Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Michelle Cristine Silveira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Silva, Edson Arlindo, Deboçã, Leonardo Pinheiro, Cardoso, Bruna, Rosalem, Vagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/391/290
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17609
Resumo: O presente artigo aborda questões relacionadas a estratégias de planejamento, negociação e marketing utilizadas por uma empresa na área têxtil. A realização da pesquisa pautou-se em um estudo de caso, a partir de entrevistas semi-estruturadas e consultas a materiais institucionais. As abordagens teóricas utilizadas no corpo da pesquisa são aplicadas no estudo no intuito de embasar a compreensão do fenômeno estudado. A empresa trabalha com produto de qualidade, bons preços, tendo seu maior problema localizado no capital de giro. Na realização de uma análise organizacional mais detalhada, pesquisa direta com clientes e arrolamento de novas táticas de atuação, percebeu-se que houve por parte da empresa pesquisada uma ampliação à visão de mercado abrindo caminhos e potenciais possibilidades para uma nova atuação de mercado. Assim, o estudo revelou que a empresa deve implantar um conjunto de políticas empresariais de modo agressivo e interativo dentro de suas possibilidades e limitações tanto com os consumidores/clientes quanto no mercado em que atua.
id UFV_e64eb8651d4b0459f501fd1417f572d9
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/17609
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Meireles, Michelle Cristine SilveiraSilva, Edson ArlindoDeboçã, Leonardo PinheiroCardoso, BrunaRosalem, Vagner2018-02-15T15:38:51Z2018-02-15T15:38:51Z2005-111677-7387http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/391/290http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17609O presente artigo aborda questões relacionadas a estratégias de planejamento, negociação e marketing utilizadas por uma empresa na área têxtil. A realização da pesquisa pautou-se em um estudo de caso, a partir de entrevistas semi-estruturadas e consultas a materiais institucionais. As abordagens teóricas utilizadas no corpo da pesquisa são aplicadas no estudo no intuito de embasar a compreensão do fenômeno estudado. A empresa trabalha com produto de qualidade, bons preços, tendo seu maior problema localizado no capital de giro. Na realização de uma análise organizacional mais detalhada, pesquisa direta com clientes e arrolamento de novas táticas de atuação, percebeu-se que houve por parte da empresa pesquisada uma ampliação à visão de mercado abrindo caminhos e potenciais possibilidades para uma nova atuação de mercado. Assim, o estudo revelou que a empresa deve implantar um conjunto de políticas empresariais de modo agressivo e interativo dentro de suas possibilidades e limitações tanto com os consumidores/clientes quanto no mercado em que atua.The present paper approach questions related to planning, negotiation and marketing strategies carried by a textile industry enterprise. The search was based in a study of case, by semi-structured interviews and institutional document analyses. The theoric base utilized in the search was applied in sense to embased the comprehension of studied phenomenon. The enterprise play with quality product, low prices, and the major problem was in turnover capital. In the realization of a detailed organizational analyses, costumers direct search and inventore of new tatics of atuation, was perceived the occurrence of a market sense improve, leading the enterprise to new market perspectives. By this way, the study show that the organization should implant a conjoint of enterprise policies by intense and interactive way considering yours possibilities and limitations about consumers/costumers as in your market.porRevista Eletrônica de Ciência Adiministrativav. 4, n. 2, Nov. 2005EstratégiaIndústria têxtilNegociaçãoQuestões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdftexto completoapplication/pdf109126https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17609/1/artigo.pdf9fa022cd1179cd11275d383b9694700fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17609/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4916https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17609/3/artigo.pdf.jpg513661c130498d5c3785d74d7e9b0192MD53123456789/176092018-02-15 22:01:17.37oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-02-16T01:01:17LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso
title Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso
spellingShingle Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso
Meireles, Michelle Cristine Silveira
Estratégia
Indústria têxtil
Negociação
title_short Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso
title_full Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso
title_fullStr Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso
title_full_unstemmed Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso
title_sort Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso
author Meireles, Michelle Cristine Silveira
author_facet Meireles, Michelle Cristine Silveira
Silva, Edson Arlindo
Deboçã, Leonardo Pinheiro
Cardoso, Bruna
Rosalem, Vagner
author_role author
author2 Silva, Edson Arlindo
Deboçã, Leonardo Pinheiro
Cardoso, Bruna
Rosalem, Vagner
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Michelle Cristine Silveira
Silva, Edson Arlindo
Deboçã, Leonardo Pinheiro
Cardoso, Bruna
Rosalem, Vagner
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Estratégia
Indústria têxtil
Negociação
topic Estratégia
Indústria têxtil
Negociação
description O presente artigo aborda questões relacionadas a estratégias de planejamento, negociação e marketing utilizadas por uma empresa na área têxtil. A realização da pesquisa pautou-se em um estudo de caso, a partir de entrevistas semi-estruturadas e consultas a materiais institucionais. As abordagens teóricas utilizadas no corpo da pesquisa são aplicadas no estudo no intuito de embasar a compreensão do fenômeno estudado. A empresa trabalha com produto de qualidade, bons preços, tendo seu maior problema localizado no capital de giro. Na realização de uma análise organizacional mais detalhada, pesquisa direta com clientes e arrolamento de novas táticas de atuação, percebeu-se que houve por parte da empresa pesquisada uma ampliação à visão de mercado abrindo caminhos e potenciais possibilidades para uma nova atuação de mercado. Assim, o estudo revelou que a empresa deve implantar um conjunto de políticas empresariais de modo agressivo e interativo dentro de suas possibilidades e limitações tanto com os consumidores/clientes quanto no mercado em que atua.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-15T15:38:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-15T15:38:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/391/290
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17609
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1677-7387
identifier_str_mv 1677-7387
url http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/391/290
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v. 4, n. 2, Nov. 2005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Ciência Adiministrativa
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Ciência Adiministrativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17609/1/artigo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17609/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/17609/3/artigo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fa022cd1179cd11275d383b9694700f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
513661c130498d5c3785d74d7e9b0192
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801213061913116672