A POTÊNCIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: OLHARES PARA AS NARRATIVAS PRODUZIDAS SOBRE A ESCOLA CONTEMPORÂNEA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7449 |
Resumo: | Reconhecer a instituição escola e sua historicidade nos mais variados contextos constitui um modo de investigar e problematizar as diferentes narrativas sobre a escola. No atual contexto em que vivemos, se faz necessário identificar a pluralidade das narrativas midiáticas sobre a escola, tensionando as práticas escolares anteriores e atuais no cenário de pandemia. Sendo assim, o objetivo deste estudo é problematizar as diferentes narrativas sobre a escola contemporânea na mídia. O material de análise se constitui de manchetes, notícias e reportagens veiculadas nos dois portais de notícia mais acessados no Brasil, G1 e Uol, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2020. São analisados os discursos presentes em tais materiais, dando visibilidade às narrativas dos discursos midiáticos sobre a instituição escolar. Os caminhos teórico-metodológicos escolhidos para este estudo estão inscritos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tendo como ferramentas de análise, os conceitos de discurso – de inspiração foucaultiana – e o conceito de dispositivo pedagógico. Dentre os achados observa-se que os materiais analisados são constituídos de discursos de responsabilização da escola, os quais constituem o espaço escolar como responsável pelas necessidades básicas, bem como por narrativas sobre a socialização do sujeito estudante. A potência escola desempenha papel ativo no cotidiano, definindo de fato limites e possibilidades, diálogos ou conflitos constantes com organização social contemporânea. |
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A POTÊNCIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: OLHARES PARA AS NARRATIVAS PRODUZIDAS SOBRE A ESCOLA CONTEMPORÂNEAReconhecer a instituição escola e sua historicidade nos mais variados contextos constitui um modo de investigar e problematizar as diferentes narrativas sobre a escola. No atual contexto em que vivemos, se faz necessário identificar a pluralidade das narrativas midiáticas sobre a escola, tensionando as práticas escolares anteriores e atuais no cenário de pandemia. Sendo assim, o objetivo deste estudo é problematizar as diferentes narrativas sobre a escola contemporânea na mídia. O material de análise se constitui de manchetes, notícias e reportagens veiculadas nos dois portais de notícia mais acessados no Brasil, G1 e Uol, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2020. São analisados os discursos presentes em tais materiais, dando visibilidade às narrativas dos discursos midiáticos sobre a instituição escolar. Os caminhos teórico-metodológicos escolhidos para este estudo estão inscritos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tendo como ferramentas de análise, os conceitos de discurso – de inspiração foucaultiana – e o conceito de dispositivo pedagógico. Dentre os achados observa-se que os materiais analisados são constituídos de discursos de responsabilização da escola, os quais constituem o espaço escolar como responsável pelas necessidades básicas, bem como por narrativas sobre a socialização do sujeito estudante. A potência escola desempenha papel ativo no cotidiano, definindo de fato limites e possibilidades, diálogos ou conflitos constantes com organização social contemporânea.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Silva, Isabela Dutra Corrêa daSilva, Karine Dourado2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/744910.4322/2358-0801.2023.25.63.15TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7449/4714Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T13:03:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7449Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-04T13:03:54Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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