Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Eliseu Alves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cabral, Sara Regina Scotta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204
Resumo: Neste estudo buscamos identificar os recursos avaliativos utilizados por dez professoras de uma escola de Santa Maria, RS, ao construírem representações para o conceito de letramento. O aporte teórico principal que embasa esta análise é o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A análise das representações revelou que as professoras constroem posicionamentos monoglóssicos sobre o conceito, e que o principal recurso linguístico é a nominalização de verbos que designam ações do processo de aprendizagem. Como resultado, observaram-se declarações categóricas dadas como fato que, em certos casos, devido à monoglossia dos discursos, não apresentam suporte teórico para os argumentos, tornando vagas e confusas as representações atribuídas pelas professoras ao conceito de letramento.
id ULBRA-1_0d2b5426ad032465c42a003405440745
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1204
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramentoNeste estudo buscamos identificar os recursos avaliativos utilizados por dez professoras de uma escola de Santa Maria, RS, ao construírem representações para o conceito de letramento. O aporte teórico principal que embasa esta análise é o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A análise das representações revelou que as professoras constroem posicionamentos monoglóssicos sobre o conceito, e que o principal recurso linguístico é a nominalização de verbos que designam ações do processo de aprendizagem. Como resultado, observaram-se declarações categóricas dadas como fato que, em certos casos, devido à monoglossia dos discursos, não apresentam suporte teórico para os argumentos, tornando vagas e confusas as representações atribuídas pelas professoras ao conceito de letramento.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)da Silva, Eliseu AlvesCabral, Sara Regina Scotta2014-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 31 (2014): Dossiê: Linguística e Educação2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204/911info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-16T18:56:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1204Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2014-09-16T18:56:47Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento
title Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento
spellingShingle Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento
da Silva, Eliseu Alves
title_short Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento
title_full Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento
title_fullStr Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento
title_full_unstemmed Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento
title_sort Monoglossia e nominalização no discurso de professoras sobre letramento
author da Silva, Eliseu Alves
author_facet da Silva, Eliseu Alves
Cabral, Sara Regina Scotta
author_role author
author2 Cabral, Sara Regina Scotta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Eliseu Alves
Cabral, Sara Regina Scotta
description Neste estudo buscamos identificar os recursos avaliativos utilizados por dez professoras de uma escola de Santa Maria, RS, ao construírem representações para o conceito de letramento. O aporte teórico principal que embasa esta análise é o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A análise das representações revelou que as professoras constroem posicionamentos monoglóssicos sobre o conceito, e que o principal recurso linguístico é a nominalização de verbos que designam ações do processo de aprendizagem. Como resultado, observaram-se declarações categóricas dadas como fato que, em certos casos, devido à monoglossia dos discursos, não apresentam suporte teórico para os argumentos, tornando vagas e confusas as representações atribuídas pelas professoras ao conceito de letramento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1204/911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 31 (2014): Dossiê: Linguística e Educação
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083176181760