Explicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6evol11-1.pdf http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13156 |
Resumo: | A obra A via crucis do corpo (1974) foi destacada como obra que contrasta com os demais livros da escritora Clarice Lispector por conter textos escritos sob encomenda e abordar temas como sexo por meio de uma linguagem direta, por vezes, chocante. Para muitos críticos, o tom menor de suas narrativas é reconhecido pela própria escritora no primeiro texto da obra intitulado “Explicação”, pois nele se lê a seguinte justificativa: “Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo”. O presente trabalho detém-se neste texto propondo discutir seu lugar entre a ficção e a não-ficção. |
id |
UFV_aae0ac2afa2f428cb2b78979a1e1e147 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/13156 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Siqueira, Joelma Santana2017-11-17T10:06:12Z2017-11-17T10:06:12Z2011-062236-5176http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6evol11-1.pdfhttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13156A obra A via crucis do corpo (1974) foi destacada como obra que contrasta com os demais livros da escritora Clarice Lispector por conter textos escritos sob encomenda e abordar temas como sexo por meio de uma linguagem direta, por vezes, chocante. Para muitos críticos, o tom menor de suas narrativas é reconhecido pela própria escritora no primeiro texto da obra intitulado “Explicação”, pois nele se lê a seguinte justificativa: “Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo”. O presente trabalho detém-se neste texto propondo discutir seu lugar entre a ficção e a não-ficção.The book A via crucis do corpo (1974) was highlighted as a work that contrasts with the other books by the writer Clarice Lispector because it contains texts on demand and discusses topics such as sex in a direct language, sometimes shocking. For many critics, the lower tone of its stories is recognized by the writer herself in the first text of the work, entitled “Explicação”, because the following statement can be read in it: “Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo”. This work focuses on this first text proposing to discuss its place between fiction and nonfiction.porRevista de Ciências Humanasv. 11, n. 1, p. 173-182, Jan./Jun. 2011Clarice LispectorA via crucis do corpoNarrativa contemporâneaExplicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo6evol11-1.pdfartigo6evol11-1.pdftexto completoapplication/pdf100341https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13156/1/artigo6evol11-1.pdfbb2718fccaf82f94c8fefda7e519cb34MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13156/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo6evol11-1.pdf.jpgartigo6evol11-1.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4550https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13156/3/artigo6evol11-1.pdf.jpgcf1360078e697c3f7e56ece1d3192d57MD53123456789/131562017-11-17 22:00:34.418oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-11-18T01:00:34LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
Explicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector |
title |
Explicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector |
spellingShingle |
Explicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector Siqueira, Joelma Santana Clarice Lispector A via crucis do corpo Narrativa contemporânea |
title_short |
Explicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector |
title_full |
Explicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector |
title_fullStr |
Explicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector |
title_full_unstemmed |
Explicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector |
title_sort |
Explicação irônica em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector |
author |
Siqueira, Joelma Santana |
author_facet |
Siqueira, Joelma Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Joelma Santana |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Clarice Lispector A via crucis do corpo Narrativa contemporânea |
topic |
Clarice Lispector A via crucis do corpo Narrativa contemporânea |
description |
A obra A via crucis do corpo (1974) foi destacada como obra que contrasta com os demais livros da escritora Clarice Lispector por conter textos escritos sob encomenda e abordar temas como sexo por meio de uma linguagem direta, por vezes, chocante. Para muitos críticos, o tom menor de suas narrativas é reconhecido pela própria escritora no primeiro texto da obra intitulado “Explicação”, pois nele se lê a seguinte justificativa: “Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo”. O presente trabalho detém-se neste texto propondo discutir seu lugar entre a ficção e a não-ficção. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-17T10:06:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-17T10:06:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6evol11-1.pdf http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13156 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2236-5176 |
identifier_str_mv |
2236-5176 |
url |
http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6evol11-1.pdf http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv |
v. 11, n. 1, p. 173-182, Jan./Jun. 2011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13156/1/artigo6evol11-1.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13156/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13156/3/artigo6evol11-1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb2718fccaf82f94c8fefda7e519cb34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 cf1360078e697c3f7e56ece1d3192d57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801213102099791872 |