Na mesa de Tântalo um livro de Balzac
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/228 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/16888 |
Resumo: | Composta por noventa e cinco narrativas, a Comédia Humana escrita por Honoré de Balzac (1799-1850) pode ser comparada a um percurso suplicante de um escritor que vendia romances para sobreviver e manter-se como almejam seus personagens na florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815. Sem focarmos na biografia do escritor, mas no fato do quanto ela pode estar refletida nas ações de seus personagens que são testados em percursos semelhantes, não é difícil nos depararmos com as artimanhas e os desejos gananciosos que fomentam a garganta ressequida dessa sociedade, tal como Caríbdis a devorar Tântalo e tantos outros que devoraram sua própria família em prol de uma alta posição hierárquica. São ações que retratam historicamente uma sociedade parisiense em que a ambição já prevalece como um mal devastador. Chamaremos de “castigo de Balzac” a marca que caracteriza os enredos de seus dramas. Para compreendermos um pouco mais sobre a composição dessa marca, vamos nos ater especialmente a sua obra O Pai Goriot (1834), que será comparada a todo instante ao mito de Tântalo, referencial importante para compreendermos a construção poética desse e de outros romances balzaquianos. |
id |
UFV_fbb0a43602a5af02fbb997e61e99c0e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/16888 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Vecchio, Daniel2018-01-29T13:47:11Z2018-01-29T13:47:11Z2016-07-312318-7131http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/228http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/16888Composta por noventa e cinco narrativas, a Comédia Humana escrita por Honoré de Balzac (1799-1850) pode ser comparada a um percurso suplicante de um escritor que vendia romances para sobreviver e manter-se como almejam seus personagens na florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815. Sem focarmos na biografia do escritor, mas no fato do quanto ela pode estar refletida nas ações de seus personagens que são testados em percursos semelhantes, não é difícil nos depararmos com as artimanhas e os desejos gananciosos que fomentam a garganta ressequida dessa sociedade, tal como Caríbdis a devorar Tântalo e tantos outros que devoraram sua própria família em prol de uma alta posição hierárquica. São ações que retratam historicamente uma sociedade parisiense em que a ambição já prevalece como um mal devastador. Chamaremos de “castigo de Balzac” a marca que caracteriza os enredos de seus dramas. Para compreendermos um pouco mais sobre a composição dessa marca, vamos nos ater especialmente a sua obra O Pai Goriot (1834), que será comparada a todo instante ao mito de Tântalo, referencial importante para compreendermos a construção poética desse e de outros romances balzaquianos.porGláuksv. 14, n. 02, p. 15-36, Jul. 2016.Livro de BalzacMesa de TântaloNa mesa de Tântalo um livro de Balzacinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdftexto completoapplication/pdf187857https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/16888/1/artigo.pdf416b54f54a7ca1f8d52f72e396aeb7a7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/16888/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4065https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/16888/3/artigo.pdf.jpgf3e45249b0b17c8fc56a34d88a7018fbMD53123456789/168882018-01-29 22:00:29.205oai:locus.ufv.br:123456789/16888Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-01-30T01:00:29LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
Na mesa de Tântalo um livro de Balzac |
title |
Na mesa de Tântalo um livro de Balzac |
spellingShingle |
Na mesa de Tântalo um livro de Balzac Vecchio, Daniel Livro de Balzac Mesa de Tântalo |
title_short |
Na mesa de Tântalo um livro de Balzac |
title_full |
Na mesa de Tântalo um livro de Balzac |
title_fullStr |
Na mesa de Tântalo um livro de Balzac |
title_full_unstemmed |
Na mesa de Tântalo um livro de Balzac |
title_sort |
Na mesa de Tântalo um livro de Balzac |
author |
Vecchio, Daniel |
author_facet |
Vecchio, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vecchio, Daniel |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Livro de Balzac Mesa de Tântalo |
topic |
Livro de Balzac Mesa de Tântalo |
description |
Composta por noventa e cinco narrativas, a Comédia Humana escrita por Honoré de Balzac (1799-1850) pode ser comparada a um percurso suplicante de um escritor que vendia romances para sobreviver e manter-se como almejam seus personagens na florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815. Sem focarmos na biografia do escritor, mas no fato do quanto ela pode estar refletida nas ações de seus personagens que são testados em percursos semelhantes, não é difícil nos depararmos com as artimanhas e os desejos gananciosos que fomentam a garganta ressequida dessa sociedade, tal como Caríbdis a devorar Tântalo e tantos outros que devoraram sua própria família em prol de uma alta posição hierárquica. São ações que retratam historicamente uma sociedade parisiense em que a ambição já prevalece como um mal devastador. Chamaremos de “castigo de Balzac” a marca que caracteriza os enredos de seus dramas. Para compreendermos um pouco mais sobre a composição dessa marca, vamos nos ater especialmente a sua obra O Pai Goriot (1834), que será comparada a todo instante ao mito de Tântalo, referencial importante para compreendermos a construção poética desse e de outros romances balzaquianos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-29T13:47:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-29T13:47:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/228 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/16888 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2318-7131 |
identifier_str_mv |
2318-7131 |
url |
http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/228 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/16888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv |
v. 14, n. 02, p. 15-36, Jul. 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gláuks |
publisher.none.fl_str_mv |
Gláuks |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/16888/1/artigo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/16888/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/16888/3/artigo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
416b54f54a7ca1f8d52f72e396aeb7a7 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 f3e45249b0b17c8fc56a34d88a7018fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801213134714699776 |