Sobre números complexos e abordagens no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thúlio José de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27748
Resumo: A dissertação que será apresentada aqui explora o conhecimento a respeito dos números complexos, enfatizando sua importância para a matemática no ensino médio, tendo como propósito terminal expor uma proposta didática que contribua para a melhoria do ensino desse conteúdo. É exibido parte da história dos números complexos, bem como dos números reais. Logo depois, apresentamos um estudo sobre o corpo dos números complexos que é dotado de suas variadas representações e propriedades, além do mais discorreremos a respeito dos números hipercomplexos e Teorema Fundamental da Álgebra. Por fim, é apresentado um esquema de atividades direcionado para alunos do terceiro ano do ensino médio, no qual a fim de fazer uma correlação entre teoria e prática utilizamos o software GeoGebra. Palavras-chave: Números complexos. Matemática. Análise complexa.
id UFV_a2c7ffbf55c2178027ec8a42a13b2367
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/27748
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Sobre números complexos e abordagens no ensino médioAbout complex numbers and approaches in high schoolNúmeros complexosMatemáticaAnálise complexaMatemáticaA dissertação que será apresentada aqui explora o conhecimento a respeito dos números complexos, enfatizando sua importância para a matemática no ensino médio, tendo como propósito terminal expor uma proposta didática que contribua para a melhoria do ensino desse conteúdo. É exibido parte da história dos números complexos, bem como dos números reais. Logo depois, apresentamos um estudo sobre o corpo dos números complexos que é dotado de suas variadas representações e propriedades, além do mais discorreremos a respeito dos números hipercomplexos e Teorema Fundamental da Álgebra. Por fim, é apresentado um esquema de atividades direcionado para alunos do terceiro ano do ensino médio, no qual a fim de fazer uma correlação entre teoria e prática utilizamos o software GeoGebra. Palavras-chave: Números complexos. Matemática. Análise complexa.The dissertation that will be presented here explores the knowledge about complex numbers, emphasizing their importance for mathematics in high school, with the terminal purpose of exposing a didactic proposal that contributes to the improvement of the teaching of this content. Part of the history of complex numbers as well as real numbers is displayed. Soon after, we present a study on the body of complex numbers that is endowed with their varied representations and properties, in addition we will discuss about the hypercomplex numbers and Fundamental Theorem of Algebra. Finally, an activity scheme for third-year high school students is presented, in order to make a correlation between theory and practice, we use the GeoGebra software. Keywords: Complex numbers. Mathematics. Complex analysis.Universidade Federal de ViçosaMuniz Júnior, Justinohttp://lattes.cnpq.br/7382867670900609Rocha, Alexandre AlvarengaOliveira, Thúlio José de2021-05-06T17:17:05Z2021-05-06T17:17:05Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Thúlio José de. Sobre números complexos e abordagens no ensino médio. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2020.https://locus.ufv.br//handle/123456789/27748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T06:24:31Zoai:locus.ufv.br:123456789/27748Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T06:24:31LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre números complexos e abordagens no ensino médio
About complex numbers and approaches in high school
title Sobre números complexos e abordagens no ensino médio
spellingShingle Sobre números complexos e abordagens no ensino médio
Oliveira, Thúlio José de
Números complexos
Matemática
Análise complexa
Matemática
title_short Sobre números complexos e abordagens no ensino médio
title_full Sobre números complexos e abordagens no ensino médio
title_fullStr Sobre números complexos e abordagens no ensino médio
title_full_unstemmed Sobre números complexos e abordagens no ensino médio
title_sort Sobre números complexos e abordagens no ensino médio
author Oliveira, Thúlio José de
author_facet Oliveira, Thúlio José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz Júnior, Justino
http://lattes.cnpq.br/7382867670900609
Rocha, Alexandre Alvarenga
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thúlio José de
dc.subject.por.fl_str_mv Números complexos
Matemática
Análise complexa
Matemática
topic Números complexos
Matemática
Análise complexa
Matemática
description A dissertação que será apresentada aqui explora o conhecimento a respeito dos números complexos, enfatizando sua importância para a matemática no ensino médio, tendo como propósito terminal expor uma proposta didática que contribua para a melhoria do ensino desse conteúdo. É exibido parte da história dos números complexos, bem como dos números reais. Logo depois, apresentamos um estudo sobre o corpo dos números complexos que é dotado de suas variadas representações e propriedades, além do mais discorreremos a respeito dos números hipercomplexos e Teorema Fundamental da Álgebra. Por fim, é apresentado um esquema de atividades direcionado para alunos do terceiro ano do ensino médio, no qual a fim de fazer uma correlação entre teoria e prática utilizamos o software GeoGebra. Palavras-chave: Números complexos. Matemática. Análise complexa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
2021-05-06T17:17:05Z
2021-05-06T17:17:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Thúlio José de. Sobre números complexos e abordagens no ensino médio. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2020.
https://locus.ufv.br//handle/123456789/27748
identifier_str_mv OLIVEIRA, Thúlio José de. Sobre números complexos e abordagens no ensino médio. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2020.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/27748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1822610551108272128