Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Viviane de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4543
Resumo: O artigo possui o objetivo de identificar os sentidos atribuídos à tecnologia e como a relação da criança com os artefatos tecnológicos é compreendida pela mesma. Para tanto, foram feitas entrevistas individuais fechadas com 45 crianças de 10 a 12 anos de idade. Durante a entrevista utilizou-se a associação livre, bem como a hierarquização das palavras associadas, entre outro, ao termo indutor: ‘tecnologia e criança’. Nesta hierarquização, deveriam escolher a palavra associada que seria a mais importante justificando essa escolha. Os resultados indicam que nas associações as crianças destacaram os aparelhos presentes no cotidiano infantil e a forma como os utilizam, representando o ‘ethos tecnológico’ incorporado em suas vivências. 
id ULBRA-1_44562d153f37673c6453bbdaad604338
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4543
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por criançasO artigo possui o objetivo de identificar os sentidos atribuídos à tecnologia e como a relação da criança com os artefatos tecnológicos é compreendida pela mesma. Para tanto, foram feitas entrevistas individuais fechadas com 45 crianças de 10 a 12 anos de idade. Durante a entrevista utilizou-se a associação livre, bem como a hierarquização das palavras associadas, entre outro, ao termo indutor: ‘tecnologia e criança’. Nesta hierarquização, deveriam escolher a palavra associada que seria a mais importante justificando essa escolha. Os resultados indicam que nas associações as crianças destacaram os aparelhos presentes no cotidiano infantil e a forma como os utilizam, representando o ‘ethos tecnológico’ incorporado em suas vivências. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Bona, Viviane de2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/454310.17648/textura-2358-0801-20-44-4543TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-20-44reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4543/3214Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-25T22:45:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4543Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-09-25T22:45:45Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças
title Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças
spellingShingle Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças
Bona, Viviane de
title_short Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças
title_full Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças
title_fullStr Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças
title_full_unstemmed Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças
title_sort Compartilhando sabedoria! Sentidos atribuídos às tecnologias por crianças
author Bona, Viviane de
author_facet Bona, Viviane de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Viviane de
description O artigo possui o objetivo de identificar os sentidos atribuídos à tecnologia e como a relação da criança com os artefatos tecnológicos é compreendida pela mesma. Para tanto, foram feitas entrevistas individuais fechadas com 45 crianças de 10 a 12 anos de idade. Durante a entrevista utilizou-se a associação livre, bem como a hierarquização das palavras associadas, entre outro, ao termo indutor: ‘tecnologia e criança’. Nesta hierarquização, deveriam escolher a palavra associada que seria a mais importante justificando essa escolha. Os resultados indicam que nas associações as crianças destacaram os aparelhos presentes no cotidiano infantil e a forma como os utilizam, representando o ‘ethos tecnológico’ incorporado em suas vivências. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4543
10.17648/textura-2358-0801-20-44-4543
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4543
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4543/3214
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-20-44
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083643846656