Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basegio, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Conte, Elaine, Bersch, Ângela Adriane Schmidt, Yunes, Maria Angela Mattar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784
Resumo: O desafio deste trabalho é desenvolver aprendizagens evolutivas de incentivo às múltiplas linguagens e aos processos de construção de conhecimentos na relação homem-animal, sob a perspectiva da Educação Ambiental (EA), na tentativa de superar reducionismos e fragilidades desta interdependência vital no mundo. O ensaio apresenta um estudo de caso, no qual participaram dois grupos de cinco estudantes com necessidades educativas especiais. Buscou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria bioecológica, uma forma de educação humanizadora em contextos de aprendizagens socioconstrutivistas, tendo em vista que a ecologia e a integração participativa do homem em relação à natureza trazem em seu bojo novas reivindicações. 
id ULBRA-1_1871bd24a8d49155826e1085b6bf8f18
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2784
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológicoO desafio deste trabalho é desenvolver aprendizagens evolutivas de incentivo às múltiplas linguagens e aos processos de construção de conhecimentos na relação homem-animal, sob a perspectiva da Educação Ambiental (EA), na tentativa de superar reducionismos e fragilidades desta interdependência vital no mundo. O ensaio apresenta um estudo de caso, no qual participaram dois grupos de cinco estudantes com necessidades educativas especiais. Buscou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria bioecológica, uma forma de educação humanizadora em contextos de aprendizagens socioconstrutivistas, tendo em vista que a ecologia e a integração participativa do homem em relação à natureza trazem em seu bojo novas reivindicações. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPq e FAPERGSBasegio, Antonio CarlosConte, ElaineBersch, Ângela Adriane SchmidtYunes, Maria Angela Mattar2018-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/278410.17648/textura-2358-0801-20-42-2784TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 42 (2018): Dossiê: A literatura infanto-juvenil digital: apps, leitores e educação literária2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784/2774Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T13:00:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2784Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-02-20T13:00:41Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico
title Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico
spellingShingle Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico
Basegio, Antonio Carlos
title_short Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico
title_full Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico
title_fullStr Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico
title_full_unstemmed Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico
title_sort Educação Ambiental e construção de aprendizagens: um olhar bioecológico
author Basegio, Antonio Carlos
author_facet Basegio, Antonio Carlos
Conte, Elaine
Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Yunes, Maria Angela Mattar
author_role author
author2 Conte, Elaine
Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Yunes, Maria Angela Mattar
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e FAPERGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Basegio, Antonio Carlos
Conte, Elaine
Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Yunes, Maria Angela Mattar
description O desafio deste trabalho é desenvolver aprendizagens evolutivas de incentivo às múltiplas linguagens e aos processos de construção de conhecimentos na relação homem-animal, sob a perspectiva da Educação Ambiental (EA), na tentativa de superar reducionismos e fragilidades desta interdependência vital no mundo. O ensaio apresenta um estudo de caso, no qual participaram dois grupos de cinco estudantes com necessidades educativas especiais. Buscou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria bioecológica, uma forma de educação humanizadora em contextos de aprendizagens socioconstrutivistas, tendo em vista que a ecologia e a integração participativa do homem em relação à natureza trazem em seu bojo novas reivindicações. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784
10.17648/textura-2358-0801-20-42-2784
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-20-42-2784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2784/2774
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 42 (2018): Dossiê: A literatura infanto-juvenil digital: apps, leitores e educação literária
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082846928896