Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9073 |
Resumo: | Por meio deste trabalho procurou-se analisar, comparativamente, os resultados obtidos do funcionamento do Restaurante Popular de Belo Horizonte, MG, no período de 1994 a 2003, abrangendo os serviços prestados e os impactos dos subsídios fornecidos pelo poder público municipal, com os de avaliações anteriores. Foram catalogadas variáveis que caracterizam os usuários, tais como sexo, faixa etária, local de residência, profissão e número de freqüentadores por faixa social e renda. Concluiu-se que os usuários apresentavam elevado grau de satisfação com os serviços prestados. Na correlação entre renda e variáveis selecionadas, constatou-se associação direta entre esta variável e escolaridade e composição da renda familiar. Já as variáveis faixa etária e número de familiares que freqüentavam o estabelecimento tiveram comportamento inversamente correlacionado com a renda. As variáveis sexo e freqüência foram não-significativas, razão por que não foi possível avaliar o grau de associação. O subsídio ofertado foi considerado altamente significativo pelos usuários. Concluiu-se que houve elevado grau de aceitação às políticas assistenciais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que vem intervindo, de forma positiva, no apoio à população carente por meio do fornecimento de alimentação pronta, a preços satisfatórios. |
id |
UFV_d9b9a2070f08e1f4573088d7a0face1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/9073 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Carvalho, Fátima Marília Andrade deLima, João Eustáquio deAmorim, Sheyla Sant’Annahttp://lattes.cnpq.br/2465588448843825Gomes, Sebastião Teixeira2016-11-07T13:34:29Z2016-11-07T13:34:29Z2004-12-20AMORIM, Sheyla Sant’Anna. Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG. 2004. 70 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2004.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9073Por meio deste trabalho procurou-se analisar, comparativamente, os resultados obtidos do funcionamento do Restaurante Popular de Belo Horizonte, MG, no período de 1994 a 2003, abrangendo os serviços prestados e os impactos dos subsídios fornecidos pelo poder público municipal, com os de avaliações anteriores. Foram catalogadas variáveis que caracterizam os usuários, tais como sexo, faixa etária, local de residência, profissão e número de freqüentadores por faixa social e renda. Concluiu-se que os usuários apresentavam elevado grau de satisfação com os serviços prestados. Na correlação entre renda e variáveis selecionadas, constatou-se associação direta entre esta variável e escolaridade e composição da renda familiar. Já as variáveis faixa etária e número de familiares que freqüentavam o estabelecimento tiveram comportamento inversamente correlacionado com a renda. As variáveis sexo e freqüência foram não-significativas, razão por que não foi possível avaliar o grau de associação. O subsídio ofertado foi considerado altamente significativo pelos usuários. Concluiu-se que houve elevado grau de aceitação às políticas assistenciais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que vem intervindo, de forma positiva, no apoio à população carente por meio do fornecimento de alimentação pronta, a preços satisfatórios.The work tried to analyze, comparatively, the results of the operation of the Popular Restaurant of Belo Horizonte, Minas Gerais, in the period from 1994 to 2003 and involving the rendered services and the impacts of the subsidies supplied by the municipal public service. It classified variables that characterize the users, such as gender, age group, addresses, profession, number of visitors per social class and income. It concluded that the users present high satisfaction degree with the rendered services. In the correlation between income and selected variables, direct association is verified between this variable and education and composition of the family income. The variables age group and number of relatives that frequent the restaurant it had a behavior inversely correlated with the income. The variables gender and frequency to the Restaurant were no-significant it does not allow an evaluation of the association degree. The presented subsidy was also considered highly significant for the users. A high acceptance degree is concluded in the politics assistances of the City Hall of Belo Horizonte that intervene in a positive way in the support to the poor population to supply daily meals at a satisfactory price level.porUniversidade Federal de ViçosaTrabalhadores - Belo Horizonte (MG) - Condições sociaisTrabalhadores - Belo Horizonte (MG) - Condições econômicasAssistência alimentar - Política governamental - Belo Horizonte (MG)Restaurantes - Belo Horizonte (MG)Satisfação do consumidorBelo Horizonte (MG) - Política socialCiências Sociais AplicadasInvestimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MGInvestimento social e perfil dos Usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de EconomiaMestre em Economia AplicadaViçosa - MG2004-12-20Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf433945https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9073/1/texto%20completo.pdfc8dd3b262389088ee0fde8f8c25a3c32MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9073/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILtexto completo.pdf.jpgtexto completo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3644https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9073/3/texto%20completo.pdf.jpg72938846fcd2b0ff84e17d83530c19ceMD53123456789/90732016-11-07 22:00:23.948oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-11-08T01:00:23LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG |
dc.title.en.fl_str_mv |
Investimento social e perfil dos Usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG |
title |
Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG |
spellingShingle |
Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG Amorim, Sheyla Sant’Anna Trabalhadores - Belo Horizonte (MG) - Condições sociais Trabalhadores - Belo Horizonte (MG) - Condições econômicas Assistência alimentar - Política governamental - Belo Horizonte (MG) Restaurantes - Belo Horizonte (MG) Satisfação do consumidor Belo Horizonte (MG) - Política social Ciências Sociais Aplicadas |
title_short |
Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG |
title_full |
Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG |
title_fullStr |
Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG |
title_full_unstemmed |
Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG |
title_sort |
Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG |
author |
Amorim, Sheyla Sant’Anna |
author_facet |
Amorim, Sheyla Sant’Anna |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt-BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2465588448843825 |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Fátima Marília Andrade de Lima, João Eustáquio de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Sheyla Sant’Anna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Sebastião Teixeira |
contributor_str_mv |
Gomes, Sebastião Teixeira |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Trabalhadores - Belo Horizonte (MG) - Condições sociais Trabalhadores - Belo Horizonte (MG) - Condições econômicas Assistência alimentar - Política governamental - Belo Horizonte (MG) Restaurantes - Belo Horizonte (MG) Satisfação do consumidor Belo Horizonte (MG) - Política social |
topic |
Trabalhadores - Belo Horizonte (MG) - Condições sociais Trabalhadores - Belo Horizonte (MG) - Condições econômicas Assistência alimentar - Política governamental - Belo Horizonte (MG) Restaurantes - Belo Horizonte (MG) Satisfação do consumidor Belo Horizonte (MG) - Política social Ciências Sociais Aplicadas |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
description |
Por meio deste trabalho procurou-se analisar, comparativamente, os resultados obtidos do funcionamento do Restaurante Popular de Belo Horizonte, MG, no período de 1994 a 2003, abrangendo os serviços prestados e os impactos dos subsídios fornecidos pelo poder público municipal, com os de avaliações anteriores. Foram catalogadas variáveis que caracterizam os usuários, tais como sexo, faixa etária, local de residência, profissão e número de freqüentadores por faixa social e renda. Concluiu-se que os usuários apresentavam elevado grau de satisfação com os serviços prestados. Na correlação entre renda e variáveis selecionadas, constatou-se associação direta entre esta variável e escolaridade e composição da renda familiar. Já as variáveis faixa etária e número de familiares que freqüentavam o estabelecimento tiveram comportamento inversamente correlacionado com a renda. As variáveis sexo e freqüência foram não-significativas, razão por que não foi possível avaliar o grau de associação. O subsídio ofertado foi considerado altamente significativo pelos usuários. Concluiu-se que houve elevado grau de aceitação às políticas assistenciais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que vem intervindo, de forma positiva, no apoio à população carente por meio do fornecimento de alimentação pronta, a preços satisfatórios. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-07T13:34:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-11-07T13:34:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AMORIM, Sheyla Sant’Anna. Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG. 2004. 70 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9073 |
identifier_str_mv |
AMORIM, Sheyla Sant’Anna. Investimento social e perfil dos usuários do restaurante popular de Belo Horizonte-MG. 2004. 70 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2004. |
url |
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9073/1/texto%20completo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9073/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/9073/3/texto%20completo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8dd3b262389088ee0fde8f8c25a3c32 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 72938846fcd2b0ff84e17d83530c19ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801213020493316096 |