Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
DOI: | 10.17648/textura-2358-0801-20-42-2784 |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784 |
Resumo: | O desafio deste trabalho é desenvolver aprendizagens evolutivas de incentivo às múltiplas linguagens e aos processos de construção de conhecimentos na relação homem-animal, sob a perspectiva da Educação Ambiental (EA), na tentativa de superar reducionismos e fragilidades desta interdependência vital no mundo. O ensaio apresenta um estudo de caso, no qual participaram dois grupos de cinco estudantes com necessidades educativas especiais. Buscou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria bioecológica, uma forma de educação humanizadora em contextos de aprendizagens socioconstrutivistas, tendo em vista que a ecologia e a integração participativa do homem em relação à natureza trazem em seu bojo novas reivindicações. |
id |
ULBRA-1_1871bd24a8d49155826e1085b6bf8f18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2784 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
spelling |
Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológicoO desafio deste trabalho é desenvolver aprendizagens evolutivas de incentivo às múltiplas linguagens e aos processos de construção de conhecimentos na relação homem-animal, sob a perspectiva da Educação Ambiental (EA), na tentativa de superar reducionismos e fragilidades desta interdependência vital no mundo. O ensaio apresenta um estudo de caso, no qual participaram dois grupos de cinco estudantes com necessidades educativas especiais. Buscou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria bioecológica, uma forma de educação humanizadora em contextos de aprendizagens socioconstrutivistas, tendo em vista que a ecologia e a integração participativa do homem em relação à natureza trazem em seu bojo novas reivindicações. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPq e FAPERGSBasegio, Antonio CarlosConte, ElaineBersch, Ângela Adriane SchmidtYunes, Maria Angela Mattar2018-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/278410.17648/textura-2358-0801-20-42-2784TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 42 (2018): Dossiê: A literatura infanto-juvenil digital: apps, leitores e educação literária2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784/2774Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T13:00:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2784Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-02-20T13:00:41Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico |
title |
Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico |
spellingShingle |
Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico Basegio, Antonio Carlos Basegio, Antonio Carlos |
title_short |
Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico |
title_full |
Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico |
title_fullStr |
Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico |
title_sort |
Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico |
author |
Basegio, Antonio Carlos |
author_facet |
Basegio, Antonio Carlos Basegio, Antonio Carlos Conte, Elaine Bersch, Ângela Adriane Schmidt Yunes, Maria Angela Mattar Conte, Elaine Bersch, Ângela Adriane Schmidt Yunes, Maria Angela Mattar |
author_role |
author |
author2 |
Conte, Elaine Bersch, Ângela Adriane Schmidt Yunes, Maria Angela Mattar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq e FAPERGS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basegio, Antonio Carlos Conte, Elaine Bersch, Ângela Adriane Schmidt Yunes, Maria Angela Mattar |
description |
O desafio deste trabalho é desenvolver aprendizagens evolutivas de incentivo às múltiplas linguagens e aos processos de construção de conhecimentos na relação homem-animal, sob a perspectiva da Educação Ambiental (EA), na tentativa de superar reducionismos e fragilidades desta interdependência vital no mundo. O ensaio apresenta um estudo de caso, no qual participaram dois grupos de cinco estudantes com necessidades educativas especiais. Buscou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria bioecológica, uma forma de educação humanizadora em contextos de aprendizagens socioconstrutivistas, tendo em vista que a ecologia e a integração participativa do homem em relação à natureza trazem em seu bojo novas reivindicações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784 10.17648/textura-2358-0801-20-42-2784 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-20-42-2784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784/2774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 42 (2018): Dossiê: A literatura infanto-juvenil digital: apps, leitores e educação literária 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1822183159914037249 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-20-42-2784 |