássico (CALVINO, 1993), manifestada na Antiguidade através dos mitos, que terminam por chegar aos leitores de outras épocas como narrativas tradicionais (BURKERT, 2001) por possuírem a capacidade de serem textos que estabelecem um diálogo constante com outros autores e sociedades, ressaltando sua relevância e permitindo a estruturação de uma tradição mito-poética no Ocidente. Como corpus de análise, partimos de uma comparação entre duas temporalidades e tessituras distintas. De um lado, escolhemos o poema épico Odisseia, atribuído a Homero, de onde selecionamos, em perspectiva, uma de suas personagens femininas, Penélope. De outro, em outros mares, mais contemporâneos, enfocamos a inserção da mesma personagem, a célebre rainha de Ítaca, agora na poesia da autora mineira Ana Martins Marques. A partir do conceito de aemulatio/emulação, da poética clássica, defendemos a hipótese de que, ao inserir Penélope como entidade ficcional no seu processo de (re)escrita criativa, a poeta busca dialogar com a tradição clássica greco-romana, reconhecendo sua importância, ao mesmo tempo em que pretende se inserir nela, acrescentando sua perspectiva autoral feminina, conforme demonstramos na análise dos poemas que compõem a série temática dedicada a Penélope nas obras A Vida Submarina (2009) e Da Arte das Armadilhas (2011). Buscamos, então, ao discutir a forma e os temas dos poemas de A.M.M. selecionados, compreender a mudança na ocupação de espaços (BACHELARD, 2005), sejam eles físicos ou simbólicos, atribuídos às mulheres nestes diferentes contextos históricos, partindo da figura mítica de Penélope, desde a Grécia arcaica e desaguando na contemporaneidade por meio das ficções em cena. Como demonstramos nos resultados, a poesia de Ana Martins Marques se apropria do clássico como ponto de referência para o estabelecimento do diálogo intertextual, através do mito de Penélope, mas não para repeti-lo (BAKOGIANNI, 2015). Pelo contrário, a autora manifesta, em sua poética, traços significativos da mudança de paradigma social para as mulheres observados na contemporaneidade a despeito da força centrípeta da cultura patriarcal que continua a tentar cerceá-las (WOOLF, 1985; BEAUVOIR, 1970). Palavras-chave: Clássico. Recepção. Gênero. Espaço. Poesia.
id UFV_9f986bef7612ec2c7f9a5cbef86046b8
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/28796
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Cruz, Adélcio de SousaPinho, Nínive Andradehttp://lattes.cnpq.br/8978496194457818Martins, Edson Ferreira2022-04-01T18:56:20Z2022-04-01T18:56:20Z2021-07-07PINHO, Nínive Andrade. Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.https://locus.ufv.br//handle/123456789/28796https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.096O presente trabalho parte da potência do clássico (CALVINO, 1993), manifestada na Antiguidade através dos mitos, que terminam por chegar aos leitores de outras épocas como narrativas tradicionais (BURKERT, 2001) por possuírem a capacidade de serem textos que estabelecem um diálogo constante com outros autores e sociedades, ressaltando sua relevância e permitindo a estruturação de uma tradição mito-poética no Ocidente. Como corpus de análise, partimos de uma comparação entre duas temporalidades e tessituras distintas. De um lado, escolhemos o poema épico Odisseia, atribuído a Homero, de onde selecionamos, em perspectiva, uma de suas personagens femininas, Penélope. De outro, em outros mares, mais contemporâneos, enfocamos a inserção da mesma personagem, a célebre rainha de Ítaca, agora na poesia da autora mineira Ana Martins Marques. A partir do conceito de aemulatio/emulação, da poética clássica, defendemos a hipótese de que, ao inserir Penélope como entidade ficcional no seu processo de (re)escrita criativa, a poeta busca dialogar com a tradição clássica greco-romana, reconhecendo sua importância, ao mesmo tempo em que pretende se inserir nela, acrescentando sua perspectiva autoral feminina, conforme demonstramos na análise dos poemas que compõem a série temática dedicada a Penélope nas obras A Vida Submarina (2009) e Da Arte das Armadilhas (2011). Buscamos, então, ao discutir a forma e os temas dos poemas de A.M.M. selecionados, compreender a mudança na ocupação de espaços (BACHELARD, 2005), sejam eles físicos ou simbólicos, atribuídos às mulheres nestes diferentes contextos históricos, partindo da figura mítica de Penélope, desde a Grécia arcaica e desaguando na contemporaneidade por meio das ficções em cena. Como demonstramos nos resultados, a poesia de Ana Martins Marques se apropria do clássico como ponto de referência para o estabelecimento do diálogo intertextual, através do mito de Penélope, mas não para repeti-lo (BAKOGIANNI, 2015). Pelo contrário, a autora manifesta, em sua poética, traços significativos da mudança de paradigma social para as mulheres observados na contemporaneidade a despeito da força centrípeta da cultura patriarcal que continua a tentar cerceá-las (WOOLF, 1985; BEAUVOIR, 1970). Palavras-chave: Clássico. Recepção. Gênero. Espaço. Poesia.This work departs from the power of classic (CALVINO, 1993), manifested through myths in Antiquity, which terminate by coming to readers of other times as traditional narratives (BURKERT, 2001) because they have the capacity to be texts that establish a constant dialogue with other authors and societies, highlighting its relevance and allowing the structuring of a mytho-poetic tradition in the West. As a corpus of analysis, we start from a comparison between two distinct temporalities and textures. On the one hand, we chose the epic poem Odissey, attributed to Homer, from which we selected in perspective one of his female characters, Penelope. On the other hand, in more contemporary seas, we focus on the insertion of the same character, the famous queen of Itaca, now in the poetry of Brazilian writer Ana Martins Marques. From the concept of aemulatio/emulation, from classical poetics, we defend the hypothesis that, by inserting Penelope as a fictional entity in her creative (re)writing process, the poet seeks to dialogue with the classical Greco-Roman tradition, recognizing its importance, at the same time that it intends to be inserted in it, adding its authorial female perspective, as shown in the analysis of the poems that make up the thematic series dedicated to Penelope in the works A Vida Submarina (2009) and Da Arte das Armadilhas (2011). We seek, therefore, when discussing the form and themes of the selected poems of A.M.M., to understand the change in the occupation of spaces (BACHELARD, 2005), whether physical or symbolic, attributed to women in these different historical contexts, starting from the mythical figure of Penelope from archaic Greece and flowing in contemporaneity through fictions on stage. As shown in the results, Ana Martins Marques' poetry appropriates the classic as a point of reference for establishing intertextual dialogue, through the myth of Penelope, but not to repeat it (BAKOGIANNI, 2015). On the contrary, the author manifests, in her poetics, significant traces of the change in the social paradigm for women observed in contemporary times, despite the centripetal force of the patriarchal culture that continues to try to restrict them (WOOLF, 1985; BEAUVOIR, 1970) Keywords: Classic. Reception. Gender. Space. Poetry.porUniversidade Federal de ViçosaMarques, Ana Martins, 1977- - Crítica e interpretaçãoLiteratura comparada - Moderna e clássicaPenélope (Mitologia grega)Identidade de gênero na literaturaEspaço e tempo na literaturaLiteratura ComparadaRelações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins MarquesRelationships between classic and contemporary: the rewriting of the myth of Penelope in Ana Martins Marques’ poetryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2021-07-07Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf992294https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28796/1/texto%20completo.pdfdd47b8aa8187c23a370d7892638e28b7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28796/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/287962022-04-01 15:57:10.075oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452022-04-01T18:57:10LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques
dc.title.en.fl_str_mv Relationships between classic and contemporary: the rewriting of the myth of Penelope in Ana Martins Marques’ poetry
title Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques
spellingShingle Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques
Pinho, Nínive Andrade
Marques, Ana Martins, 1977- - Crítica e interpretação
Literatura comparada - Moderna e clássica
Penélope (Mitologia grega)
Identidade de gênero na literatura
Espaço e tempo na literatura
Literatura Comparada
title_short Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques
title_full Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques
title_fullStr Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques
title_full_unstemmed Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques
title_sort Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques
author Pinho, Nínive Andrade
author_facet Pinho, Nínive Andrade
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8978496194457818
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Adélcio de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Nínive Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Edson Ferreira
contributor_str_mv Martins, Edson Ferreira
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Marques, Ana Martins, 1977- - Crítica e interpretação
Literatura comparada - Moderna e clássica
Penélope (Mitologia grega)
Identidade de gênero na literatura
Espaço e tempo na literatura
topic Marques, Ana Martins, 1977- - Crítica e interpretação
Literatura comparada - Moderna e clássica
Penélope (Mitologia grega)
Identidade de gênero na literatura
Espaço e tempo na literatura
Literatura Comparada
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Literatura Comparada
description O presente trabalho parte da potência do clássico (CALVINO, 1993), manifestada na Antiguidade através dos mitos, que terminam por chegar aos leitores de outras épocas como narrativas tradicionais (BURKERT, 2001) por possuírem a capacidade de serem textos que estabelecem um diálogo constante com outros autores e sociedades, ressaltando sua relevância e permitindo a estruturação de uma tradição mito-poética no Ocidente. Como corpus de análise, partimos de uma comparação entre duas temporalidades e tessituras distintas. De um lado, escolhemos o poema épico Odisseia, atribuído a Homero, de onde selecionamos, em perspectiva, uma de suas personagens femininas, Penélope. De outro, em outros mares, mais contemporâneos, enfocamos a inserção da mesma personagem, a célebre rainha de Ítaca, agora na poesia da autora mineira Ana Martins Marques. A partir do conceito de aemulatio/emulação, da poética clássica, defendemos a hipótese de que, ao inserir Penélope como entidade ficcional no seu processo de (re)escrita criativa, a poeta busca dialogar com a tradição clássica greco-romana, reconhecendo sua importância, ao mesmo tempo em que pretende se inserir nela, acrescentando sua perspectiva autoral feminina, conforme demonstramos na análise dos poemas que compõem a série temática dedicada a Penélope nas obras A Vida Submarina (2009) e Da Arte das Armadilhas (2011). Buscamos, então, ao discutir a forma e os temas dos poemas de A.M.M. selecionados, compreender a mudança na ocupação de espaços (BACHELARD, 2005), sejam eles físicos ou simbólicos, atribuídos às mulheres nestes diferentes contextos históricos, partindo da figura mítica de Penélope, desde a Grécia arcaica e desaguando na contemporaneidade por meio das ficções em cena. Como demonstramos nos resultados, a poesia de Ana Martins Marques se apropria do clássico como ponto de referência para o estabelecimento do diálogo intertextual, através do mito de Penélope, mas não para repeti-lo (BAKOGIANNI, 2015). Pelo contrário, a autora manifesta, em sua poética, traços significativos da mudança de paradigma social para as mulheres observados na contemporaneidade a despeito da força centrípeta da cultura patriarcal que continua a tentar cerceá-las (WOOLF, 1985; BEAUVOIR, 1970). Palavras-chave: Clássico. Recepção. Gênero. Espaço. Poesia.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-01T18:56:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-01T18:56:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHO, Nínive Andrade. Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://locus.ufv.br//handle/123456789/28796
dc.identifier.doi.pt-BR.fl_str_mv https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.096
identifier_str_mv PINHO, Nínive Andrade. Relações entre clássico e contemporâneo: a reescrita do mito de Penélope na poesia de Ana Martins Marques. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/28796
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28796/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/28796/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dd47b8aa8187c23a370d7892638e28b7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212875930337280