Otimização do traçado geométrico de estradas florestais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcatti, Gustavo Eduardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9883
Resumo: Estradas desempenham diversas funções para a sociedade. No setor florestal esse meio de transporte é fundamental, pois é utilizado em praticamente todas as atividades do empreendimento. Dentre essas atividades, o transporte de madeira merece destaque pois, juntamente com a colheita, é a operação mais onerosa do processo produtivo. Diversos elementos podem influenciar o custo do transporte; no entanto, a estrada pode ser considerada como um dos mais importantes, pois possui forte relação com os demais elementos, estando associada a impactos ambientais, além de ter elevados custo de construção e manutenção. O principal desafio dos gestores é determinar o local ideal de construção de estrada, de forma a permitir o tráfego com eficiência e segurança. Neste estudo é proposto um método desenvolvido para otimização do traçado geométrico de estradas florestais, implementado em ambiente de sistema de informações geográficas (SIG). A metaheurística simulated annealing foi utilizada para implementar um algoritmo com o objetivo de minimizar o custo total da estrada, atendendo restrições técnicas dos alinhamentos horizontal e vertical. O custo total incluiu: construção, manutenção, utilização e fatores ambientais e sociais. O método desenvolvido é apropriado para a otimização do traçado geométrico de estradas, por atender as condições necessárias: considera todos os custos dominantes e sensíveis, respeitando as restrições técnicas; otimiza as atribuições horizontais e verticais de modo simultâneo; é capaz de retornar uma boa solução para um problema de grande porte em um tempo aceitável; e é compatível com um SIG, o que favorece o processo de tomada de decisão, permitindo lidar com bases de dados extensas e complexas.
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