Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto Junior, Dilton Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058
Resumo: O objetivo do texto é discutir a necessidade de queerizar os processos de ensinar e aprender no espaço escolar através da re-imaginação dos corpos, gêneros e sexualidades. Para isso, a fundamentação teórica adotada encontra-se principalmente ancorada na contribuição de autores que investigam através da perspectiva queer. Essa fundamentação teórica orientou a análise de duas conversas realizadas no Facebook com um grupo de jovens que não se identificam com a heterossexualidade. Com isso, enfatizou-se a construção de críticas à heteronormatividade através da articulação entre a pedagogia e a teoria queer com a intenção de defender as múltiplas e variadas formas de se constituir humano para além do regime heterocentrado.
id ULBRA-1_16b516d1e80fdebec3720447fc8922e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2058
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolarO objetivo do texto é discutir a necessidade de queerizar os processos de ensinar e aprender no espaço escolar através da re-imaginação dos corpos, gêneros e sexualidades. Para isso, a fundamentação teórica adotada encontra-se principalmente ancorada na contribuição de autores que investigam através da perspectiva queer. Essa fundamentação teórica orientou a análise de duas conversas realizadas no Facebook com um grupo de jovens que não se identificam com a heterossexualidade. Com isso, enfatizou-se a construção de críticas à heteronormatividade através da articulação entre a pedagogia e a teoria queer com a intenção de defender as múltiplas e variadas formas de se constituir humano para além do regime heterocentrado.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPESCouto Junior, Dilton RibeiroOswald, Maria Luiza Magalhães Bastos2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 38 (2016): Dossiê: Educação, Cinema e Teoria Queer2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058/1942Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-21T21:47:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2058Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2017-04-21T21:47:50Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar
title Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar
spellingShingle Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar
Couto Junior, Dilton Ribeiro
title_short Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar
title_full Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar
title_fullStr Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar
title_full_unstemmed Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar
title_sort Em defesa de uma pedagogia Queer: re-imaginando corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar
author Couto Junior, Dilton Ribeiro
author_facet Couto Junior, Dilton Ribeiro
Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
author_role author
author2 Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto Junior, Dilton Ribeiro
Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
description O objetivo do texto é discutir a necessidade de queerizar os processos de ensinar e aprender no espaço escolar através da re-imaginação dos corpos, gêneros e sexualidades. Para isso, a fundamentação teórica adotada encontra-se principalmente ancorada na contribuição de autores que investigam através da perspectiva queer. Essa fundamentação teórica orientou a análise de duas conversas realizadas no Facebook com um grupo de jovens que não se identificam com a heterossexualidade. Com isso, enfatizou-se a construção de críticas à heteronormatividade através da articulação entre a pedagogia e a teoria queer com a intenção de defender as múltiplas e variadas formas de se constituir humano para além do regime heterocentrado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2058/1942
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 38 (2016): Dossiê: Educação, Cinema e Teoria Queer
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082830151680