Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204 |
Resumo: | Neste estudo buscamos identificar os recursos avaliativos utilizados por dez professoras de uma escola de Santa Maria, RS, ao construírem representações para o conceito de letramento. O aporte teórico principal que embasa esta análise é o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A análise das representações revelou que as professoras constroem posicionamentos monoglóssicos sobre o conceito, e que o principal recurso linguístico é a nominalização de verbos que designam ações do processo de aprendizagem. Como resultado, observaram-se declarações categóricas dadas como fato que, em certos casos, devido à monoglossia dos discursos, não apresentam suporte teórico para os argumentos, tornando vagas e confusas as representações atribuídas pelas professoras ao conceito de letramento. |
id |
ULBRA-1_0d2b5426ad032465c42a003405440745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1204 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramentoNeste estudo buscamos identificar os recursos avaliativos utilizados por dez professoras de uma escola de Santa Maria, RS, ao construírem representações para o conceito de letramento. O aporte teórico principal que embasa esta análise é o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A análise das representações revelou que as professoras constroem posicionamentos monoglóssicos sobre o conceito, e que o principal recurso linguístico é a nominalização de verbos que designam ações do processo de aprendizagem. Como resultado, observaram-se declarações categóricas dadas como fato que, em certos casos, devido à monoglossia dos discursos, não apresentam suporte teórico para os argumentos, tornando vagas e confusas as representações atribuídas pelas professoras ao conceito de letramento.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)da Silva, Eliseu AlvesCabral, Sara Regina Scotta2014-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 31 (2014): Dossiê: Linguística e Educação2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204/911info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-16T18:56:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1204Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2014-09-16T18:56:47Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento |
title |
Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento |
spellingShingle |
Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento da Silva, Eliseu Alves |
title_short |
Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento |
title_full |
Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento |
title_fullStr |
Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento |
title_full_unstemmed |
Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento |
title_sort |
Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento |
author |
da Silva, Eliseu Alves |
author_facet |
da Silva, Eliseu Alves Cabral, Sara Regina Scotta |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Sara Regina Scotta |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Eliseu Alves Cabral, Sara Regina Scotta |
description |
Neste estudo buscamos identificar os recursos avaliativos utilizados por dez professoras de uma escola de Santa Maria, RS, ao construírem representações para o conceito de letramento. O aporte teórico principal que embasa esta análise é o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A análise das representações revelou que as professoras constroem posicionamentos monoglóssicos sobre o conceito, e que o principal recurso linguístico é a nominalização de verbos que designam ações do processo de aprendizagem. Como resultado, observaram-se declarações categóricas dadas como fato que, em certos casos, devido à monoglossia dos discursos, não apresentam suporte teórico para os argumentos, tornando vagas e confusas as representações atribuídas pelas professoras ao conceito de letramento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204/911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 31 (2014): Dossiê: Linguística e Educação 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083176181760 |