Intersectional geographic curriculum: an amefrican approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Simone da Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Tonini, Ivaine Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7962
Resumo: Este texto destaca a importância do currículo geográfico interseccional com enfoque amefricano. A escola reflete relações de poder na sociedade, influenciando a visão e interação dos indivíduos com o mundo. O currículo amefricano busca desconstruir hierarquias raciais, promovendo uma perspectiva afrocentrada. Desafia estruturas de poder ao considerar gênero, raça, classe social e espaço, valorizando a diversidade étnico-racial. A interseccionalidade e amefricanidade reconhecem várias formas de opressão e a luta contra o racismo. A análise crítica dos currículos é vital para valorizar a cultura afro-brasileira na educação geográfica, apoiada por movimentos como o negro.
id ULBRA-1_1a96d7b90c857e2af94d1f18f36821ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7962
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Intersectional geographic curriculum: an amefrican approachEste texto destaca a importância do currículo geográfico interseccional com enfoque amefricano. A escola reflete relações de poder na sociedade, influenciando a visão e interação dos indivíduos com o mundo. O currículo amefricano busca desconstruir hierarquias raciais, promovendo uma perspectiva afrocentrada. Desafia estruturas de poder ao considerar gênero, raça, classe social e espaço, valorizando a diversidade étnico-racial. A interseccionalidade e amefricanidade reconhecem várias formas de opressão e a luta contra o racismo. A análise crítica dos currículos é vital para valorizar a cultura afro-brasileira na educação geográfica, apoiada por movimentos como o negro.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Flores, Simone da SilvaTonini, Ivaine Maria2024-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/796210.4322/2358-0801.2024.26.65.04TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7962/4895Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T21:16:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7962Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-02-05T21:16:53Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intersectional geographic curriculum: an amefrican approach
title Intersectional geographic curriculum: an amefrican approach
spellingShingle Intersectional geographic curriculum: an amefrican approach
Flores, Simone da Silva
title_short Intersectional geographic curriculum: an amefrican approach
title_full Intersectional geographic curriculum: an amefrican approach
title_fullStr Intersectional geographic curriculum: an amefrican approach
title_full_unstemmed Intersectional geographic curriculum: an amefrican approach
title_sort Intersectional geographic curriculum: an amefrican approach
author Flores, Simone da Silva
author_facet Flores, Simone da Silva
Tonini, Ivaine Maria
author_role author
author2 Tonini, Ivaine Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Simone da Silva
Tonini, Ivaine Maria
description Este texto destaca a importância do currículo geográfico interseccional com enfoque amefricano. A escola reflete relações de poder na sociedade, influenciando a visão e interação dos indivíduos com o mundo. O currículo amefricano busca desconstruir hierarquias raciais, promovendo uma perspectiva afrocentrada. Desafia estruturas de poder ao considerar gênero, raça, classe social e espaço, valorizando a diversidade étnico-racial. A interseccionalidade e amefricanidade reconhecem várias formas de opressão e a luta contra o racismo. A análise crítica dos currículos é vital para valorizar a cultura afro-brasileira na educação geográfica, apoiada por movimentos como o negro.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7962
10.4322/2358-0801.2024.26.65.04
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7962
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2024.26.65.04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7962/4895
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081388359680