Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nilton Marques de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8999
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar as rodovias na alocação modal ótima que minimizem os custos de transportes entre as áreas de produção à agroindústria e determinar a localização ótima de novas agroindústrias no Estado de Mato Grosso. O modelo teórico proposto foi baseado a partir da teoria de localização da produção agrícola de Von THÜNEN e da teoria de localização de atividades industriais desenvolvida por WEBER. Utilizou-se como instrumento analítico um modelo de redes capacitadas. A partir de uma solução padrão, simulou-se vários cenários na melhoria da infra-estrutura de transporte da malha rodoviária e na implementação da rede ferroviária. O modelo de localização de atividades agroindustriais envolveu uma estrutura de programação inteira. As variáveis consideradas para o objetivo do estudo foram os custos de transportes de grãos (soja) até a agroindústria; quantidade de produção de soja e o custo de instalação e ampliação de novas agroindústrias. Os principais resultados mostram que a pavimentação das principais rodovias estaduais no Estado produziria efeitos em termos de redução do custo total de distribuição de soja, em relação à solução padrão. Com a simulação da ferrovia, o efeito seria maior. O modelo selecionou para a instalação de novas agroindústrias os Pólos de Alto Taquari e Tangará da Serra. Tal resultado pode ser justificado pelo fato de os Pólos se concentrarem próximos aos centros produtores de soja e de fácil escoamento para outros estados.
id UFV_c26930ffc182b8de364f64377a976f98
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/8999
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Teixeira, Erly CardosoAguiar, Danilo Rolim Dias deOliveira, Nilton Marques deSantos, Heleno do Nascimento2016-11-01T09:55:07Z2016-11-01T09:55:07Z2003-02-03OLIVEIRA, Nilton Marques de. Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso. 2003. 119 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2003.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8999O objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar as rodovias na alocação modal ótima que minimizem os custos de transportes entre as áreas de produção à agroindústria e determinar a localização ótima de novas agroindústrias no Estado de Mato Grosso. O modelo teórico proposto foi baseado a partir da teoria de localização da produção agrícola de Von THÜNEN e da teoria de localização de atividades industriais desenvolvida por WEBER. Utilizou-se como instrumento analítico um modelo de redes capacitadas. A partir de uma solução padrão, simulou-se vários cenários na melhoria da infra-estrutura de transporte da malha rodoviária e na implementação da rede ferroviária. O modelo de localização de atividades agroindustriais envolveu uma estrutura de programação inteira. As variáveis consideradas para o objetivo do estudo foram os custos de transportes de grãos (soja) até a agroindústria; quantidade de produção de soja e o custo de instalação e ampliação de novas agroindústrias. Os principais resultados mostram que a pavimentação das principais rodovias estaduais no Estado produziria efeitos em termos de redução do custo total de distribuição de soja, em relação à solução padrão. Com a simulação da ferrovia, o efeito seria maior. O modelo selecionou para a instalação de novas agroindústrias os Pólos de Alto Taquari e Tangará da Serra. Tal resultado pode ser justificado pelo fato de os Pólos se concentrarem próximos aos centros produtores de soja e de fácil escoamento para outros estados.The main objective of this work is to identify and analyze highways in the most efficient location, in order to minimize the transportation cost from the production area to the agroindustry, and to determine the most efficient location for new agroindustries in Mato Grosso, Brazil. The theorical model proposed was based on the agricultural production localization theory, by von Thünen, and on the industrial activities localization theory, by Weber. One model of net work was utilized as analytical instrument. From the analysis of the current situation, several sceneries were simulated for infra-structure improvement of highway transport and for railway implement. The agroindustrial activities localization model involved an entire programation structure. The variables considered for the study objective were the costs of grain (soybean) transport to the agroindustry; soybean production amount, and the installation and amplification cost for new agroindustries. The main results show that the principal state highways pavement would decrease the total cost of soybean distribution, in comparison with the current situation. With railway simulation, the effect would be bigger. The model selected, for new agroindustries installation, are the Poles of Alto Taquari and Tangará da Serra. Such a result can be justified by the fact that the Poles are concentrated near centers which are soybean productors and have easy outflow for other states.porUniversidade Federal de ViçosaSoja - Transporte - LogísticaTransporte de mercadorias - Aspectos econômicosAgroindústria - Mato GrossoProgramação linearPesquisa operacionalMato Grosso - Indústrias - LocalizaçãoCiências Sociais AplicadasTransporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato GrossoTransport and localization of soybean agroindustry in state of Mato Grosso, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de EconomiaMestre em Economia AplicadaViçosa - MG2003-02-03Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf2194246https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8999/1/texto%20completo.pdf79af4b90e3bdc533521382733d5c1ddfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8999/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3594https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8999/3/texto%20completo.pdf.jpgb655ad724e043afdc736b8c320f9b465MD53123456789/89992016-11-01 22:00:22.578oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-11-02T01:00:22LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso
dc.title.en.fl_str_mv Transport and localization of soybean agroindustry in state of Mato Grosso, Brazil
title Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso
spellingShingle Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso
Oliveira, Nilton Marques de
Soja - Transporte - Logística
Transporte de mercadorias - Aspectos econômicos
Agroindústria - Mato Grosso
Programação linear
Pesquisa operacional
Mato Grosso - Indústrias - Localização
Ciências Sociais Aplicadas
title_short Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso
title_full Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso
title_fullStr Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso
title_full_unstemmed Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso
title_sort Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso
author Oliveira, Nilton Marques de
author_facet Oliveira, Nilton Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Erly Cardoso
Aguiar, Danilo Rolim Dias de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nilton Marques de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Heleno do Nascimento
contributor_str_mv Santos, Heleno do Nascimento
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Soja - Transporte - Logística
Transporte de mercadorias - Aspectos econômicos
Agroindústria - Mato Grosso
Programação linear
Pesquisa operacional
Mato Grosso - Indústrias - Localização
topic Soja - Transporte - Logística
Transporte de mercadorias - Aspectos econômicos
Agroindústria - Mato Grosso
Programação linear
Pesquisa operacional
Mato Grosso - Indústrias - Localização
Ciências Sociais Aplicadas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
description O objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar as rodovias na alocação modal ótima que minimizem os custos de transportes entre as áreas de produção à agroindústria e determinar a localização ótima de novas agroindústrias no Estado de Mato Grosso. O modelo teórico proposto foi baseado a partir da teoria de localização da produção agrícola de Von THÜNEN e da teoria de localização de atividades industriais desenvolvida por WEBER. Utilizou-se como instrumento analítico um modelo de redes capacitadas. A partir de uma solução padrão, simulou-se vários cenários na melhoria da infra-estrutura de transporte da malha rodoviária e na implementação da rede ferroviária. O modelo de localização de atividades agroindustriais envolveu uma estrutura de programação inteira. As variáveis consideradas para o objetivo do estudo foram os custos de transportes de grãos (soja) até a agroindústria; quantidade de produção de soja e o custo de instalação e ampliação de novas agroindústrias. Os principais resultados mostram que a pavimentação das principais rodovias estaduais no Estado produziria efeitos em termos de redução do custo total de distribuição de soja, em relação à solução padrão. Com a simulação da ferrovia, o efeito seria maior. O modelo selecionou para a instalação de novas agroindústrias os Pólos de Alto Taquari e Tangará da Serra. Tal resultado pode ser justificado pelo fato de os Pólos se concentrarem próximos aos centros produtores de soja e de fácil escoamento para outros estados.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-01T09:55:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-01T09:55:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Nilton Marques de. Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso. 2003. 119 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8999
identifier_str_mv OLIVEIRA, Nilton Marques de. Transporte e localização da agroindústria da soja no estado de Mato Grosso. 2003. 119 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2003.
url http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8999/1/texto%20completo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8999/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8999/3/texto%20completo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79af4b90e3bdc533521382733d5c1ddf
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b655ad724e043afdc736b8c320f9b465
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801212869588549632