Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Cláudia de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Conte, Elaine, Habowski, Adilson Cristiano, Rios, Míriam Benites
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4542
Resumo: O estudo de abordagem hermenêutica aponta discussões e análises relativas à presença e aos usos das tecnologias nas relações escolares e no campo da educação, tendo em vista que os reflexos dessa intensa presença tecnológica na infância revelam dimensões de uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada. Nesse sentido, é preciso favorecer a produção de conhecimentos por meio de ações e criações tecnológicas repensadas em práticas pedagógicas interpessoais, estimulando novas relações aprendentes. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar a expressão e a comunicação entre as crianças, desde que sejam utilizados e orientados por adultos, de forma interativa e sensível.
id ULBRA-1_0e9e56c45b6466953b5aeab0b35a2157
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4542
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentesO estudo de abordagem hermenêutica aponta discussões e análises relativas à presença e aos usos das tecnologias nas relações escolares e no campo da educação, tendo em vista que os reflexos dessa intensa presença tecnológica na infância revelam dimensões de uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada. Nesse sentido, é preciso favorecer a produção de conhecimentos por meio de ações e criações tecnológicas repensadas em práticas pedagógicas interpessoais, estimulando novas relações aprendentes. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar a expressão e a comunicação entre as crianças, desde que sejam utilizados e orientados por adultos, de forma interativa e sensível.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPq e FAPERGSInácio, Cláudia de OliveiraConte, ElaineHabowski, Adilson CristianoRios, Míriam Benites2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/454210.17648/textura-2358-0801-21-46-4542TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4542/3399http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/4542/451Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T17:51:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4542Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-07-01T17:51:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes
title Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes
spellingShingle Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes
Inácio, Cláudia de Oliveira
title_short Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes
title_full Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes
title_fullStr Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes
title_full_unstemmed Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes
title_sort Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes
author Inácio, Cláudia de Oliveira
author_facet Inácio, Cláudia de Oliveira
Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Rios, Míriam Benites
author_role author
author2 Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Rios, Míriam Benites
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e FAPERGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Cláudia de Oliveira
Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Rios, Míriam Benites
description O estudo de abordagem hermenêutica aponta discussões e análises relativas à presença e aos usos das tecnologias nas relações escolares e no campo da educação, tendo em vista que os reflexos dessa intensa presença tecnológica na infância revelam dimensões de uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada. Nesse sentido, é preciso favorecer a produção de conhecimentos por meio de ações e criações tecnológicas repensadas em práticas pedagógicas interpessoais, estimulando novas relações aprendentes. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar a expressão e a comunicação entre as crianças, desde que sejam utilizados e orientados por adultos, de forma interativa e sensível.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4542
10.17648/textura-2358-0801-21-46-4542
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4542
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-21-46-4542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4542/3399
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/4542/451
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081824567296