Avaliação de canais de comercialização e distribuição de açúcar mascavo: estudo de caso em uma associação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://locus.ufv.br/handle/123456789/2830 |
Resumo: | Considerando que a transformação da matéria-prima gera valor para os agricultores familiares, além de o Estado de Minas Gerais caracterizar-se pelo bom desempenho do setor canavieiro na produção de cana-de-açúcar, os produtores familiares do município de Visconde do Rio Branco, por tradição, vêm produzindo açúcar mascavo e necessitam fortalecer esse setor. Como um aporte a isso, este trabalho objetivou avaliar as diferentes formas de distribuição do açúcar mascavo pela ARPRAM (Associação Riobranquense de Produtores de Rapadura, Açúcar Mascavo, Aguardente e Melado), identificando os principais atributos inerentes, as facilidades e dificuldades e propondo alternativas para melhorar a eficiência desse processo. Para isso, nos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva; as técnicas adotadas foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Foram entrevistados: 12 produtores familiares, o presidente da ARPRAM, 28 representantes do mercado atacadista e varejista, além de cem consumidores, para avaliar a aceitação do produto. Como a amostra contou com os principais envolvidos na distribuição de açúcar mascavo, incluindo os consumidores finais domésticos, foi possível identificar os canais atualmente utilizados pela ARPRAM, os principais intermediários inseridos na distribuição do açúcar mascavo e os requisitos exigidos por cada intermediário. Além disso, foram realizadas análises de colorimetria de amostras de açúcar mascavo com parte dos envolvidos na pesquisa, sendo constatado que o açúcar mascavo não possui padronização em termos da cor, o que pode dificultar a distribuição em diferentes nichos de mercado. Com base em tais informações, concluiu-se que os principais canais de distribuição do açúcar mascavo utilizados pela ARPRAM são realizados por intermediários atacadistas e por pequenos supermercados locais, através de vendas diretas. Entre os principais indicadores para que os intermediários aceitem o açúcar mascavo estão a qualidade, o preço, a cor, a confiabilidade na entrega e o volume disponível. Uma possível ameaça para a ARPRAM é a existência no mercado de grandes distribuidores de açúcar mascavo no setor atacadista, conformando suas próprias unidades de produção, razão pela qual a Associação deve-se fortalecer com o trabalho conjunto de seus associados, a organização de sua gestão e a padronização do açúcar mascavo, entre outros. |
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Avaliação de canais de comercialização e distribuição de açúcar mascavo: estudo de caso em uma associaçãoEvaluation of the commercialization and distribution channels of the brown sugar: a case study in an associationAgricultura familiarCanais de distribuiçãoAçúcar mascavoFamily agricultureDistribution channelsBrown sugarCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOSConsiderando que a transformação da matéria-prima gera valor para os agricultores familiares, além de o Estado de Minas Gerais caracterizar-se pelo bom desempenho do setor canavieiro na produção de cana-de-açúcar, os produtores familiares do município de Visconde do Rio Branco, por tradição, vêm produzindo açúcar mascavo e necessitam fortalecer esse setor. Como um aporte a isso, este trabalho objetivou avaliar as diferentes formas de distribuição do açúcar mascavo pela ARPRAM (Associação Riobranquense de Produtores de Rapadura, Açúcar Mascavo, Aguardente e Melado), identificando os principais atributos inerentes, as facilidades e dificuldades e propondo alternativas para melhorar a eficiência desse processo. Para isso, nos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva; as técnicas adotadas foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Foram entrevistados: 12 produtores familiares, o presidente da ARPRAM, 28 representantes do mercado atacadista e varejista, além de cem consumidores, para avaliar a aceitação do produto. Como a amostra contou com os principais envolvidos na distribuição de açúcar mascavo, incluindo os consumidores finais domésticos, foi possível identificar os canais atualmente utilizados pela ARPRAM, os principais intermediários inseridos na distribuição do açúcar mascavo e os requisitos exigidos por cada intermediário. Além disso, foram realizadas análises de colorimetria de amostras de açúcar mascavo com parte dos envolvidos na pesquisa, sendo constatado que o açúcar mascavo não possui padronização em termos da cor, o que pode dificultar a distribuição em diferentes nichos de mercado. Com base em tais informações, concluiu-se que os principais canais de distribuição do açúcar mascavo utilizados pela ARPRAM são realizados por intermediários atacadistas e por pequenos supermercados locais, através de vendas diretas. Entre os principais indicadores para que os intermediários aceitem o açúcar mascavo estão a qualidade, o preço, a cor, a confiabilidade na entrega e o volume disponível. Uma possível ameaça para a ARPRAM é a existência no mercado de grandes distribuidores de açúcar mascavo no setor atacadista, conformando suas próprias unidades de produção, razão pela qual a Associação deve-se fortalecer com o trabalho conjunto de seus associados, a organização de sua gestão e a padronização do açúcar mascavo, entre outros.The Visconde de Rio Branco families are producing brown sugar because of their traditions, considering that the transformation of raw materials give grate value for these rural families, however they need to strengthen that economy sector. This research contribute with that purpose, being its principal objective the evaluation of different distribution forms of the brown sugar by the ARPRAM (Associação Riobranquense de Produtores de Rapadura, Açúcar Mascavo, Aguardente e Melado), identifying the principal attributes inherent, the facilities and difficulties, and in this way proposing alternatives to get a better efficiency of this process. This research was exploratory and descriptive in the methodological procedures, to reach that; the adopted techniques were the bibliographic research and the case study. Was interviewed 12 family producers, the president of ARPRAM, 28 representatives of the wholesale and retail market, besides a hundred of consumer, to evaluate the product acceptation. Finally, was possible to identify the current channels used in the distribution of this product and the requirement of each mediator. A colorimetric analyses was made to the brown sugar samples, which confirm that this product does not have standardization in colour terms, making difficult the distribution to the different markets. Basing on this information can be concluded that the principal distribution channels of brown sugar, used by the ARPRAM, are the mediators and the local small markets through direct sales. The principal approach to accept this product is the quality, the price, the colour, the deliver dependability and the available volume. And a possible threat for ARPRAM is the existence of great distributors in the market of wholesale section, forming their own production units, therefore the Association should strengthen to their associates united work, the organization of its administration and the standardization of this product.Universidade Federal de ViçosaBRCiência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de AlimentosMestrado em Ciência e Tecnologia de AlimentosUFVPereira, José Antonio Marqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787246H6Lírio, Viviani Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763739E6Perez, Ronaldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763156J5Silva Júnior, Aziz Galvão dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797493T5Ramos, Afonso Motahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787801T3Vieira, José Geraldo Vidalhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763976P6Durán Rojas, Elvira2015-03-26T13:13:08Z2008-07-172015-03-26T13:13:08Z2007-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfDURÁN ROJAS, Elvira. Evaluation of the commercialization and distribution channels of the brown sugar: a case study in an association. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.http://locus.ufv.br/handle/123456789/2830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2016-11-17T18:24:47Zoai:locus.ufv.br:123456789/2830Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-11-17T18:24:47LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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