Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933 |
Resumo: | A sociedade contemporânea vive um tempo marcado pela presença das redes sociais. A valorização dada aos recursos disponibilizados nestas mídias é cada vez mais expressiva na comunicação entre as juventudes. Neste artigo analisamos as falas de 19 jovens entre 14 e 36 anos da região Sul do Brasil, os quais permaneceram durante duas semanas no grupo Fala Gurizada, organizado no aplicativo móvel WhatsApp. Os interlocutores teóricos estão inscritos no interior dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos da Comunicação. No que se refere aos aspectos metodológicos, trabalhou-se com a netnografia de inspiração pós-crítica. A partir da atitude netnográfica foi possível a problematização de temáticas emergentes, tais como a arquitetura das relações nas redes sociais e a segurança em territórios digitais. |
id |
ULBRA-1_2af1a935ba84942aca8b43522beb73af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4933 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a EducaçãoA sociedade contemporânea vive um tempo marcado pela presença das redes sociais. A valorização dada aos recursos disponibilizados nestas mídias é cada vez mais expressiva na comunicação entre as juventudes. Neste artigo analisamos as falas de 19 jovens entre 14 e 36 anos da região Sul do Brasil, os quais permaneceram durante duas semanas no grupo Fala Gurizada, organizado no aplicativo móvel WhatsApp. Os interlocutores teóricos estão inscritos no interior dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos da Comunicação. No que se refere aos aspectos metodológicos, trabalhou-se com a netnografia de inspiração pós-crítica. A partir da atitude netnográfica foi possível a problematização de temáticas emergentes, tais como a arquitetura das relações nas redes sociais e a segurança em territórios digitais. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPESZdradek, Ana Carolina SampaioBeck, Dinah Quesada2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/493310.17648/textura-2358-0801-v22n52-4933TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n52reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933/3904Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-08T00:25:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4933Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-11-08T00:25:37Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação |
title |
Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação |
spellingShingle |
Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação Zdradek, Ana Carolina Sampaio |
title_short |
Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação |
title_full |
Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação |
title_fullStr |
Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação |
title_full_unstemmed |
Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação |
title_sort |
Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação |
author |
Zdradek, Ana Carolina Sampaio |
author_facet |
Zdradek, Ana Carolina Sampaio Beck, Dinah Quesada |
author_role |
author |
author2 |
Beck, Dinah Quesada |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zdradek, Ana Carolina Sampaio Beck, Dinah Quesada |
description |
A sociedade contemporânea vive um tempo marcado pela presença das redes sociais. A valorização dada aos recursos disponibilizados nestas mídias é cada vez mais expressiva na comunicação entre as juventudes. Neste artigo analisamos as falas de 19 jovens entre 14 e 36 anos da região Sul do Brasil, os quais permaneceram durante duas semanas no grupo Fala Gurizada, organizado no aplicativo móvel WhatsApp. Os interlocutores teóricos estão inscritos no interior dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos da Comunicação. No que se refere aos aspectos metodológicos, trabalhou-se com a netnografia de inspiração pós-crítica. A partir da atitude netnográfica foi possível a problematização de temáticas emergentes, tais como a arquitetura das relações nas redes sociais e a segurança em territórios digitais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933 10.17648/textura-2358-0801-v22n52-4933 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-v22n52-4933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933/3904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras 2358-0801 1518-4919 10.17648/textura-2358-0801-v22n52 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083765481472 |