Marias vão umas com as outras? As protagonistas de As três Marias de Rachel de Queiroz
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/26595 |
Resumo: | Publicado em 1939, o romance As três Marias de Rachel de Queiroz apresenta-se como a primeira obra da autora em primeira pessoa, desenvolvendo a história de três protagonistas que vivenciam aspectos das experiências de mulheres na sociedade brasileira da época. Este trabalho objetivou perceber como os laços de irmandade estabelecidos entre as protagonistas, assim como a maternidade e o patriarcado, representados pelas instituições religiosas como o internato e o casamento, afetaram as subjetividades das personagens. Para tanto, partimos dos grupos teóricos de gêneros, utilizando como base Bell Hooks, Adrienne Rich e Elisabeth Badinter. Dessa forma, percebemos que as experiências em comum permitem que laços de irmandade se desenvolvam entre as protagonistas, assim como se expandem para outras personagens, além disso a relação entre mães e filhas afetam as subjetividades de diferentes personagens, reproduzindo e reconstruindo visões de maternidade. Por fim, o patriarcado reproduzido por construtos sociais diversos, se apresenta como força determinante na sociedade que afeta o espaço social e as identidades das mulheres, sendo sua transgressão uma das linhas de força da produção racheliana, em que suas personagens não se limitam aos espaços a elas determinados. |
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Oliveira, Natália Fontes deGrillo, Marcella Gavahttp://lattes.cnpq.br/5484333650188396Roani, Gerson Luiz2019-08-14T18:15:33Z2019-08-14T18:15:33Z2019-05-17GRILLO, Marcella Gava. Marias vão umas com as outras? As protagonistas de As três Marias de Rachel de Queiroz. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.https://locus.ufv.br//handle/123456789/26595Publicado em 1939, o romance As três Marias de Rachel de Queiroz apresenta-se como a primeira obra da autora em primeira pessoa, desenvolvendo a história de três protagonistas que vivenciam aspectos das experiências de mulheres na sociedade brasileira da época. Este trabalho objetivou perceber como os laços de irmandade estabelecidos entre as protagonistas, assim como a maternidade e o patriarcado, representados pelas instituições religiosas como o internato e o casamento, afetaram as subjetividades das personagens. Para tanto, partimos dos grupos teóricos de gêneros, utilizando como base Bell Hooks, Adrienne Rich e Elisabeth Badinter. Dessa forma, percebemos que as experiências em comum permitem que laços de irmandade se desenvolvam entre as protagonistas, assim como se expandem para outras personagens, além disso a relação entre mães e filhas afetam as subjetividades de diferentes personagens, reproduzindo e reconstruindo visões de maternidade. Por fim, o patriarcado reproduzido por construtos sociais diversos, se apresenta como força determinante na sociedade que afeta o espaço social e as identidades das mulheres, sendo sua transgressão uma das linhas de força da produção racheliana, em que suas personagens não se limitam aos espaços a elas determinados.Published in 1939, Rachel de Queiroz’s novel As três Marias presents itself as the author’s first work written in first person, developing the story of three characters who experience aspects of the living of women in the Brazilian society at the time. This work aimed to perceive how the bonds of sisterhood stablished between the protagonists, as well as the motherhood and the patriarchy, represented by religious institutions as the boarding school and marriage, affected the characters’ subjectivity. Therefore, we start from the theoretical group of genders, using as base Bell Hooks, Adrienne Rich and Elisabeth Badinter. Thus, we understood that the common experiences allow the sisterhood bonds to develop between the protagonists, as it expands to other female characters, besides the relation between mothers and daughters affect the subjectivities of different characters, reproducing and reconstructing visions about motherhood. Finally, the patriarchy reproduced by diverse social constructs, presents itself as a determining force in society which affects women’s social space and identities, and their transgression is one of the strongest lines in Rachel’s production, in which her characters are not limited by the spaces determined to them.porUniversidade Federal de ViçosaLiteratura brasileiraEscritorasLiteratura - Escritoras - História e críticaQueiroz, Rachel de, 1910-2003Identidade de gênero na literaturaLiteratura BrasileiraMarias vão umas com as outras? As protagonistas de As três Marias de Rachel de QueirozDo Marias follow like sheep? The protagonists of Rachel de Queiroz’s As três Mariasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2019-05-17Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1042759https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26595/1/texto%20completo.pdfc914f8f2144e7676b308125eae152959MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/26595/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/265952019-08-14 15:15:51.751oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452019-08-14T18:15:51LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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