Empreendedorismo na terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Mayara dos Santos Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8335
Resumo: As questões voltadas ao envelhecimento populacional, mercado de trabalho e empreendedorismo passaram a ser amplamente discutidas atualmente. Assim, o acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a sociedade contemporânea, onde esse processo ocorre em um cenário de profundas transformações urbanas, industriais e familiares. O crescente aumento da população idosa provoca a necessidade de estudos ligados a sua qualidade de vida e geração de renda, ou seja, fatores que promovam a inserção social, e reafirmação de sua identidade, o que infelizmente pode ser dificultado pelos empecilhos encontrados em sua inserção no mercado de trabalho. Acredita-se hoje que o empreendedor seja o “motor da economia”, um agente de mudanças, sendo uma alternativa viável a esta situação de dificuldade de inserção ao mercado de trabalho pode ser encontrada no empreendedorismo. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção do idoso sobre as consequências do empreendedorismo na sua vida pessoal e na economia familiar. A pesquisa desenvolvida teve caráter exploratório-descritivo e utilizou a abordagem quanti- qualitativa, adequada para o alcance dos objetivos almejados. Foi realizada em Belo Horizonte – MG. A escolha do município de Belo Horizonte para realizar a pesquisa ocorreu por se tratar da capital do terceiro estado em número de empreendedores individuais e, por essa razão, acredita-se que terá um maior número de idosos empreendedores. Os idosos empreendedores constituíram a população estudada nesta pesquisa, ou seja, com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, empreendedores proprietários ou sócio proprietários de empreendimentos que atuam de forma legalizada e que iniciaram seus empreendimentos quando alcançaram a terceira idade, nos mais diversos ramos da cidade de Belo Horizonte. A amostra foi obtida por meio do método bola de neve (snowball). Belo Horizonte foi dividida, para melhor abrangência e para fins de comparação, em duas regiões distintas: Região Centro Sul (Bairros Lourdes, Barro Preto e Savassi), e, Região Norte e Nordeste (Bairros Taquaril e Baleia). Os dados foram coletados por meio de entrevista fundamentada em um roteiro semiestruturado. A coleta de dados se deu no período de agosto de 2015 a janeiro de 2016. Após a coleta, os dados quantitativos foram analisados e, para as questões discursivas, foi realizada uma análise de conteúdo. Os empreendedores idosos que compuseram o presente estudo eram pessoas ativas que gozavam de saúde e vitalidade. O aumento deste segmento populacional torna necessário mais estudo a respeito do idoso que é capaz de oferecer sua experiência de vida para a sociedade.
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spelling Mendes, Mayara dos Santos Alveshttp://lattes.cnpq.br/0170920904643593Teixeira, Karla Maria Damiano2016-08-15T12:59:10Z2016-08-15T12:59:10Z2016-04-11MENDES, Mayara dos Santos Alves. Empreendedorismo na terceira idade. 2016. 40 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8335As questões voltadas ao envelhecimento populacional, mercado de trabalho e empreendedorismo passaram a ser amplamente discutidas atualmente. Assim, o acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a sociedade contemporânea, onde esse processo ocorre em um cenário de profundas transformações urbanas, industriais e familiares. O crescente aumento da população idosa provoca a necessidade de estudos ligados a sua qualidade de vida e geração de renda, ou seja, fatores que promovam a inserção social, e reafirmação de sua identidade, o que infelizmente pode ser dificultado pelos empecilhos encontrados em sua inserção no mercado de trabalho. Acredita-se hoje que o empreendedor seja o “motor da economia”, um agente de mudanças, sendo uma alternativa viável a esta situação de dificuldade de inserção ao mercado de trabalho pode ser encontrada no empreendedorismo. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção do idoso sobre as consequências do empreendedorismo na sua vida pessoal e na economia familiar. A pesquisa desenvolvida teve caráter exploratório-descritivo e utilizou a abordagem quanti- qualitativa, adequada para o alcance dos objetivos almejados. Foi realizada em Belo Horizonte – MG. A escolha do município de Belo Horizonte para realizar a pesquisa ocorreu por se tratar da capital do terceiro estado em número de empreendedores individuais e, por essa razão, acredita-se que terá um maior número de idosos empreendedores. Os idosos empreendedores constituíram a população estudada nesta pesquisa, ou seja, com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, empreendedores proprietários ou sócio proprietários de empreendimentos que atuam de forma legalizada e que iniciaram seus empreendimentos quando alcançaram a terceira idade, nos mais diversos ramos da cidade de Belo Horizonte. A amostra foi obtida por meio do método bola de neve (snowball). Belo Horizonte foi dividida, para melhor abrangência e para fins de comparação, em duas regiões distintas: Região Centro Sul (Bairros Lourdes, Barro Preto e Savassi), e, Região Norte e Nordeste (Bairros Taquaril e Baleia). Os dados foram coletados por meio de entrevista fundamentada em um roteiro semiestruturado. A coleta de dados se deu no período de agosto de 2015 a janeiro de 2016. Após a coleta, os dados quantitativos foram analisados e, para as questões discursivas, foi realizada uma análise de conteúdo. Os empreendedores idosos que compuseram o presente estudo eram pessoas ativas que gozavam de saúde e vitalidade. O aumento deste segmento populacional torna necessário mais estudo a respeito do idoso que é capaz de oferecer sua experiência de vida para a sociedade.Issues facing the aging population, the labor market and entrepreneurship have become widely discussed nowadays. Thus, the fast pace of aging in Brazil creates new challenges for contemporary society, where this process occurs in a scenario of deep urban, industrial and family changes. The increasing elderly population causes the need for studies related to their quality of life and income generation, ie, factors that promote social inclusion and reaffirmation of their identity, which unfortunately can be hampered by the obstacles encountered in its integration into the labor market. It is believed today that the entrepreneur is the "engine of the economy," an agent of change, entrepreneurship being a viable alternative to this situation. This research aimed to analyze the perception of the elderly about the consequences of entrepreneurship in personal life and family economy. The developed research was exploratory, descriptive and used a quantitative and qualitative approach, appropriate to achieve the intended goals. It was held in Belo Horizonte - MG. The choice of the city of Belo Horizonte to conduct the research took place because it is the third state capital in number of individual entrepreneurs and, therefore, it is believed to have a greater number of elderly entrepreneurs. The senior entrepreneurs constituted the population studied in this research, ie 60 years old or older, of both sexes, owners or co-owners of legalized enterprises and who started their ventures when they reached the“Third Age” , in various branches of the city of Belo Horizonte. The sample was obtained via the snowball method. Belo Horizonte was divided, for better coverage and for comparison purposes, into two distinct regions: South Central Region (Lourdes, Barro Preto and Savassi Districts), and North and Northeast Region (Taquaril and Baleia Districts). Data were collected through interviews based on a semi-structured script. The data collection was carried out from August 2015 to January 2016. After collection, quantitative data were analyzed and a content analysis was performed over the essay questions. Elderly entrepreneurs who composed this study were active people who keep health and vitality. The increase of this population segment makes more studies of the elderly that are able to offer their life experience to society necessary.porUniversidade Federal de ViçosaEmpreendedorismoEmpreendedores - IdososFamíliaEconomia DomésticaEmpreendedorismo na terceira idadeEntrepreneurship in the elderlyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Economia DomésticaMestre em Economia DomésticaViçosa - MG2016-04-11Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf306169https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8335/1/texto%20completo.pdf41b1916774edb96c396916d86e39fbc7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8335/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3568https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8335/3/texto%20completo.pdf.jpg7bfc8848cdf9f5f5440412cf2bd68d28MD53TEXTtexto completo.pdf.txttexto completo.pdf.txtExtracted texttext/plain97562https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/8335/4/texto%20completo.pdf.txta2a35dccebb4fae3c550bdf0a3fb830eMD54123456789/83352016-08-16 07:08:32.746oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-08-16T10:08:32LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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