Estabilização química de solos para fins rodoviários: estudo de caso com o produto “RBI Grade 81”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Fabrício Carlos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9669
Resumo: Este trabalho teve como objetivo caracterizar, tecnologicamente, em laboratório, misturas de quatro tipos de solos da Microrregião de Viçosa – MG, Brasil, com o aditivo químico RBI Grade 81, para fins rodoviários. Dois desses solos são constituídos de textura argilo-areno-siltosa e referidos neste trabalho como ETA e PVB, de classificação TRB A-7-5 (20). Os demais, são de textura areno-silto-argilosa, de classificação TRB A-2-6 (3) e A-2-4 (0) e referidos nesta investigação de SP e VS, respectivamente. O aditivo químico é um pó de cor cinza, pH básico, inodoro e de baixa solubilidade em água. Segundo o fabricante, o produto vem sendo utilizado em vários países como estabilizante químico dos materiais empregados nas camadas dos pavimentos de rodovias. O seu uso no Brasil ainda não foi difundido, sendo este o primeiro trabalho de pesquisa com o referido produto na área de pavimentação. Nos quatro solos foram realizados ensaios de índice de suporte Califórnia (CBR) e resistência à compressão não-confinada, com três teores de RBI Grade 81 (2%, 4% e 6%) e três períodos de cura (1, 7 e 28 dias), trabalhando com duas energias de compactação (Proctor Intermediário e Modificado). Isto possibilitou observar a influência do teor de aditivo, da energia de compactação e do período de cura no comportamento mecânico das misturas. Determinou-se também o módulo de resiliência das misturas dos solos com 6% de RBI Grade 81, com 7 dias de cura, nas duas energias de compactação citadas anteriormente. Através dos resultados obtidos nesta pesquisa, observou-se que apesar de algumas misturas apresentarem resultados diferentes do esperado, a maioria das misturas solo-RBI Grade 81 tiveram melhorias significativas no comportamento mecânico aqui representados pelos parâmetros CBR e resistência à compressão não-confinada, com o aumento do teor de RBI Grade 81, da energia de compactação e do período de cura.
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spelling Lima, Dario Cardoso deSilva, Cláudio Henrique de CarvalhoFrança, Fabrício Carloshttp://lattes.cnpq.br/1908805906006145Carvalho, Carlos Alexandre Braz de2017-03-03T11:26:43Z2017-03-03T11:26:43Z2003-07-31FRANÇA, Fabrício Carlos. Estabilização química de solos para fins rodoviários: estudo de caso com o produto “RBI Grade 81”. 2003. 104f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2003.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9669Este trabalho teve como objetivo caracterizar, tecnologicamente, em laboratório, misturas de quatro tipos de solos da Microrregião de Viçosa – MG, Brasil, com o aditivo químico RBI Grade 81, para fins rodoviários. Dois desses solos são constituídos de textura argilo-areno-siltosa e referidos neste trabalho como ETA e PVB, de classificação TRB A-7-5 (20). Os demais, são de textura areno-silto-argilosa, de classificação TRB A-2-6 (3) e A-2-4 (0) e referidos nesta investigação de SP e VS, respectivamente. O aditivo químico é um pó de cor cinza, pH básico, inodoro e de baixa solubilidade em água. Segundo o fabricante, o produto vem sendo utilizado em vários países como estabilizante químico dos materiais empregados nas camadas dos pavimentos de rodovias. O seu uso no Brasil ainda não foi difundido, sendo este o primeiro trabalho de pesquisa com o referido produto na área de pavimentação. Nos quatro solos foram realizados ensaios de índice de suporte Califórnia (CBR) e resistência à compressão não-confinada, com três teores de RBI Grade 81 (2%, 4% e 6%) e três períodos de cura (1, 7 e 28 dias), trabalhando com duas energias de compactação (Proctor Intermediário e Modificado). Isto possibilitou observar a influência do teor de aditivo, da energia de compactação e do período de cura no comportamento mecânico das misturas. Determinou-se também o módulo de resiliência das misturas dos solos com 6% de RBI Grade 81, com 7 dias de cura, nas duas energias de compactação citadas anteriormente. Através dos resultados obtidos nesta pesquisa, observou-se que apesar de algumas misturas apresentarem resultados diferentes do esperado, a maioria das misturas solo-RBI Grade 81 tiveram melhorias significativas no comportamento mecânico aqui representados pelos parâmetros CBR e resistência à compressão não-confinada, com o aumento do teor de RBI Grade 81, da energia de compactação e do período de cura.This study is directed to the laboratory geotechnical characterization of soil-RBI Grade 81 mixtures for road engineering applications. Four soils from the microregion of the country of Viçosa, Minas Gerais state, Brazil, are used throughout the experiment. Two of those soils, named ETA and PVB, are silty- sandy clays, and following the Transportation Research Board (TRB) classification system are A-7-5 (20). The other two soils, named SP and VS, are clayey-silty sands classified, respectively, as A-2-6 (3) and A-2-4 (0). The RBI Grade 81 is a gray powder stabilizer presenting basic pH, low water solubility, and without odor. The manufacturer informs that this product has been used worldwide as a stabilizer for road engineering application. However, in Brazil, there is no information regarding its use, as well as this is the first research already developed for this purpose. The laboratory testing program encompassed the following tests: soil geotechnical characterization, California Bearing Ration (CBR), unconfined compression, and dynamic triaxial. In order to evaluate the influence of stabilizer content, curing time, and compaction effort on mixtures mechanical strength mixtures specimens were prepared using three RBI Grade 81 contents (2, 4 and 6%), three curing times (1, 7 and 28 days), and two compaction efforts (Intermediate and Modified Proctor). Dynamic triaxial tests were performed on specimens prepared at the two referred compaction efforts at 6% of stabilizer, and 7 days curing time. Data analysis support that increases in stabilizer content, curing time, and compaction effort are responsible for increase in mixtures mechanical strength.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de ViçosaSolos - CompactaçãoMisturasPavimentos de soloSolos - ResistênciaPavimentos - Projetos e construçãoEngenhariasEstabilização química de solos para fins rodoviários: estudo de caso com o produto “RBI Grade 81”Chemical stabilization of soils for road engineering applications: case study using RBI Grade 81info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Engenharia CivilMestre em Engenharia CivilViçosa - MG2003-07-31Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1248181https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9669/1/texto%20completo.pdf2cc33341f1587a850b982611b8f9ad6eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9669/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3633https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9669/3/texto%20completo.pdf.jpg24407af6499736519fe804c3dfcd0e49MD53123456789/96692017-03-03 23:00:27.045oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-03-04T02:00:27LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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