Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zdradek, Ana Carolina Sampaio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Beck, Dinah Quesada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933
Resumo: A sociedade contemporânea vive um tempo marcado pela presença das redes sociais. A valorização dada aos recursos disponibilizados nestas mídias é cada vez mais expressiva na comunicação entre as juventudes. Neste artigo analisamos as falas de 19 jovens entre 14 e 36 anos da região Sul do Brasil, os quais permaneceram durante duas semanas no grupo Fala Gurizada, organizado no aplicativo móvel WhatsApp. Os interlocutores teóricos estão inscritos no interior dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos da Comunicação. No que se refere aos aspectos metodológicos, trabalhou-se com a netnografia de inspiração pós-crítica. A partir da atitude netnográfica foi possível a problematização de temáticas emergentes, tais como a arquitetura das relações nas redes sociais e a segurança em territórios digitais. 
id ULBRA-1_2af1a935ba84942aca8b43522beb73af
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4933
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a EducaçãoA sociedade contemporânea vive um tempo marcado pela presença das redes sociais. A valorização dada aos recursos disponibilizados nestas mídias é cada vez mais expressiva na comunicação entre as juventudes. Neste artigo analisamos as falas de 19 jovens entre 14 e 36 anos da região Sul do Brasil, os quais permaneceram durante duas semanas no grupo Fala Gurizada, organizado no aplicativo móvel WhatsApp. Os interlocutores teóricos estão inscritos no interior dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos da Comunicação. No que se refere aos aspectos metodológicos, trabalhou-se com a netnografia de inspiração pós-crítica. A partir da atitude netnográfica foi possível a problematização de temáticas emergentes, tais como a arquitetura das relações nas redes sociais e a segurança em territórios digitais. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CAPESZdradek, Ana Carolina SampaioBeck, Dinah Quesada2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/493310.17648/textura-2358-0801-v22n52-4933TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n52reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933/3904Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-08T00:25:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4933Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-11-08T00:25:37Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação
title Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação
spellingShingle Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação
Zdradek, Ana Carolina Sampaio
title_short Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação
title_full Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação
title_fullStr Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação
title_full_unstemmed Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação
title_sort Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação
author Zdradek, Ana Carolina Sampaio
author_facet Zdradek, Ana Carolina Sampaio
Beck, Dinah Quesada
author_role author
author2 Beck, Dinah Quesada
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Zdradek, Ana Carolina Sampaio
Beck, Dinah Quesada
description A sociedade contemporânea vive um tempo marcado pela presença das redes sociais. A valorização dada aos recursos disponibilizados nestas mídias é cada vez mais expressiva na comunicação entre as juventudes. Neste artigo analisamos as falas de 19 jovens entre 14 e 36 anos da região Sul do Brasil, os quais permaneceram durante duas semanas no grupo Fala Gurizada, organizado no aplicativo móvel WhatsApp. Os interlocutores teóricos estão inscritos no interior dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos da Comunicação. No que se refere aos aspectos metodológicos, trabalhou-se com a netnografia de inspiração pós-crítica. A partir da atitude netnográfica foi possível a problematização de temáticas emergentes, tais como a arquitetura das relações nas redes sociais e a segurança em territórios digitais. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933
10.17648/textura-2358-0801-v22n52-4933
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n52-4933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4933/3904
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 52 (2020): Dossiê Formação de Professores em Letras
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n52
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083765481472