Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058 |
Resumo: | O objetivo do texto é discutir a necessidade de queerizar os processos de ensinar e aprender no espaço escolar através da re-imaginação dos corpos, gêneros e sexualidades. Para isso, a fundamentação teórica adotada encontra-se principalmente ancorada na contribuição de autores que investigam através da perspectiva queer. Essa fundamentação teórica orientou a análise de duas conversas realizadas no Facebook com um grupo de jovens que não se identificam com a heterossexualidade. Com isso, enfatizou-se a construção de críticas à heteronormatividade através da articulação entre a pedagogia e a teoria queer com a intenção de defender as múltiplas e variadas formas de se constituir humano para além do regime heterocentrado. |
id |
ULBRA-1_16b516d1e80fdebec3720447fc8922e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2058 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolarO objetivo do texto é discutir a necessidade de queerizar os processos de ensinar e aprender no espaço escolar através da re-imaginação dos corpos, gêneros e sexualidades. Para isso, a fundamentação teórica adotada encontra-se principalmente ancorada na contribuição de autores que investigam através da perspectiva queer. Essa fundamentação teórica orientou a análise de duas conversas realizadas no Facebook com um grupo de jovens que não se identificam com a heterossexualidade. Com isso, enfatizou-se a construção de críticas à heteronormatividade através da articulação entre a pedagogia e a teoria queer com a intenção de defender as múltiplas e variadas formas de se constituir humano para além do regime heterocentrado.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPESCouto Junior, Dilton RibeiroOswald, Maria Luiza Magalhães Bastos2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 38 (2016): Dossiê: Educação, Cinema e Teoria Queer2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058/1942Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-21T21:47:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2058Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2017-04-21T21:47:50Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar |
title |
Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar |
spellingShingle |
Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar Couto Junior, Dilton Ribeiro |
title_short |
Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar |
title_full |
Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar |
title_fullStr |
Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar |
title_sort |
Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar |
author |
Couto Junior, Dilton Ribeiro |
author_facet |
Couto Junior, Dilton Ribeiro Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto Junior, Dilton Ribeiro Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
description |
O objetivo do texto é discutir a necessidade de queerizar os processos de ensinar e aprender no espaço escolar através da re-imaginação dos corpos, gêneros e sexualidades. Para isso, a fundamentação teórica adotada encontra-se principalmente ancorada na contribuição de autores que investigam através da perspectiva queer. Essa fundamentação teórica orientou a análise de duas conversas realizadas no Facebook com um grupo de jovens que não se identificam com a heterossexualidade. Com isso, enfatizou-se a construção de críticas à heteronormatividade através da articulação entre a pedagogia e a teoria queer com a intenção de defender as múltiplas e variadas formas de se constituir humano para além do regime heterocentrado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058/1942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 38 (2016): Dossiê: Educação, Cinema e Teoria Queer 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082830151680 |