As relações sociais e a violência verbal em Rubem Fonseca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2065 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar três contos de Rubem Fonseca, intitulados “Feliz Ano Novo”, “Corações Solitários” e “Abril, no Rio, em 1970”. Nesta análise, serão enfocados, primordialmente, dois aspectos marcantes nos contos do autor: a maneira como são construídas as relações sociais entre os personagens, que quase sempre são de classes sociais distintas, e a maneira como a violência verbal é manifestada. Os resultados indicam que, em cada conto, Rubem Fonseca soube colocar seus narradores como protagonistas de uma luta de ideologias antagônicas. Além disso, o autor conseguiu inserir a violência nos três contos de maneira que ela não se tornasse fútil ou insignificante, mas sim verossimilhante. Assim, foi possível visualizar como três personagens masculinos – um pobre marginalizado, um homem médio-comum e um jovem carente – utilizaram-se da violência verbal (e da violência física, no caso de “Feliz Ano Novo”) em distintas situações. Foi possível perceber, ainda, como se deu a construção das relações sociais entre os personagens principais. |
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As relações sociais e a violência verbal em Rubem FonsecaEste trabalho tem por objetivo analisar três contos de Rubem Fonseca, intitulados “Feliz Ano Novo”, “Corações Solitários” e “Abril, no Rio, em 1970”. Nesta análise, serão enfocados, primordialmente, dois aspectos marcantes nos contos do autor: a maneira como são construídas as relações sociais entre os personagens, que quase sempre são de classes sociais distintas, e a maneira como a violência verbal é manifestada. Os resultados indicam que, em cada conto, Rubem Fonseca soube colocar seus narradores como protagonistas de uma luta de ideologias antagônicas. Além disso, o autor conseguiu inserir a violência nos três contos de maneira que ela não se tornasse fútil ou insignificante, mas sim verossimilhante. Assim, foi possível visualizar como três personagens masculinos – um pobre marginalizado, um homem médio-comum e um jovem carente – utilizaram-se da violência verbal (e da violência física, no caso de “Feliz Ano Novo”) em distintas situações. Foi possível perceber, ainda, como se deu a construção das relações sociais entre os personagens principais.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Artigo resultante do projeto de pesquisa “O conto brasileiro contemporâneo em sala de aula”, aprovado no edital 432/UFFS/2014, contemplado com Bolsista de Iniciação Científica.Paz, Demétrio AlvesHeineck, Francieli2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2065TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 38 (2016): Dossiê: Educação, Cinema e Teoria Queer2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2065/1949Direitos autorais 2016 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-21T21:47:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2065Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2017-04-21T21:47:50Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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Este trabalho tem por objetivo analisar três contos de Rubem Fonseca, intitulados “Feliz Ano Novo”, “Corações Solitários” e “Abril, no Rio, em 1970”. Nesta análise, serão enfocados, primordialmente, dois aspectos marcantes nos contos do autor: a maneira como são construídas as relações sociais entre os personagens, que quase sempre são de classes sociais distintas, e a maneira como a violência verbal é manifestada. Os resultados indicam que, em cada conto, Rubem Fonseca soube colocar seus narradores como protagonistas de uma luta de ideologias antagônicas. Além disso, o autor conseguiu inserir a violência nos três contos de maneira que ela não se tornasse fútil ou insignificante, mas sim verossimilhante. Assim, foi possível visualizar como três personagens masculinos – um pobre marginalizado, um homem médio-comum e um jovem carente – utilizaram-se da violência verbal (e da violência física, no caso de “Feliz Ano Novo”) em distintas situações. Foi possível perceber, ainda, como se deu a construção das relações sociais entre os personagens principais. |
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