Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anon, Iago Cambre
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/32168
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.057
Resumo: O objetivo geral da presente tese foi compreender a análise de jogo e o seu papel no futebol à luz da pedagogia do esporte, sendo que para isso foram escritos dois artigos científicos. O primeiro estudo teve como objetivo identificar o grau de explicação do saldo de gols para as diferentes equipes em uma competição, neste caso a Bundesliga. Os resultados apontaram que o conjunto de variáveis explicativas é específico para cada clube, indicando assim sua singularidade nas demandas do jogo enfrentadas pelas equipes. O segundo estudo teve como objetivos: i) analisar a associação da métrica de expectativas de gols obtida por meio do processo de Markov com o saldo de gols da partida; ii) e identificar o grau de explicação das variáveis com bola acerca da métrica de expectativa de gols em diferentes fases das competições, sendo elas Copa do Mundo Feminina 2019 e Copa do Mundo Masculina 2018. Observou-se que a expectativa de gols, obtida por meio do processo de Markov, é representativa do contexto do jogo e que as mudanças no grau de explicação e as variáveis significativas no modelo indicam o ineditismo do contexto. Pode-se concluir, no geral, que quando a análise de jogo é realizada com base na pedagogia do esporte, há uma sensibilidade maior aos contextos, o que permite melhor adequação de seu uso no cotidiano de equipes de futebol, direcionando assim aspectos pedagógicos e de treinamento. Palavras-Chave: Futebol; Análise de Jogo; Pedagogia; Performance; Análise explicativa; Demandas do jogo.
id UFV_d9587e73f34f2580fe5403c46f44a536
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/32168
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporteAnalysis of the behavior of football teams through offensive and defensive actions with the ball: a perspective from sports pedagogyFutebol - Jogos - AnáliseEducação FísicaO objetivo geral da presente tese foi compreender a análise de jogo e o seu papel no futebol à luz da pedagogia do esporte, sendo que para isso foram escritos dois artigos científicos. O primeiro estudo teve como objetivo identificar o grau de explicação do saldo de gols para as diferentes equipes em uma competição, neste caso a Bundesliga. Os resultados apontaram que o conjunto de variáveis explicativas é específico para cada clube, indicando assim sua singularidade nas demandas do jogo enfrentadas pelas equipes. O segundo estudo teve como objetivos: i) analisar a associação da métrica de expectativas de gols obtida por meio do processo de Markov com o saldo de gols da partida; ii) e identificar o grau de explicação das variáveis com bola acerca da métrica de expectativa de gols em diferentes fases das competições, sendo elas Copa do Mundo Feminina 2019 e Copa do Mundo Masculina 2018. Observou-se que a expectativa de gols, obtida por meio do processo de Markov, é representativa do contexto do jogo e que as mudanças no grau de explicação e as variáveis significativas no modelo indicam o ineditismo do contexto. Pode-se concluir, no geral, que quando a análise de jogo é realizada com base na pedagogia do esporte, há uma sensibilidade maior aos contextos, o que permite melhor adequação de seu uso no cotidiano de equipes de futebol, direcionando assim aspectos pedagógicos e de treinamento. Palavras-Chave: Futebol; Análise de Jogo; Pedagogia; Performance; Análise explicativa; Demandas do jogo.The overall objective of this thesis was to comprehend game analysis and its role in football in light of sports pedagogy, with three scientific articles written for this purpose. The first study study aimed to identify the explanatory degree of goal difference for different teams in a competition, in this case, the Bundesliga. Results indicated that the set of explanatory variables is specific to each club, thus indicating its uniqueness in the game demands faced by teams. The second study aimed to: i) analyze the association of the expected goals metric obtained through the Markov process with match goal difference; ii) and identify the degree of explanation of ball-related variables concerning the expected goals metric in different phases of competitions, namely the 2019 Women's World Cup and the 2018 Men's World Cup. It was observed that the expected goals obtained through the Markov process are representative of the game context, and changes in the degree of explanation and significant variables in the model indicate the uniqueness of the context. In conclusion, when game analysis is conducted based on sports pedagogy, there is greater sensitivity to contexts, allowing for better adaptation of its use in the daily routines of football teams, thus guiding pedagogical and training aspects. Keywords: Football; Game Analysis; Pedagogy; Performance; Explanatory Analysis; Game Demands.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de ViçosaEducação FísicaLopes, Mariana Calabriahttp://lattes.cnpq.br/9037408103211809Scaglia, Alcides JoséMachado, João Cláudio Braga PereiraAnon, Iago Cambre2024-02-20T16:54:37Z2024-02-20T16:54:37Z2023-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfANON, Iago Cambre. Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte. 2023. 103 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.https://locus.ufv.br//handle/123456789/32168https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T07:07:57Zoai:locus.ufv.br:123456789/32168Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T07:07:57LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte
Analysis of the behavior of football teams through offensive and defensive actions with the ball: a perspective from sports pedagogy
title Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte
spellingShingle Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte
Anon, Iago Cambre
Futebol - Jogos - Análise
Educação Física
title_short Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte
title_full Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte
title_fullStr Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte
title_full_unstemmed Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte
title_sort Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte
author Anon, Iago Cambre
author_facet Anon, Iago Cambre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Mariana Calabria
http://lattes.cnpq.br/9037408103211809
Scaglia, Alcides José
Machado, João Cláudio Braga Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Anon, Iago Cambre
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol - Jogos - Análise
Educação Física
topic Futebol - Jogos - Análise
Educação Física
description O objetivo geral da presente tese foi compreender a análise de jogo e o seu papel no futebol à luz da pedagogia do esporte, sendo que para isso foram escritos dois artigos científicos. O primeiro estudo teve como objetivo identificar o grau de explicação do saldo de gols para as diferentes equipes em uma competição, neste caso a Bundesliga. Os resultados apontaram que o conjunto de variáveis explicativas é específico para cada clube, indicando assim sua singularidade nas demandas do jogo enfrentadas pelas equipes. O segundo estudo teve como objetivos: i) analisar a associação da métrica de expectativas de gols obtida por meio do processo de Markov com o saldo de gols da partida; ii) e identificar o grau de explicação das variáveis com bola acerca da métrica de expectativa de gols em diferentes fases das competições, sendo elas Copa do Mundo Feminina 2019 e Copa do Mundo Masculina 2018. Observou-se que a expectativa de gols, obtida por meio do processo de Markov, é representativa do contexto do jogo e que as mudanças no grau de explicação e as variáveis significativas no modelo indicam o ineditismo do contexto. Pode-se concluir, no geral, que quando a análise de jogo é realizada com base na pedagogia do esporte, há uma sensibilidade maior aos contextos, o que permite melhor adequação de seu uso no cotidiano de equipes de futebol, direcionando assim aspectos pedagógicos e de treinamento. Palavras-Chave: Futebol; Análise de Jogo; Pedagogia; Performance; Análise explicativa; Demandas do jogo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
2024-02-20T16:54:37Z
2024-02-20T16:54:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANON, Iago Cambre. Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte. 2023. 103 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
https://locus.ufv.br//handle/123456789/32168
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.057
identifier_str_mv ANON, Iago Cambre. Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte. 2023. 103 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
url https://locus.ufv.br//handle/123456789/32168
https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2024.057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1822610605519929344